Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1972 |
Resumo: | Nossa investigação situa-se na área das linguagens religiosas no campo da cultura visual contemporânea. Ela examina o gênero videoclipe gospel brasileiro, e analisa a influência mútua entre o formato do gênero videoclipe e o conteúdo da cultura gospel brasileira. Partimos da compreensão que a linguagem visual e a linguagem musical são duas expressivas linguagens que no transcorrer da história tem contribuído na relação do ser humano com o transcendente. Nesse sentido é a nossa hipótese que haja uma relação mútua entre as características da cultura da música gospel brasileira e a linguagem visual religiosa com o formato do videoclipe gospel brasileiro. Portanto, é nosso objetivo analisá-lo a partir da letra da canção, da imagem, através das características do gênero videoclipe e das características da cultura gospel. Para tal, examinaremos quatro videoclipes, do período entre os anos de 2007 e 2014. Como método para analisar seu formato utilizaremos os conceitos: ideia central (de Danilo Teixeira Bechara), características do formato (Andréa Michelle dos Santos Diogo) e audiovisão (de Michel Chion). Analisaremos a letra da canção utilizando o método da análise do discurso de Eni Puccinelli Orlandi, e as características da cultura gospel brasileira na perspectiva de Magali do Nascimento Cunha e Joêzer Mendonça. Chegamos na conclusão que existe sim uma influência mútua entre o formato do videoclipe e o conteúdo da cultura gospel brasileira; já que seu conteúdo, se comparado ao modelo do gênero videoclipe, modifica o formato do videoclipe religioso, especialmente porque nele a narrativa da linguagem musical aparece na linguagem visual. Bem como, o conteúdo religioso é adaptado ao formato do videoclipe. |
id |
METODISTA_9ed49baf02b6ba1b99874f297e6c709a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1972 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiroAudiovisual Transgressions: The Mutual Influence between Format and Content in the Brazilian Gospel Video ClipCultura gospel brasileira; videoclipe; videoclipe gospel brasileiro; Música. Cultura visual; linguagem visual religiosa contemporâneaCultura góspel brasileña. Videoclip. Videoclip góspel brasileño. Música. Cultura visual. Lenguaje visual religioso contemporáneoCIENCIAS HUMANASNossa investigação situa-se na área das linguagens religiosas no campo da cultura visual contemporânea. Ela examina o gênero videoclipe gospel brasileiro, e analisa a influência mútua entre o formato do gênero videoclipe e o conteúdo da cultura gospel brasileira. Partimos da compreensão que a linguagem visual e a linguagem musical são duas expressivas linguagens que no transcorrer da história tem contribuído na relação do ser humano com o transcendente. Nesse sentido é a nossa hipótese que haja uma relação mútua entre as características da cultura da música gospel brasileira e a linguagem visual religiosa com o formato do videoclipe gospel brasileiro. Portanto, é nosso objetivo analisá-lo a partir da letra da canção, da imagem, através das características do gênero videoclipe e das características da cultura gospel. Para tal, examinaremos quatro videoclipes, do período entre os anos de 2007 e 2014. Como método para analisar seu formato utilizaremos os conceitos: ideia central (de Danilo Teixeira Bechara), características do formato (Andréa Michelle dos Santos Diogo) e audiovisão (de Michel Chion). Analisaremos a letra da canção utilizando o método da análise do discurso de Eni Puccinelli Orlandi, e as características da cultura gospel brasileira na perspectiva de Magali do Nascimento Cunha e Joêzer Mendonça. Chegamos na conclusão que existe sim uma influência mútua entre o formato do videoclipe e o conteúdo da cultura gospel brasileira; já que seu conteúdo, se comparado ao modelo do gênero videoclipe, modifica o formato do videoclipe religioso, especialmente porque nele a narrativa da linguagem musical aparece na linguagem visual. Bem como, o conteúdo religioso é adaptado ao formato do videoclipe.Nuestra investigación se sitúa en el área de las lenguas religiosas en el campo de la cultura visual contemporánea. Examina el género de videoclip góspel brasileño y analiza la influencia mutua entre el formato del género de videoclip góspel y el contenido de la cultura góspel brasileña. Partimos de la comprensión de que el lenguaje visual y el lenguaje musical son dos lenguajes expresivos que, en el transcurrir de la historia ha contribuido con la relación entre el ser humano y lo trascendente. En este sentido, nuestra hipótesis es que hay una relación mutua entre las características de la cultura de la música góspel brasileña y del lenguaje visual religioso con el formato del videoclip góspel brasileño. Por lo tanto, es nuestro objetivo es analizarlo a partir de la letra da canción, de la imagen, a través de las características del género del videoclip y de las características de la cultura góspel. Para tal fin, se examinarán cuatro videoclips del período comprendido entre los años 2007 y 2014. Como método para analizar su formato, utilizaremos los conceptos: idea central (por Danilo Teixeira Bechara), características de formato (Andréa Michelle dos Santos Diogo) y audiovisión (por Michel Chion). Analizaremos la letra de la canción, utilizando el método del análisis del discurso de Eni Puccinelli Orlandi, y las características de la cultura gospel brasileña desde la perspectiva de Magali do Nascimento Cunha y Joêzer Mendonça. Llegamos a la conclusión de que existe una influencia mutua entre el formato del videoclip y el contenido de la cultura gospel brasileña; dado que su contenido, en comparación con el modelo del género del videoclip, cambia el formato del video musical religioso, especialmente porque en él aparece la narrativa del lenguaje musical en el lenguaje visual. Además, el contenido religioso se adapta al formato del videoclip.