GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO DESENVOLVIDAS EM UMA EMPRESA PÚBLICA PAULISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIEL, IVETE ROLIM
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1641
Resumo: Esta pesquisa tem como interesse principal e objetivo geral compreender como as práticas de compartilhamento da gestão do conhecimento são aplicadas em uma empresa pública paulista. Como objetivos específicos verificar, analisar e identificar as principais razões pelas quais a empresa pública paulista CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo adota o conhecimento, como prática de compartilhamento de conhecimento e os fatores que favorecem ou dificultam a adoção dessas práticas e iniciativas. Para isso buscou-se obter uma maior compreensão do fenômeno que representa um conjunto de processos que governa a criação, armazenagem, disseminação e a utilização do conhecimento para atingir a excelência organizacional, a partir do estudo de suas principais características, da melhor forma de compartilhamento dos conhecimentos. O estudo foi desenvolvido sob um enfoque qualitativo, pretendendo-se analisar as abordagens e modelos atualmente existentes, indicando ao cidadão contribuinte e aos executivos das organizações públicas um panorama sobre a temática que gera novas possibilidades na seleção de ações relacionadas ao assunto conhecimento. A organização eleita para este estudo investiu na construção e transferência de conhecimentos e em diversas melhorias em suas ações educacionais, cumprindo e assegurando excelência em sua atuação principalmente pela implantação da sua escola superior, fortalecendo seus objetivos, a difusão do conhecimento, a atualização contínua e incentivando a capacidade de inovação através do compartilhamento do conhecimento. O método utilizado foi o do estudo de caso com entrevistas e análise documental, onde foram analisadas as práticas de compartilhamento do conhecimento adotadas pela organização, sinalizando para gestores das organizações públicas, aspectos relevantes nessa implantação e que venham a gerar novas alternativas para esse público, na adoção das práticas de compartilhamento do conhecimento.
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spelling GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO DESENVOLVIDAS EM UMA EMPRESA PÚBLICA PAULISTAKnowledge management: a case study knowledge sharing practices developed in a paulista public companyConhecimento; Gestão do Conhecimento; Compartilhamento; Empresas públicasKnowledge; Knowledge Management; sharing; public companiesCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEsta pesquisa tem como interesse principal e objetivo geral compreender como as práticas de compartilhamento da gestão do conhecimento são aplicadas em uma empresa pública paulista. Como objetivos específicos verificar, analisar e identificar as principais razões pelas quais a empresa pública paulista CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo adota o conhecimento, como prática de compartilhamento de conhecimento e os fatores que favorecem ou dificultam a adoção dessas práticas e iniciativas. Para isso buscou-se obter uma maior compreensão do fenômeno que representa um conjunto de processos que governa a criação, armazenagem, disseminação e a utilização do conhecimento para atingir a excelência organizacional, a partir do estudo de suas principais características, da melhor forma de compartilhamento dos conhecimentos. O estudo foi desenvolvido sob um enfoque qualitativo, pretendendo-se analisar as abordagens e modelos atualmente existentes, indicando ao cidadão contribuinte e aos executivos das organizações públicas um panorama sobre a temática que gera novas possibilidades na seleção de ações relacionadas ao assunto conhecimento. A organização eleita para este estudo investiu na construção e transferência de conhecimentos e em diversas melhorias em suas ações educacionais, cumprindo e assegurando excelência em sua atuação principalmente pela implantação da sua escola superior, fortalecendo seus objetivos, a difusão do conhecimento, a atualização contínua e incentivando a capacidade de inovação através do compartilhamento do conhecimento. O método utilizado foi o do estudo de caso com entrevistas e análise documental, onde foram analisadas as práticas de compartilhamento do conhecimento adotadas pela organização, sinalizando para gestores das organizações públicas, aspectos relevantes nessa implantação e que venham a gerar novas alternativas para esse público, na adoção das práticas de compartilhamento do conhecimento.This research has as main objective and general objective to understand how the practices of sharing of the knowledge management are applied in a public company of São Paulo. As a specific objective, to verify, analyze and identify the main reasons why the public company CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo adopts knowledge, as knowledge sharing practice and the factors that favor or hinder the adoption of these practices and initiatives. In order to achieve this, we sought to gain a better understanding