A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/148 |
Resumo: | É evidente a vida mais ativa do idoso assim como a necessidade de espaços que possam oferecer momentos de lazer, cultura, interação e estudo por parte deste grupo. Entendendo isto, este trabalho tem o intuito de estudar dentro do SESC paulista o departamento voltado à terceira idade, a chamada GETI (Gerência de Estudos e Programas para Terceira Idade). Procura-se criar uma linha histórica clara que aborda sua criação, estrutura, forma de gestão e principais ações com o idoso. Busca-se o entendimento do SESC como um possível perfil de atividade do Terceiro Setor. A fim de se verificar a eficácia das ações desenvolvidas, o trabalho estuda o modus operandi de três unidades que hoje possuem o chamado TSI (Trabalho Social com o Idoso) por meio do entendimento da forma de elaboração destas ações pelos coordenadores destas unidades e o resultado deste trabalho pelo olhar do idoso freqüentador. A busca de informações e pesquisa deu-se através de dados secundários provenientes de levantamento bibliográfico e documental em fontes públicas, como o próprio acervo do SESC, além de pesquisas recentes sobre o idoso, como a da Fundação Perseu Abramo. Por meio deste levantamento buscouse analisar o programa, sua metodologia, diretrizes e peculiaridades. A fim de se detalhar a análise, trabalhou-se com uma pesquisa qualitativa descritiva que mostrou os aspectos importantes da gestão educativo-cultural para o idoso, além da pesquisa em profundidade com gerentes e coordenadores da GETI e contribuição valiosa de gerontólogos e ex colaboradores do SESC. Para que fosse possível analisar a existência ou não de divergências no entendimento destas ações para o idoso, o autor procurou identificar esta questão por meio da narrativa oral deste público. Desta forma procura-se a compreensão do tema desde a gerência do SESC até seu freqüentador.(AU) |
id |
METODISTA_bfab61d588332fbd9c32dab122eb2690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/148 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTASESCTerceira IdadeCulturaServiço SocialTerceiro SetorLazerNarrativa OralSESCThird ageCultureSocial ServiceThird SectorLeisureoral narrativesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOÉ evidente a vida mais ativa do idoso assim como a necessidade de espaços que possam oferecer momentos de lazer, cultura, interação e estudo por parte deste grupo. Entendendo isto, este trabalho tem o intuito de estudar dentro do SESC paulista o departamento voltado à terceira idade, a chamada GETI (Gerência de Estudos e Programas para Terceira Idade). Procura-se criar uma linha histórica clara que aborda sua criação, estrutura, forma de gestão e principais ações com o idoso. Busca-se o entendimento do SESC como um possível perfil de atividade do Terceiro Setor. A fim de se verificar a eficácia das ações desenvolvidas, o trabalho estuda o modus operandi de três unidades que hoje possuem o chamado TSI (Trabalho Social com o Idoso) por meio do entendimento da forma de elaboração destas ações pelos coordenadores destas unidades e o resultado deste trabalho pelo olhar do idoso freqüentador. A busca de informações e pesquisa deu-se através de dados secundários provenientes de levantamento bibliográfico e documental em fontes públicas, como o próprio acervo do SESC, além de pesquisas recentes sobre o idoso, como a da Fundação Perseu Abramo. Por meio deste levantamento buscouse analisar o programa, sua metodologia, diretrizes e peculiaridades. A fim de se detalhar a análise, trabalhou-se com uma pesquisa qualitativa descritiva que mostrou os aspectos importantes da gestão educativo-cultural para o idoso, além da pesquisa em profundidade com gerentes e coordenadores da GETI e contribuição valiosa de gerontólogos e ex colaboradores do SESC. Para que fosse possível analisar a existência ou não de divergências no entendimento destas ações para o idoso, o autor procurou identificar esta questão por meio da narrativa oral deste público. Desta forma procura-se a compreensão do tema desde a gerência do SESC até seu freqüentador.(AU)It is clear to see the elderly s more active life as well as an increase on the demand for centers that can offer leisure, culture, interaction and learning possibilities on the part of this group. Seeing that, the purpose of this work is to study SESC s department for the third age, named GETI (Gerência de Estudos e Programas para Terceira Idade). It will attempt to delineate a clearly defined historical line that approaches its creation, structure, form, management and main actions performed with the elder. Also understanding SESC as a possible third sector activity profile. In order to verify the effectiveness of the actions taken, this work investigates the modus operandi of three SESC units which currently provide the so-called TSI (Trabalho Social com o Idoso) by understanding how coordinators in each unit elaborates those actions and the results of this work through the elderly s eyes user. The research and gathering information has been conducted by means of secondary data from bibliographical and documental survey in public sources, like SESC itself, besides the recent research about elderly carried out by Fundação Perseu Abramo. This way, the program, its methodology, guidelines and peculiarities were analyzed. The work was done under a descriptive qualitative survey that brought forth the administration s important elderly cultural-educational aspects, besides an in-depth survey with GETIS s managers, coordinators and the invaluable contribution of SESC s gerontologists and collaborators. To make possible the analysis of whether there had been divergence in the understanding of such actions or not, the author tried to identify this matter through an oral narrative with the elderly. This way, was possible to understand the subject-matter from SESC s management to its users.