A GESTÃO DO TELETRABALHO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/59 |
Resumo: | A aplicação do teletrabalho no Brasil tem progredido e tem sido foco de estudos organizacionais no contexto da flexibilização do trabalho, por despertar novas inquietações quanto às suas vantagens e desafios para a gestão de pessoas. Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar quais os aspectos que caracterizam o trabalho do telegerente na gestão de teletrabalhadores. Como referencial teórico, foram adotados os trabalhos de Antunes (2009), para apresentação dos sentidos e significados do trabalho nos tempos atuais, e de Nilles (1999), no tocante ao teletrabalho e ao papel do telegerente. Trata-se de um estudo exploratório de cunho qualitativo, que se valeu de entrevista semiestruturada com cinco telegerentes de empresas de diferentes segmentos de mercado. Por meio dos dados dos entrevistados, pode-se caracterizar a atuação do telegerente a partir das seguintes categorias: gestão flexibilizada, modelo de gestão, catalisação de resultados e perfil da telegerência. Os resultados demonstraram que o teletrabalho surge como uma alternativa muitas vezes informal, acordado entre gestores e subordinados assim, não se observou na amostra pesquisada um preparo específico para o exercício da telegerência, estando sujeitos a problemas inerentes ao novo regime de trabalho. Para os entrevistados, a telegerência surge de forma natural e sua atuação é intuitiva, quando o teletrabalho parte de uma decisão organizacional há ocorrência de treinamentos para capacitação da telegerência, por compreender ser essa decisão alinhada com seus objetivos estratégicos. |
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A GESTÃO DO TELETRABALHOManagement of teleworkingTeletrabalhoTelegerênciaGestão do teletrabalhoTeleworkingTelemanagementTeleworking ManagementCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA aplicação do teletrabalho no Brasil tem progredido e tem sido foco de estudos organizacionais no contexto da flexibilização do trabalho, por despertar novas inquietações quanto às suas vantagens e desafios para a gestão de pessoas. Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo identificar quais os aspectos que caracterizam o trabalho do telegerente na gestão de teletrabalhadores. Como referencial teórico, foram adotados os trabalhos de Antunes (2009), para apresentação dos sentidos e significados do trabalho nos tempos atuais, e de Nilles (1999), no tocante ao teletrabalho e ao papel do telegerente. Trata-se de um estudo exploratório de cunho qualitativo, que se valeu de entrevista semiestruturada com cinco telegerentes de empresas de diferentes segmentos de mercado. Por meio dos dados dos entrevistados, pode-se caracterizar a atuação do telegerente a partir das seguintes categorias: gestão flexibilizada, modelo de gestão, catalisação de resultados e perfil da telegerência. Os resultados demonstraram que o teletrabalho surge como uma alternativa muitas vezes informal, acordado entre gestores e subordinados assim, não se observou na amostra pesquisada um preparo específico para o exercício da telegerência, estando sujeitos a problemas inerentes ao novo regime de trabalho. Para os entrevistados, a telegerência surge de forma natural e sua atuação é intuitiva, quando o teletrabalho parte de uma decisão organizacional há ocorrência de treinamentos para capacitação da telegerência, por compreender ser essa decisão alinhada com seus objetivos estratégicos.The application of telework in Brazil has progressed and has been the focus of organizational studies in the context of work flexibility, to create new concerns about its advantages and challenges for people management. This dissertation is the result of a research that aimed to identify what aspects characterize the work of telemanager in teleworkers management. The theoretical were adopted work of Antunes (2009) to present the meanings of work in the current times, and Nilles (1999), with regard to teleworking and the role of telemanager were adopted. This is an exploratory study with qualitative approach that drew upon semi-structured interviews with telemanagers of different market segments. Through the data of interviewees, we can characterize the performance of the telemanager from the following categories: relaxed management, management model, results catalyst and telemanager profile. The results showed that teleworking emerges as an often informal alternative agreed between managers and subordinates, so not observed in the sample there is no specific preparation for the exercise of telemanagement and are subject to problems inherent in the new working procedures. For the interviewees, telemanagement arises naturally and its performance is intuitive, when teleworking is an organizational decision, a skill building training of telegemanagement occurs, once it is understood as a decision aligned with its strategic objectives.Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOVieira, Almir MartinsCPF:98512548458Guimarães, Luciano Sathler RosaCPF:12165463132http://lattes.cnpq.br/6215535222588743Pereira, Raquel da SilvaCPF:12346525452Silva, Vitor Gustavo da2016-08-02T21:42:35Z2014-06-302014-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/59porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:43Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/59Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:43Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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