Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/740 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo refletir sobre a importância de se entender o desenho animado para publico infantil para além do entretenimento, como rica fonte de apreensão de significados. O desenho animado escolhido para análise foi o infantil "Bob esponja", que apresenta elementos típicos da comédia como simplicidade, exagero, inconveniência e irreverência. O trabalho foi construído pela escolha de quatro episódios, selecionados por apresentarem enredos que tratavam dos temas família (Beijos da vovó); mentira (Chocolate com nozes); doença (Espuma) e disputa (Jogos do mestre-cuca) e sua intersecção com a fundamentação teórica oferecida pela análise do discurso; aspectos da linguagem audiovisual e considerações sobre as relações existentes entre o público infantil e a TV. Através da leitura do discurso dos episódios selecionados foi possível a verificação da presença de traços de um discurso pedagógico fundido no macro discurso do entretenimento.(AU) |
id |
METODISTA_9e0f87060511d77c12e9c24b6ee95021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/740 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponjaComunicaçãolinguagemdesenho animadodiscursoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste estudo teve como objetivo refletir sobre a importância de se entender o desenho animado para publico infantil para além do entretenimento, como rica fonte de apreensão de significados. O desenho animado escolhido para análise foi o infantil "Bob esponja", que apresenta elementos típicos da comédia como simplicidade, exagero, inconveniência e irreverência. O trabalho foi construído pela escolha de quatro episódios, selecionados por apresentarem enredos que tratavam dos temas família (Beijos da vovó); mentira (Chocolate com nozes); doença (Espuma) e disputa (Jogos do mestre-cuca) e sua intersecção com a fundamentação teórica oferecida pela análise do discurso; aspectos da linguagem audiovisual e considerações sobre as relações existentes entre o público infantil e a TV. Através da leitura do discurso dos episódios selecionados foi possível a verificação da presença de traços de um discurso pedagógico fundido no macro discurso do entretenimento.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOGonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Gottlieb, LianaCPF:16265853298http://lattes.cnpq.br/5559180008814031Peruzzo, Cicília M. KrohlingCPF:16453586456Boutin, Renata2016-08-03T12:30:17Z2011-03-242006-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOUTIN, Renata. Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja. 2006. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:06:32Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/740Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:06:32Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja |
title |
Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja |
spellingShingle |
Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja Boutin, Renata Comunicação linguagem desenho animado discurso CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja |
title_full |
Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja |
title_fullStr |
Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja |
title_full_unstemmed |
Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja |
title_sort |
Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja |
author |
Boutin, Renata |
author_facet |
Boutin, Renata |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Elizabeth Moraes CPF:16489456120 http://lattes.cnpq.br/1270011884916244 Gottlieb, Liana CPF:16265853298 http://lattes.cnpq.br/5559180008814031 Peruzzo, Cicília M. Krohling CPF:16453586456 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boutin, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação linguagem desenho animado discurso CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Comunicação linguagem desenho animado discurso CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Este estudo teve como objetivo refletir sobre a importância de se entender o desenho animado para publico infantil para além do entretenimento, como rica fonte de apreensão de significados. O desenho animado escolhido para análise foi o infantil "Bob esponja", que apresenta elementos típicos da comédia como simplicidade, exagero, inconveniência e irreverência. O trabalho foi construído pela escolha de quatro episódios, selecionados por apresentarem enredos que tratavam dos temas família (Beijos da vovó); mentira (Chocolate com nozes); doença (Espuma) e disputa (Jogos do mestre-cuca) e sua intersecção com a fundamentação teórica oferecida pela análise do discurso; aspectos da linguagem audiovisual e considerações sobre as relações existentes entre o público infantil e a TV. Através da leitura do discurso dos episódios selecionados foi possível a verificação da presença de traços de um discurso pedagógico fundido no macro discurso do entretenimento.(AU) |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-27 2011-03-24 2016-08-03T12:30:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOUTIN, Renata. Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja. 2006. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/740 |
identifier_str_mv |
BOUTIN, Renata. Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja. 2006. 104 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997194559488 |