Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boutin, Renata
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/740
Resumo: Este estudo teve como objetivo refletir sobre a importância de se entender o desenho animado para publico infantil para além do entretenimento, como rica fonte de apreensão de significados. O desenho animado escolhido para análise foi o infantil "Bob esponja", que apresenta elementos típicos da comédia como simplicidade, exagero, inconveniência e irreverência. O trabalho foi construído pela escolha de quatro episódios, selecionados por apresentarem enredos que tratavam dos temas família (Beijos da vovó); mentira (Chocolate com nozes); doença (Espuma) e disputa (Jogos do mestre-cuca) e sua intersecção com a fundamentação teórica oferecida pela análise do discurso; aspectos da linguagem audiovisual e considerações sobre as relações existentes entre o público infantil e a TV. Através da leitura do discurso dos episódios selecionados foi possível a verificação da presença de traços de um discurso pedagógico fundido no macro discurso do entretenimento.(AU)
id METODISTA_9e0f87060511d77c12e9c24b6ee95021
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/740
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponjaComunicaçãolinguagemdesenho animadodiscursoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste estudo teve como objetivo refletir sobre a importância de se entender o desenho animado para publico infantil para além do entretenimento, como rica fonte de apreensão de significados. O desenho animado escolhido para análise foi o infantil "Bob esponja", que apresenta elementos típicos da comédia como simplicidade, exagero, inconveniência e irreverência. O trabalho foi construído pela escolha de quatro episódios, selecionados por apresentarem enredos que tratavam dos temas família (Beijos da vovó); mentira (Chocolate com nozes); doença (Espuma) e disputa (Jogos do mestre-cuca) e sua intersecção com a fundamentação teórica oferecida pela análise do discurso; aspectos da linguagem audiovisual e considerações sobre as relações existentes entre o público infantil e a TV. Através da leitura do discurso dos episódios selecionados foi possível a verificação da presença de traços de um discurso pedagógico fundido no macro discurso do entretenimento.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOGonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Gottlieb, LianaCPF:16265853298http://lattes.cnpq.br/5559180008814031Peruzzo, Cicília M. KrohlingCPF:16453586456Boutin, Renata2016-08-03T12:30:17Z2011-03-242006-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOUTIN, Renata. Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja. 2006. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:06:32Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/740Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:06:32Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja
title Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja
spellingShingle Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja
Boutin, Renata
Comunicação
linguagem
desenho animado
discurso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja
title_full Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja
title_fullStr Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja
title_full_unstemmed Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja
title_sort Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja
author Boutin, Renata
author_facet Boutin, Renata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Elizabeth Moraes
CPF:16489456120
http://lattes.cnpq.br/1270011884916244
Gottlieb, Liana
CPF:16265853298
http://lattes.cnpq.br/5559180008814031
Peruzzo, Cicília M. Krohling
CPF:16453586456
dc.contributor.author.fl_str_mv Boutin, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
linguagem
desenho animado
discurso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação
linguagem
desenho animado
discurso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Este estudo teve como objetivo refletir sobre a importância de se entender o desenho animado para publico infantil para além do entretenimento, como rica fonte de apreensão de significados. O desenho animado escolhido para análise foi o infantil "Bob esponja", que apresenta elementos típicos da comédia como simplicidade, exagero, inconveniência e irreverência. O trabalho foi construído pela escolha de quatro episódios, selecionados por apresentarem enredos que tratavam dos temas família (Beijos da vovó); mentira (Chocolate com nozes); doença (Espuma) e disputa (Jogos do mestre-cuca) e sua intersecção com a fundamentação teórica oferecida pela análise do discurso; aspectos da linguagem audiovisual e considerações sobre as relações existentes entre o público infantil e a TV. Através da leitura do discurso dos episódios selecionados foi possível a verificação da presença de traços de um discurso pedagógico fundido no macro discurso do entretenimento.(AU)
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-27
2011-03-24
2016-08-03T12:30:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOUTIN, Renata. Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja. 2006. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/740
identifier_str_mv BOUTIN, Renata. Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja. 2006. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997194559488