As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1625 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo os enunciados verbais e/ou não-verbais impressos em capas de livros - escritos por autores brasileiros e adaptados para o cinema ou para a televisão - que associam o livro à produção cinematográfica ou televisiva. Seu objetivo foi verificar se tais enunciados poderiam ou não ser classificados como paratexto - conforme é conceituado por Gerard Genette. A motivação para esta pesquisa surgiu pela constatação de que, em sendo aqueles enunciados construídos a partir de uma obra derivada de um livro, em que medida eles poderiam estar a serviço do texto principal? Para responder a essa questão, os enunciados foram analisados segundo os conceitos da análise do discurso e da análise retórica. Os resultados obtidos na análise permitiram concluir que alguns enunciados não se configuram como paratextuais e, com base nos conceitos da Teoria Crítica, possibilitam compreender, criticamente, os procedimentos editoriais com que o livro se relaciona com os demais produtos midiáticos.(AU) |
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As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisãoAs marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisãocapa de livro; paratexto; analise do discurso; analise retorica; industria culturalbook cover; paratext; discouse; analysis; rhetorical analysis; cultural industryCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste trabalho teve como objetivo os enunciados verbais e/ou não-verbais impressos em capas de livros - escritos por autores brasileiros e adaptados para o cinema ou para a televisão - que associam o livro à produção cinematográfica ou televisiva. Seu objetivo foi verificar se tais enunciados poderiam ou não ser classificados como paratexto - conforme é conceituado por Gerard Genette. A motivação para esta pesquisa surgiu pela constatação de que, em sendo aqueles enunciados construídos a partir de uma obra derivada de um livro, em que medida eles poderiam estar a serviço do texto principal? Para responder a essa questão, os enunciados foram analisados segundo os conceitos da análise do discurso e da análise retórica. Os resultados obtidos na análise permitiram concluir que alguns enunciados não se configuram como paratextuais e, com base nos conceitos da Teoria Crítica, possibilitam compreender, criticamente, os procedimentos editoriais com que o livro se relaciona com os demais produtos midiáticos.(AU)This work had as objective the verbal statements and/or non-verbal printed in book covers-written by Brazilian authors and adapted for film or television-that associate the book to the film or television production. Its objective was to verify whether such statements could be classified as Paratext-as is regarded by Gerard Genette. The motivation for this research came the realization that, in being those statements built from a derivative work of a book, to what extent they could be of service to the main text? To answer that question, the statements were analyzed according to the concepts of discourse analysis and the rhetorical analysis. The results obtained in the analysis made it possible to conclude that some statements are not as paratextuais and, based on the concepts of critical theory, make it possible to understand, critically, the editorial procedures with which the book relates to the other media products. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialReimão, SandraHeller, BarbaraCoutinho, IluskaTrevisan , Ana LuciaCaprino, MonicaStraccia, Carlos2017-03-27T19:35:14Z2007-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfStraccia, Carlos. As marcas que se imprimem na capa de livros adaptados para o cinema e para a televisão. 2007. [150]. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-06-14T00:16:56Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1625Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-06-14T00:16:56Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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