A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COMO PRÁTICA DISCURSIVA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ – IFPI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Franco Roberto Bastos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1809
Resumo: A dissertação aborda as práticas discursivas da comunicação institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), desenvolvidas pela Diretoria de Comunicação Social (Dircom), na divulgação dos eventos científicos (seminários, congressos, mostras, feiras e etc.) dos cursos regulares ofertados pelos campi do IFPI. A Dircom utiliza-se de ferramentas voltadas para a análise do discurso, quando divulga os eventos desses cursos, resultando em contribuições relevantes durante o processo de construção da identidade do IFPI, e muitos desses cursos só existem em determinados campi, como forma de atender às demandas socioeconômicas dos arranjos produtivos locais (APLs), situados em municípios-sede ao longo dos 12 territórios de desenvolvimento do estado do Piauí. O entendimento do cenário da investigação deu-se por intermédio de uma discussão teórica em conformidade com o seu objeto – que é a própria comunicação institucional do IFPI – e o problema de pesquisa que foi aplicado à comunicação nos veículos e ou canais oficiais do IFPI, sobre os eventos científicos dos cursos regulares ofertados pelos campi, se estão ou não contribuindo na construção da identidade institucional. Foi realizado um amplo levantamento quantitativo, de caráter exploratório, que nos permitiu identificar 68 publicações institucionais sobre os eventos dos cursos nos campi da instituição, em período de seis meses: de 1º de junho de 2017 a 1º de dezembro de 2017. Após o levantamento das publicações, utilizamos os aspectos metodológicos da Análise do Discurso para identificar as práticas discursivas, com o foco no ethos e nas cenas de enunciação, tomando por base o protocolo de análise que foi desenvolvido para verificar o uso do discurso institucional frente à construção da identidade do IFPI. Com a conclusão do levantamento, foram selecionadas algumas publicações institucionais para as análises qualitativas em relação aos itens lexicais, as técnicas argumentativas, os elementos de destacabilidade e os aspectos externos ao texto linguístico: imagens, desenhos, fotografias, cores e cenas predominantes.
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A Dircom utiliza-se de ferramentas voltadas para a análise do discurso, quando divulga os eventos desses cursos, resultando em contribuições relevantes durante o processo de construção da identidade do IFPI, e muitos desses cursos só existem em determinados campi, como forma de atender às demandas socioeconômicas dos arranjos produtivos locais (APLs), situados em municípios-sede ao longo dos 12 territórios de desenvolvimento do estado do Piauí. O entendimento do cenário da investigação deu-se por intermédio de uma discussão teórica em conformidade com o seu objeto – que é a própria comunicação institucional do IFPI – e o problema de pesquisa que foi aplicado à comunicação nos veículos e ou canais oficiais do IFPI, sobre os eventos científicos dos cursos regulares ofertados pelos campi, se estão ou não contribuindo na construção da identidade institucional. Foi realizado um amplo levantamento quantitativo, de caráter exploratório, que nos permitiu identificar 68 publicações institucionais sobre os eventos dos cursos nos campi da instituição, em período de seis meses: de 1º de junho de 2017 a 1º de dezembro de 2017. Após o levantamento das publicações, utilizamos os aspectos metodológicos da Análise do Discurso para identificar as práticas discursivas, com o foco no ethos e nas cenas de enunciação, tomando por base o protocolo de análise que foi desenvolvido para verificar o uso do discurso institucional frente à construção da identidade do IFPI. Com a conclusão do levantamento, foram selecionadas algumas publicações institucionais para as análises qualitativas em relação aos itens lexicais, as técnicas argumentativas, os elementos de destacabilidade e os aspectos externos ao texto linguístico: imagens, desenhos, fotografias, cores e cenas predominantes.The dissertation addresses the discursive practices of institutional communication of the Piauí Federal Institute of Education, Science and Technology (IFPI), developed by the Board of Social Communication Directors (Dircom), at the disclosure of the standard courses (seminaries, congresses, exhibitions, fairs, etc.) scientific events offered by the IFPI campuses. Dircom uses tools designed for the discourse analysis when promoting the courses events, resulting in relevant contributions during the building process of IFPI's identity. Many of these courses only exist in certain campuses, as a way of attending the socioeconomic demands of the local productive arrangements (APLs), situated in municipality seats over the 12 development territories of the state of Piauí. The understanding of the investigation scenario was given by the mediation of a theoretical discussion in compliance with its goal - that is for the own institutional IFPI's communication - and the research problem that was applied to the communication at the vehicles and/or IFPI's official channels about the scientific events of the standard courses offered by the campuses: if they are or aren't contributing to the construction of the institutional identity. It was undertaken a wide quantitative survey with exploratory character that allowed us to indentify 68 institutional publications about the courses events in the campuses of the institution in the period of six months: from 1st july 2017 to 1st december 2017. After the publications gathering, we used the methodological aspects of the Discourse Analysis to identify the discursive practices, focusing on the ethos and the enunciation scenes, taking as basis the analysis protocol, developed to verify the use of the institutional discourse before the IFPI's identity construction. With the survey conclusion, it was selected some institutional publications for the qualitative analysis related to the lexical items, the argumentative techniques, the deployability elements and the aspects that are external to the linguistic text: images, drawings, photographs, colors and predominant scenes.Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialGonçalves, Elizabeth de MoraesPassos, Mateus Yuri Ribeiro da SilvaSantos , Lana Cristina NascimentoSousa , Cidoval Morais deBATISTA, Franco Roberto Bastos2019-01-25T16:54:03Z2018-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, Franco Roberto Bastos. A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COMO PRÁTICA DISCURSIVA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ – IFPI. 2018. 181 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-01-25T16:54:03Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1809Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-01-25T16:54:03Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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