EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bretherick, Giselda Geronymo Sanches
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1150
Resumo: Este estudo apresenta uma pesquisa nas obras de Pierre Lévy, sobre as relações entre educação e tecnologia. A investigação está centrada sobre os conceitos de desterritorialização do conhecimento e descentralização do saber. A temática que o referido autor desenvolve, a respeito dos conceitos de ecologia cognitiva, tecnologias da inteligência e inteligência coletiva, assim como o saber e o conhecimento que permeiam a educação do futuro, é o objetivo central deste trabalho. O objeto de pesquisa é a própria produção do autor. Esses conceitos são problematizados levando em conta duas instâncias: de um lado, o conhecimento acadêmico institucionalizado e de outro lado, a proposta de uma inteligência coletiva, que dá espaço para uma dimensão mais ampla do saber humano. Lévy reconhece que cada ser humano sabe alguma coisa, e que, em função disto, entende que o conhecimento no lugar de estar reservado a espaços específicos, está presente na humanidade na forma de uma inteligência coletiva. Acredita que a popularização do acesso ao ciberespaço através das tecnologias da inteligência e da cibercultura resulta em um espaço antropológico onde as inteligências coletivas produzem um espaço de saber democrático , possível a todos os seres humanos e, um espaço de produção de diferentes saberes. Esta pesquisa considera também as resistências à proposta de Pierre Lévy, e, aprofunda, de maneira crítica, a idéia enunciada acima, de uma educação do futuro.(AU)
id METODISTA_cd83e0fb7a46588a7aabeaf81b2f8ed3
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1150
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVYEducaçãoTecnologiaPierre LévyConhecimentoEducationTechnologyPierre LévyKnowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo apresenta uma pesquisa nas obras de Pierre Lévy, sobre as relações entre educação e tecnologia. A investigação está centrada sobre os conceitos de desterritorialização do conhecimento e descentralização do saber. A temática que o referido autor desenvolve, a respeito dos conceitos de ecologia cognitiva, tecnologias da inteligência e inteligência coletiva, assim como o saber e o conhecimento que permeiam a educação do futuro, é o objetivo central deste trabalho. O objeto de pesquisa é a própria produção do autor. Esses conceitos são problematizados levando em conta duas instâncias: de um lado, o conhecimento acadêmico institucionalizado e de outro lado, a proposta de uma inteligência coletiva, que dá espaço para uma dimensão mais ampla do saber humano. Lévy reconhece que cada ser humano sabe alguma coisa, e que, em função disto, entende que o conhecimento no lugar de estar reservado a espaços específicos, está presente na humanidade na forma de uma inteligência coletiva. Acredita que a popularização do acesso ao ciberespaço através das tecnologias da inteligência e da cibercultura resulta em um espaço antropológico onde as inteligências coletivas produzem um espaço de saber democrático , possível a todos os seres humanos e, um espaço de produção de diferentes saberes. Esta pesquisa considera também as resistências à proposta de Pierre Lévy, e, aprofunda, de maneira crítica, a idéia enunciada acima, de uma educação do futuro.(AU)This study presents a research on the relationship between education and technology in the works of Pierre Lévy. The research focuses on the concepts of decentralization and deterritorialization of knowledge. The theme that the author develops about cognitive ecology, intelligence technology and collective intelligence, as well as the knowledge that permeate the education of the future, is the goal of this work. The object of research is the very production of the author. These concepts are problematized considering two cases: on the one hand, the institutionalized academic knowledge, and on the other hand, the proposal for a collective intelligence, which gives way to a broader dimension of human knowledge. Levy recognizes that every human being knows something, and that, because of this, understands that knowledge, rather than being restricted to specific areas, is present in humanity as a collective intelligence. He believes that widespread access to cyberspace through the use of intelligence and cyberculture result in an "anthropological space" where collective intelligence produces a "democratic space of knowledge" possible to all humans and, finally, a "production area of production of different kinds of knowledge. This research also considers the opposition to Lévy‟s proposal, and taking into account possible objections, wishes to critically investigate to a deeper point the idea of an education of the future.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239Costa, José Manuel MoranCPF:94200002000Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Bretherick, Giselda Geronymo Sanches2016-08-03T16:16:15Z2011-04-072010-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRETHERICK, Giselda Geronymo Sanches. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:16Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1150Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:16Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY
title EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY
spellingShingle EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY
Bretherick, Giselda Geronymo Sanches
Educação
Tecnologia
Pierre Lévy
Conhecimento
Education
Technology
Pierre Lévy
Knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY
title_full EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY
title_fullStr EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY
title_sort EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY
author Bretherick, Giselda Geronymo Sanches
author_facet Bretherick, Giselda Geronymo Sanches
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Danilo Di Manno de
CPF:12348989232
http://lattes.cnpq.br/3222432876274239
Costa, José Manuel Moran
CPF:94200002000
Bahia, Norines Panicacci
CPF:49852963032
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022
dc.contributor.author.fl_str_mv Bretherick, Giselda Geronymo Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologia
Pierre Lévy
Conhecimento
Education
Technology
Pierre Lévy
Knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Tecnologia
Pierre Lévy
Conhecimento
Education
Technology
Pierre Lévy
Knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo apresenta uma pesquisa nas obras de Pierre Lévy, sobre as relações entre educação e tecnologia. A investigação está centrada sobre os conceitos de desterritorialização do conhecimento e descentralização do saber. A temática que o referido autor desenvolve, a respeito dos conceitos de ecologia cognitiva, tecnologias da inteligência e inteligência coletiva, assim como o saber e o conhecimento que permeiam a educação do futuro, é o objetivo central deste trabalho. O objeto de pesquisa é a própria produção do autor. Esses conceitos são problematizados levando em conta duas instâncias: de um lado, o conhecimento acadêmico institucionalizado e de outro lado, a proposta de uma inteligência coletiva, que dá espaço para uma dimensão mais ampla do saber humano. Lévy reconhece que cada ser humano sabe alguma coisa, e que, em função disto, entende que o conhecimento no lugar de estar reservado a espaços específicos, está presente na humanidade na forma de uma inteligência coletiva. Acredita que a popularização do acesso ao ciberespaço através das tecnologias da inteligência e da cibercultura resulta em um espaço antropológico onde as inteligências coletivas produzem um espaço de saber democrático , possível a todos os seres humanos e, um espaço de produção de diferentes saberes. Esta pesquisa considera também as resistências à proposta de Pierre Lévy, e, aprofunda, de maneira crítica, a idéia enunciada acima, de uma educação do futuro.(AU)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-26
2011-04-07
2016-08-03T16:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRETHERICK, Giselda Geronymo Sanches. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1150
identifier_str_mv BRETHERICK, Giselda Geronymo Sanches. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999406006272