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoRenders, HelmutLopes , Márcio Cappelli AlóSouza , Vitor Chaves deHolzbach , Ariane DinizBryan , GuilhermeSilva, Flávia Medeiros da2019-12-16T13:58:31Z2019-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSilva, Flávia Medeiros da. Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro. 2019. 210 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-12-16T13:58:31Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1972Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-12-16T13:58:31Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro Audiovisual Transgressions: The Mutual Influence between Format and Content in the Brazilian Gospel Video Clip |
title |
Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro |
spellingShingle |
Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro Silva, Flávia Medeiros da Cultura gospel brasileira; videoclipe; videoclipe gospel brasileiro; Música. Cultura visual; linguagem visual religiosa contemporânea Cultura góspel brasileña. Videoclip. Videoclip góspel brasileño. Música. Cultura visual. Lenguaje visual religioso contemporáneo CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro |
title_full |
Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro |
title_fullStr |
Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro |
title_full_unstemmed |
Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro |
title_sort |
Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro |
author |
Silva, Flávia Medeiros da |
author_facet |
Silva, Flávia Medeiros da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Renders, Helmut Lopes , Márcio Cappelli Aló Souza , Vitor Chaves de Holzbach , Ariane Diniz Bryan , Guilherme |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flávia Medeiros da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura gospel brasileira; videoclipe; videoclipe gospel brasileiro; Música. Cultura visual; linguagem visual religiosa contemporânea Cultura góspel brasileña. Videoclip. Videoclip góspel brasileño. Música. Cultura visual. Lenguaje visual religioso contemporáneo CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Cultura gospel brasileira; videoclipe; videoclipe gospel brasileiro; Música. Cultura visual; linguagem visual religiosa contemporânea Cultura góspel brasileña. Videoclip. Videoclip góspel brasileño. Música. Cultura visual. Lenguaje visual religioso contemporáneo CIENCIAS HUMANAS |
description |
Nossa investigação situa-se na área das linguagens religiosas no campo da cultura visual contemporânea. Ela examina o gênero videoclipe gospel brasileiro, e analisa a influência mútua entre o formato do gênero videoclipe e o conteúdo da cultura gospel brasileira. Partimos da compreensão que a linguagem visual e a linguagem musical são duas expressivas linguagens que no transcorrer da história tem contribuído na relação do ser humano com o transcendente. Nesse sentido é a nossa hipótese que haja uma relação mútua entre as características da cultura da música gospel brasileira e a linguagem visual religiosa com o formato do videoclipe gospel brasileiro. Portanto, é nosso objetivo analisá-lo a partir da letra da canção, da imagem, através das características do gênero videoclipe e das características da cultura gospel. Para tal, examinaremos quatro videoclipes, do período entre os anos de 2007 e 2014. Como método para analisar seu formato utilizaremos os conceitos: ideia central (de Danilo Teixeira Bechara), características do formato (Andréa Michelle dos Santos Diogo) e audiovisão (de Michel Chion). Analisaremos a letra da canção utilizando o método da análise do discurso de Eni Puccinelli Orlandi, e as características da cultura gospel brasileira na perspectiva de Magali do Nascimento Cunha e Joêzer Mendonça. Chegamos na conclusão que existe sim uma influência mútua entre o formato do videoclipe e o conteúdo da cultura gospel brasileira; já que seu conteúdo, se comparado ao modelo do gênero videoclipe, modifica o formato do videoclipe religioso, especialmente porque nele a narrativa da linguagem musical aparece na linguagem visual. Bem como, o conteúdo religioso é adaptado ao formato do videoclipe. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16T13:58:31Z 2019-10-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Flávia Medeiros da. Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro. 2019. 210 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1972 |
identifier_str_mv |
Silva, Flávia Medeiros da. Transgressões Audiovisuais: A influência mútua entre formato e conteúdo no videoclipe gospel brasileiro. 2019. 210 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602005290614784 |