As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Straccia, Carlos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1625
Resumo: Este trabalho teve como objetivo os enunciados verbais e/ou não-verbais impressos em capas de livros - escritos por autores brasileiros e adaptados para o cinema ou para a televisão - que associam o livro à produção cinematográfica ou televisiva. Seu objetivo foi verificar se tais enunciados poderiam ou não ser classificados como paratexto - conforme é conceituado por Gerard Genette. A motivação para esta pesquisa surgiu pela constatação de que, em sendo aqueles enunciados construídos a partir de uma obra derivada de um livro, em que medida eles poderiam estar a serviço do texto principal? Para responder a essa questão, os enunciados foram analisados segundo os conceitos da análise do discurso e da análise retórica. Os resultados obtidos na análise permitiram concluir que alguns enunciados não se configuram como paratextuais e, com base nos conceitos da Teoria Crítica, possibilitam compreender, criticamente, os procedimentos editoriais com que o livro se relaciona com os demais produtos midiáticos.(AU)
id METODISTA_948488086d83b370a422ccb6b90bceaa
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1625
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisãoAs marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisãocapa de livro; paratexto; analise do discurso; analise retorica; industria culturalbook cover; paratext; discouse; analysis; rhetorical analysis; cultural industryCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste trabalho teve como objetivo os enunciados verbais e/ou não-verbais impressos em capas de livros - escritos por autores brasileiros e adaptados para o cinema ou para a televisão - que associam o livro à produção cinematográfica ou televisiva. Seu objetivo foi verificar se tais enunciados poderiam ou não ser classificados como paratexto - conforme é conceituado por Gerard Genette. A motivação para esta pesquisa surgiu pela constatação de que, em sendo aqueles enunciados construídos a partir de uma obra derivada de um livro, em que medida eles poderiam estar a serviço do texto principal? Para responder a essa questão, os enunciados foram analisados segundo os conceitos da análise do discurso e da análise retórica. Os resultados obtidos na análise permitiram concluir que alguns enunciados não se configuram como paratextuais e, com base nos conceitos da Teoria Crítica, possibilitam compreender, criticamente, os procedimentos editoriais com que o livro se relaciona com os demais produtos midiáticos.(AU)This work had as objective the verbal statements and/or non-verbal printed in book covers-written by Brazilian authors and adapted for film or television-that associate the book to the film or television production. Its objective was to verify whether such statements could be classified as Paratext-as is regarded by Gerard Genette. The motivation for this research came the realization that, in being those statements built from a derivative work of a book, to what extent they could be of service to the main text? To answer that question, the statements were analyzed according to the concepts of discourse analysis and the rhetorical analysis. The results obtained in the analysis made it possible to conclude that some statements are not as paratextuais and, based on the concepts of critical theory, make it possible to understand, critically, the editorial procedures with which the book relates to the other media products. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialReimão, SandraHeller, BarbaraCoutinho, IluskaTrevisan , Ana LuciaCaprino, MonicaStraccia, Carlos2017-03-27T19:35:14Z2007-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfStraccia, Carlos. As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão. 2007. [150]. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-06-14T00:16:56Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1625Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-06-14T00:16:56Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão
As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão
title As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão
spellingShingle As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão
Straccia, Carlos
capa de livro; paratexto; analise do discurso; analise retorica; industria cultural
book cover; paratext; discouse; analysis; rhetorical analysis; cultural industry
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão
title_full As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão
title_fullStr As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão
title_full_unstemmed As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão
title_sort As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão
author Straccia, Carlos
author_facet Straccia, Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reimão, Sandra
Heller, Barbara
Coutinho, Iluska
Trevisan , Ana Lucia
Caprino, Monica
dc.contributor.author.fl_str_mv Straccia, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv capa de livro; paratexto; analise do discurso; analise retorica; industria cultural
book cover; paratext; discouse; analysis; rhetorical analysis; cultural industry
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic capa de livro; paratexto; analise do discurso; analise retorica; industria cultural
book cover; paratext; discouse; analysis; rhetorical analysis; cultural industry
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Este trabalho teve como objetivo os enunciados verbais e/ou não-verbais impressos em capas de livros - escritos por autores brasileiros e adaptados para o cinema ou para a televisão - que associam o livro à produção cinematográfica ou televisiva. Seu objetivo foi verificar se tais enunciados poderiam ou não ser classificados como paratexto - conforme é conceituado por Gerard Genette. A motivação para esta pesquisa surgiu pela constatação de que, em sendo aqueles enunciados construídos a partir de uma obra derivada de um livro, em que medida eles poderiam estar a serviço do texto principal? Para responder a essa questão, os enunciados foram analisados segundo os conceitos da análise do discurso e da análise retórica. Os resultados obtidos na análise permitiram concluir que alguns enunciados não se configuram como paratextuais e, com base nos conceitos da Teoria Crítica, possibilitam compreender, criticamente, os procedimentos editoriais com que o livro se relaciona com os demais produtos midiáticos.(AU)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-23
2017-03-27T19:35:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Straccia, Carlos. As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão. 2007. [150]. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1625
identifier_str_mv Straccia, Carlos. As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão. 2007. [150]. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602002966970368