A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chasles, Marco Antonio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/148
Resumo: É evidente a vida mais ativa do idoso assim como a necessidade de espaços que possam oferecer momentos de lazer, cultura, interação e estudo por parte deste grupo. Entendendo isto, este trabalho tem o intuito de estudar dentro do SESC paulista o departamento voltado à terceira idade, a chamada GETI (Gerência de Estudos e Programas para Terceira Idade). Procura-se criar uma linha histórica clara que aborda sua criação, estrutura, forma de gestão e principais ações com o idoso. Busca-se o entendimento do SESC como um possível perfil de atividade do Terceiro Setor. A fim de se verificar a eficácia das ações desenvolvidas, o trabalho estuda o modus operandi de três unidades que hoje possuem o chamado TSI (Trabalho Social com o Idoso) por meio do entendimento da forma de elaboração destas ações pelos coordenadores destas unidades e o resultado deste trabalho pelo olhar do idoso freqüentador. A busca de informações e pesquisa deu-se através de dados secundários provenientes de levantamento bibliográfico e documental em fontes públicas, como o próprio acervo do SESC, além de pesquisas recentes sobre o idoso, como a da Fundação Perseu Abramo. Por meio deste levantamento buscouse analisar o programa, sua metodologia, diretrizes e peculiaridades. A fim de se detalhar a análise, trabalhou-se com uma pesquisa qualitativa descritiva que mostrou os aspectos importantes da gestão educativo-cultural para o idoso, além da pesquisa em profundidade com gerentes e coordenadores da GETI e contribuição valiosa de gerontólogos e ex colaboradores do SESC. Para que fosse possível analisar a existência ou não de divergências no entendimento destas ações para o idoso, o autor procurou identificar esta questão por meio da narrativa oral deste público. Desta forma procura-se a compreensão do tema desde a gerência do SESC até seu freqüentador.(AU)
id METODISTA_bfab61d588332fbd9c32dab122eb2690
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/148
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTASESCTerceira IdadeCulturaServiço SocialTerceiro SetorLazerNarrativa OralSESCThird ageCultureSocial ServiceThird SectorLeisureoral narrativesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOÉ evidente a vida mais ativa do idoso assim como a necessidade de espaços que possam oferecer momentos de lazer, cultura, interação e estudo por parte deste grupo. Entendendo isto, este trabalho tem o intuito de estudar dentro do SESC paulista o departamento voltado à terceira idade, a chamada GETI (Gerência de Estudos e Programas para Terceira Idade). Procura-se criar uma linha histórica clara que aborda sua criação, estrutura, forma de gestão e principais ações com o idoso. Busca-se o entendimento do SESC como um possível perfil de atividade do Terceiro Setor. A fim de se verificar a eficácia das ações desenvolvidas, o trabalho estuda o modus operandi de três unidades que hoje possuem o chamado TSI (Trabalho Social com o Idoso) por meio do entendimento da forma de elaboração destas ações pelos coordenadores destas unidades e o resultado deste trabalho pelo olhar do idoso freqüentador. A busca de informações e pesquisa deu-se através de dados secundários provenientes de levantamento bibliográfico e documental em fontes públicas, como o próprio acervo do SESC, além de pesquisas recentes sobre o idoso, como a da Fundação Perseu Abramo. Por meio deste levantamento buscouse analisar o programa, sua metodologia, diretrizes e peculiaridades. A fim de se detalhar a análise, trabalhou-se com uma pesquisa qualitativa descritiva que mostrou os aspectos importantes da gestão educativo-cultural para o idoso, além da pesquisa em profundidade com gerentes e coordenadores da GETI e contribuição valiosa de gerontólogos e ex colaboradores do SESC. Para que fosse possível analisar a existência ou não de divergências no entendimento destas ações para o idoso, o autor procurou identificar esta questão por meio da narrativa oral deste público. Desta forma procura-se a compreensão do tema desde a gerência do SESC até seu freqüentador.(AU)It is clear to see the elderly s more active life as well as an increase on the demand for centers that can offer leisure, culture, interaction and learning possibilities on the part of this group. Seeing that, the purpose of this work is to study SESC s department for the third age, named GETI (Gerência de Estudos e Programas para Terceira Idade). It will attempt to delineate a clearly defined historical line that approaches its creation, structure, form, management and main actions performed with the elder. Also understanding SESC as a possible third sector activity profile. In order to verify the effectiveness of the actions taken, this work investigates the modus operandi of three SESC units which currently provide the so-called TSI (Trabalho Social com o Idoso) by understanding how coordinators in each unit elaborates those actions and the results of this work through the elderly s eyes user. The research and gathering information has been conducted by means of secondary data from bibliographical and documental survey in public sources, like SESC itself, besides the recent research about elderly carried out by Fundação Perseu Abramo. This way, the program, its methodology, guidelines and peculiarities were analyzed. The work was done under a descriptive qualitative survey that brought forth the administration s important elderly cultural-educational aspects, besides an in-depth survey with GETIS s managers, coordinators and the invaluable contribution of SESC s gerontologists and collaborators. To make possible the analysis of whether there had been divergence in the understanding of such actions or not, the author tried to identify this matter through an oral narrative with the elderly. This way, was possible to understand the subject-matter from SESC s management to its users.