of the phenomenon that represents a set of processes that govern the creation, storage, dissemination and use of knowledge to achieve organizational excellence, based on the study of its main characteristics, the best way of sharing Knowledge. The study was developed under a qualitative approach, aiming at analyzing the existing approaches and models, indicating to the citizen taxpayers and the executives of the public organizations a panorama on the theme that generates new possibilities in the selection of actions related to the subject knowledge. The organization chosen for this study has invested in the construction and transfer of knowledge and in several improvements in its educational actions, fulfilling and ensuring excellence in its performance, mainly by the implementation of its higher school, strengthening its objectives, dissemination of knowledge, continuous updating and Encouraging the capacity for innovation through the sharing of knowledge. The method used was the case study with interviews and documentary analysis, which analyzed the knowledge sharing practices adopted by the organization, signaling to managers of public organizations, relevant aspects in this implementation and that will generate new alternatives for this public, In the adoption of knowledge sharing practices.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoBrasilIMSAdministracaoKuniyoshi, Marcio ShiotiAlves , Luiz RobertoGaspar, Marcos AntonioDANIEL, IVETE ROLIM2017-05-31T19:21:35Z2017-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANIEL, IVETE ROLIM. GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO DESENVOLVIDAS EM UMA EMPRESA PÚBLICA PAULISTA. 2017. [134 folhas]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1641porREFERÊNCIAS AGUNE, R.; GREGÓRIO, A.; NEVES, A.; DIAS, I. D. M.; CARLOS, J. A.; BOLLINGER, S. Dá pra fazer – Gestão do Conhecimento e inovação em governo. São Paulo: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, 2014. 167p. Disp. <http://igovsp.net/sp/daprafazer/> Acesso em: 18 Ago 2016. ALMEIDA, F. J.; ALMEIDA, M. E. B. Avaliação do conhecimento: novos espaços e outros tempos. In: FERNANDO JOSÉ DE ALMEIDA. Avaliação do conhecimento em debate: experiências no Brasil e na França. São Paulo: Cortez; Editora da PUC-SP – Educ, 2005. ALMEIDA; et al (2004, p. 107-108). Educação ambiental e a prática educativa: estudo em uma escola estadual de Divisa Alegre – MG - Parecer sobre os projetos de lei que dispõem sobre a inserção do serviço social na educação. Publicado no Caderno Especial n.26, 2004, em http://. Acesso: 20/6/2006. 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Knowledge management: a case study knowledge sharing practices developed in a paulista public company
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DANIEL, IVETE ROLIM
Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Compartilhamento; Empresas públicas
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CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
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CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Esta pesquisa tem como interesse principal e objetivo geral compreender como as práticas de compartilhamento da gestão do conhecimento são aplicadas em uma empresa pública paulista. Como objetivos específicos verificar, analisar e identificar as principais razões pelas quais a empresa pública paulista CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo adota o conhecimento, como prática de compartilhamento de conhecimento e os fatores que favorecem ou dificultam a adoção dessas práticas e iniciativas. Para isso buscou-se obter uma maior compreensão do fenômeno que representa um conjunto de processos que governa a criação, armazenagem, disseminação e a utilização do conhecimento para atingir a excelência organizacional, a partir do estudo de suas principais características, da melhor forma de compartilhamento dos conhecimentos. O estudo foi desenvolvido sob um enfoque qualitativo, pretendendo-se analisar as abordagens e modelos atualmente existentes, indicando ao cidadão contribuinte e aos executivos das organizações públicas um panorama sobre a temática que gera novas possibilidades na seleção de ações relacionadas ao assunto conhecimento. A organização eleita para este estudo investiu na construção e transferência de conhecimentos e em diversas melhorias em suas ações educacionais, cumprindo e assegurando excelência em sua atuação principalmente pela implantação da sua escola superior, fortalecendo seus objetivos, a difusão do conhecimento, a atualização contínua e incentivando a capacidade de inovação através do compartilhamento do conhecimento. O método utilizado foi o do estudo de caso com entrevistas e análise documental, onde foram analisadas as práticas de compartilhamento do conhecimento adotadas pela organização, sinalizando para gestores das organizações públicas, aspectos relevantes nessa implantação e que venham a gerar novas alternativas para esse público, na adoção das práticas de compartilhamento do conhecimento.
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