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOAlves, Luiz RobertoCPF:49655320000http://lattes.cnpq.br/4505968273643745Castro, Dagmar Silva Pinto deCPF:23656312318http://lattes.cnpq.br/6371527386043638Giuliani, Antonio CarlosCPF:23132421212http://lattes.cnpq.br/0447803593880168Chasles, Marco Antonio2016-08-02T21:42:56Z2009-11-182009-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHASLES, Marco Antonio. A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA. 2009. 210 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:44Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/148Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:44Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA |
title |
A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA |
spellingShingle |
A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA Chasles, Marco Antonio SESC Terceira Idade Cultura Serviço Social Terceiro Setor Lazer Narrativa Oral SESC Third age Culture Social Service Third Sector Leisure oral narratives CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA |
title_full |
A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA |
title_fullStr |
A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA |
title_sort |
A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA |
author |
Chasles, Marco Antonio |
author_facet |
Chasles, Marco Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Luiz Roberto CPF:49655320000 http://lattes.cnpq.br/4505968273643745 Castro, Dagmar Silva Pinto de CPF:23656312318 http://lattes.cnpq.br/6371527386043638 Giuliani, Antonio Carlos CPF:23132421212 http://lattes.cnpq.br/0447803593880168 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chasles, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SESC Terceira Idade Cultura Serviço Social Terceiro Setor Lazer Narrativa Oral SESC Third age Culture Social Service Third Sector Leisure oral narratives CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
SESC Terceira Idade Cultura Serviço Social Terceiro Setor Lazer Narrativa Oral SESC Third age Culture Social Service Third Sector Leisure oral narratives CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
É evidente a vida mais ativa do idoso assim como a necessidade de espaços que possam oferecer momentos de lazer, cultura, interação e estudo por parte deste grupo. Entendendo isto, este trabalho tem o intuito de estudar dentro do SESC paulista o departamento voltado à terceira idade, a chamada GETI (Gerência de Estudos e Programas para Terceira Idade). Procura-se criar uma linha histórica clara que aborda sua criação, estrutura, forma de gestão e principais ações com o idoso. Busca-se o entendimento do SESC como um possível perfil de atividade do Terceiro Setor. A fim de se verificar a eficácia das ações desenvolvidas, o trabalho estuda o modus operandi de três unidades que hoje possuem o chamado TSI (Trabalho Social com o Idoso) por meio do entendimento da forma de elaboração destas ações pelos coordenadores destas unidades e o resultado deste trabalho pelo olhar do idoso freqüentador. A busca de informações e pesquisa deu-se através de dados secundários provenientes de levantamento bibliográfico e documental em fontes públicas, como o próprio acervo do SESC, além de pesquisas recentes sobre o idoso, como a da Fundação Perseu Abramo. Por meio deste levantamento buscouse analisar o programa, sua metodologia, diretrizes e peculiaridades. A fim de se detalhar a análise, trabalhou-se com uma pesquisa qualitativa descritiva que mostrou os aspectos importantes da gestão educativo-cultural para o idoso, além da pesquisa em profundidade com gerentes e coordenadores da GETI e contribuição valiosa de gerontólogos e ex colaboradores do SESC. Para que fosse possível analisar a existência ou não de divergências no entendimento destas ações para o idoso, o autor procurou identificar esta questão por meio da narrativa oral deste público. Desta forma procura-se a compreensão do tema desde a gerência do SESC até seu freqüentador.(AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-18 2009-07-29 2016-08-02T21:42:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHASLES, Marco Antonio. A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA. 2009. 210 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/148 |
identifier_str_mv |
CHASLES, Marco Antonio. A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA. 2009. 210 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Gestão de organizações BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Gestão de organizações BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601994154737664 |