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOAlves, Luiz RobertoCPF:49655320000http://lattes.cnpq.br/4505968273643745Castro, Dagmar Silva Pinto deCPF:23656312318http://lattes.cnpq.br/6371527386043638Giuliani, Antonio CarlosCPF:23132421212http://lattes.cnpq.br/0447803593880168Chasles, Marco Antonio2016-08-02T21:42:56Z2009-11-182009-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHASLES, Marco Antonio. A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA. 2009. 210 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:44Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/148Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:44Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA
title A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA
spellingShingle A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA
Chasles, Marco Antonio
SESC
Terceira Idade
Cultura
Serviço Social
Terceiro Setor
Lazer
Narrativa Oral
SESC
Third age
Culture
Social Service
Third Sector
Leisure
oral narratives
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA
title_full A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA
title_fullStr A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA
title_full_unstemmed A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA
title_sort A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA
author Chasles, Marco Antonio
author_facet Chasles, Marco Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Luiz Roberto
CPF:49655320000
http://lattes.cnpq.br/4505968273643745
Castro, Dagmar Silva Pinto de
CPF:23656312318
http://lattes.cnpq.br/6371527386043638
Giuliani, Antonio Carlos
CPF:23132421212
http://lattes.cnpq.br/0447803593880168
dc.contributor.author.fl_str_mv Chasles, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv SESC
Terceira Idade
Cultura
Serviço Social
Terceiro Setor
Lazer
Narrativa Oral
SESC
Third age
Culture
Social Service
Third Sector
Leisure
oral narratives
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic SESC
Terceira Idade
Cultura
Serviço Social
Terceiro Setor
Lazer
Narrativa Oral
SESC
Third age
Culture
Social Service
Third Sector
Leisure
oral narratives
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description É evidente a vida mais ativa do idoso assim como a necessidade de espaços que possam oferecer momentos de lazer, cultura, interação e estudo por parte deste grupo. Entendendo isto, este trabalho tem o intuito de estudar dentro do SESC paulista o departamento voltado à terceira idade, a chamada GETI (Gerência de Estudos e Programas para Terceira Idade). Procura-se criar uma linha histórica clara que aborda sua criação, estrutura, forma de gestão e principais ações com o idoso. Busca-se o entendimento do SESC como um possível perfil de atividade do Terceiro Setor. A fim de se verificar a eficácia das ações desenvolvidas, o trabalho estuda o modus operandi de três unidades que hoje possuem o chamado TSI (Trabalho Social com o Idoso) por meio do entendimento da forma de elaboração destas ações pelos coordenadores destas unidades e o resultado deste trabalho pelo olhar do idoso freqüentador. A busca de informações e pesquisa deu-se através de dados secundários provenientes de levantamento bibliográfico e documental em fontes públicas, como o próprio acervo do SESC, além de pesquisas recentes sobre o idoso, como a da Fundação Perseu Abramo. Por meio deste levantamento buscouse analisar o programa, sua metodologia, diretrizes e peculiaridades. A fim de se detalhar a análise, trabalhou-se com uma pesquisa qualitativa descritiva que mostrou os aspectos importantes da gestão educativo-cultural para o idoso, além da pesquisa em profundidade com gerentes e coordenadores da GETI e contribuição valiosa de gerontólogos e ex colaboradores do SESC. Para que fosse possível analisar a existência ou não de divergências no entendimento destas ações para o idoso, o autor procurou identificar esta questão por meio da narrativa oral deste público. Desta forma procura-se a compreensão do tema desde a gerência do SESC até seu freqüentador.(AU)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-18
2009-07-29
2016-08-02T21:42:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHASLES, Marco Antonio. A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA. 2009. 210 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/148
identifier_str_mv CHASLES, Marco Antonio. A GESTÃO EDUCATIVO-CULTURAL PARA A TERCEIRA IDADE. A EXPERIÊNCIA DO SESC PAULISTA. 2009. 210 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601994154737664