Dos contos de fadas aos desenhos animados : a comunicação através do processo cíclico das narrativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
Texto Completo: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4630 |
Resumo: | O presente trabalho procura compreender a ciclicidade das narrativas dos desenhos animados sob o enfoque do imaginário simbólico que constrói enredos, que contemplam o dualismo e a figura do herói, tendo como exemplo os desenhos do Pato Donald, de Walt Disney e Bob Esponja Calça Quadrada, da Nickelodeon. Como requisito básico para esta análise, entende-se que os objetos de pesquisa apresentam o simbólico "diagnosticado" por Gilbert Durand, na obra As estruturas antropológicas do imaginário. O principal pressuposto desta pesquisa refere-se à ciclicidade dos desenhos animados, em momentos históricos diferentes e por isso ela é dividida em três partes. A primeira aborda a história dos desenhos animados, a fim de compreender o contexto histórico e cultural da época em que os desenhos observados foram criados. A segunda é dedicada aos aspectos teóricos que norteiam este trabalho e estabelecem aquilo que entendemos por ciclicidade e imaginário. E a terceira é voltada para a análise de quatro episódios, a fim de relacionarmos o simbólico preestabelecido e as narrativas dos desenhos animados. Neste trabalho a narrativa fílmica é compreendida como a articulação entre o conteúdo e os seus componentes expressivos, assim como também é a formadora da história, dando razão para a sua existência, conforme Francis Vanoye e Gérard Genette. Este é o enfoque que trouxe o aporte para a análise fílmica, que demonstrou que a ciclicidade pressuposta ficou distante dos parâmetros preestabelecidos, mas próxima da relação da moral, com os aspectos sociais encontrados nos diferentes momentos da história humana |
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