A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Aline Martins
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1085
Resumo: A partir do estudo de caso de uma unidade privada de educação infantil, a presente pesquisa pretendeu investigar, através das expectativas dos pais diante da educação infantil, a influência da herança cultural familiar na trajetória escolar da criança. O interesse teórico de uma pesquisa empírica sobre esse universo é atestado pelo fato de que, conforme Pierre Bourdieu, a valorização e a compreensão da escola, já nos primeiros anos de vida da criança são comuns entre as famílias que possuem um maior nível de escolarização e que conseqüentemente começam a traçar desde cedo a trajetória escolar de seus filhos. Assim, ao estudarmos os pais de alunos de uma unidade privada de educação infantil, estaremos abordando, sobretudo, as expectativas educacionais de famílias da classe média. Apoiados em algumas idéias básicas sobre a conexão entre capital cultural e estratégias educacionais apresentados por Bourdieu, trabalhamos com a hipótese de que as diferentes categorias sociais são desigualmente predispostas a compreender e a valorizar a escolarização em geral, e que este fato está diretamente relacionado ao capital cultural familiar. De acordo com o autor é o volume e o tipo de capital (econômico, social e cultural) que o indivíduo possui que irá definir sua posição na hierarquia social, bem como suas expectativas diante da escola. Nota-se, então, que a cultura de um modo geral opera como um patrimônio de diferenciação de classe.(AU)
id METODISTA_c3d49e57c4799a3c036c5ab164d0cfe9
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1085
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASOeducação infantilcapital culturalherança culturalestratégias educacionaisclasse médiakindergartencultural capitalcultural inheritanceeducational strategiesmiddle classCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA partir do estudo de caso de uma unidade privada de educação infantil, a presente pesquisa pretendeu investigar, através das expectativas dos pais diante da educação infantil, a influência da herança cultural familiar na trajetória escolar da criança. O interesse teórico de uma pesquisa empírica sobre esse universo é atestado pelo fato de que, conforme Pierre Bourdieu, a valorização e a compreensão da escola, já nos primeiros anos de vida da criança são comuns entre as famílias que possuem um maior nível de escolarização e que conseqüentemente começam a traçar desde cedo a trajetória escolar de seus filhos. Assim, ao estudarmos os pais de alunos de uma unidade privada de educação infantil, estaremos abordando, sobretudo, as expectativas educacionais de famílias da classe média. Apoiados em algumas idéias básicas sobre a conexão entre capital cultural e estratégias educacionais apresentados por Bourdieu, trabalhamos com a hipótese de que as diferentes categorias sociais são desigualmente predispostas a compreender e a valorizar a escolarização em geral, e que este fato está diretamente relacionado ao capital cultural familiar. De acordo com o autor é o volume e o tipo de capital (econômico, social e cultural) que o indivíduo possui que irá definir sua posição na hierarquia social, bem como suas expectativas diante da escola. Nota-se, então, que a cultura de um modo geral opera como um patrimônio de diferenciação de classe.(AU)The aim of this study is to investigate the influence of the family cultural inheritance on the children educational development, based on a study case in a private kindergarten school. The theoretical interest of such an empirical research on this subject is attested by the fact that, according to Pierre Bourdieu, the valorisation and comprehension of the school are quite common in the families that have a higher educational level and that, consequently, begin to establish the school trajectory since the early years of the children. In this sense, when we analyse the parents of students of a private school we are in fact analysing the expectations of the families of the middle class. Based on some basic ideas about the connection between cultural inheritance and educational strategies presented by Bourdieu we assumed the hypothesis that different social categories are unevenly predisposed to comprehend and valorisate the school education as a whole and that this fact is straightly related with the family cultural inheritance. According to Pierre Bourdieu it is the ammount of inheritance (economic, social, and cultural) of the person that will determine his position in the social hierarchy, as well as his expectations about the school. We observe then, that the culture acts as an inheritance of class differentiation.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOSaes, Decio Azevedo Marques deCPF:25932501641http://lattes.cnpq.br/3094385393964468Lemes, Aline Martins2016-08-03T16:15:56Z2008-09-242007-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEMES, Aline Martins. A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. 2007. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:36Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1085Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:36Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
title A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Lemes, Aline Martins
educação infantil
capital cultural
herança cultural
estratégias educacionais
classe média
kindergarten
cultural capital
cultural inheritance
educational strategies
middle class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
title_full A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
title_sort A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
author Lemes, Aline Martins
author_facet Lemes, Aline Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saes, Decio Azevedo Marques de
CPF:25932501641
http://lattes.cnpq.br/3094385393964468
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Aline Martins
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
capital cultural
herança cultural
estratégias educacionais
classe média
kindergarten
cultural capital
cultural inheritance
educational strategies
middle class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic educação infantil
capital cultural
herança cultural
estratégias educacionais
classe média
kindergarten
cultural capital
cultural inheritance
educational strategies
middle class
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A partir do estudo de caso de uma unidade privada de educação infantil, a presente pesquisa pretendeu investigar, através das expectativas dos pais diante da educação infantil, a influência da herança cultural familiar na trajetória escolar da criança. O interesse teórico de uma pesquisa empírica sobre esse universo é atestado pelo fato de que, conforme Pierre Bourdieu, a valorização e a compreensão da escola, já nos primeiros anos de vida da criança são comuns entre as famílias que possuem um maior nível de escolarização e que conseqüentemente começam a traçar desde cedo a trajetória escolar de seus filhos. Assim, ao estudarmos os pais de alunos de uma unidade privada de educação infantil, estaremos abordando, sobretudo, as expectativas educacionais de famílias da classe média. Apoiados em algumas idéias básicas sobre a conexão entre capital cultural e estratégias educacionais apresentados por Bourdieu, trabalhamos com a hipótese de que as diferentes categorias sociais são desigualmente predispostas a compreender e a valorizar a escolarização em geral, e que este fato está diretamente relacionado ao capital cultural familiar. De acordo com o autor é o volume e o tipo de capital (econômico, social e cultural) que o indivíduo possui que irá definir sua posição na hierarquia social, bem como suas expectativas diante da escola. Nota-se, então, que a cultura de um modo geral opera como um patrimônio de diferenciação de classe.(AU)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-13
2008-09-24
2016-08-03T16:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEMES, Aline Martins. A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. 2007. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1085
identifier_str_mv LEMES, Aline Martins. A EXPECTATIVA DOS PAIS DIANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. 2007. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999239282688