As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102016-142400/ |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo compreender e discutir as abordagens e teorias que sustentam o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, em suas diferentes instâncias. Para tanto, o trabalho teve como objeto de análise as noções de conhecimento de Pierre Lévy, bem como as implicações destas no campo da educação. A escolha pelo referido autor se baseou na constatação da frequência significativa de citações de suas obras e suas ideias, sobre os processos de conhecimento no universo virtual, em trabalhos acadêmicos, na produção especializada e nos meios de comunicação de massa. A constância de suas reflexões e de seus conceitos, como por exemplo, inteligência coletiva, ecologia cognitiva, economia do saber, entre outros, demonstram sua influência na formação de discursos e visões sobre o uso dos computadores para fins educacionais. As noções do autor são expostas e debatidas à luz de teorias e pensadores que analisam o fenômeno das tecnologias da informação e comunicação e seu uso na educação, sob perspectivas distintas das de Pierre Lévy. Este trabalho tem a intenção de apresentar abordagens críticas e reflexões sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, segundo um ponto de vista prudente e criterioso, contrapondo-se, dessa forma às posições entusiastas e apologéticas. |
id |
USP_8acd8b185a7a22e1bf4f6f6a560f6191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18102016-142400 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educaçãoPierre Lévy\'s notions of knowledge and their implications in educationEducaçãoEducationEpistemologiaEpistemologyInformation and communication technologiesPierre LévyPierre LévyTecnologias da informação e comunicaçãoEsta dissertação tem por objetivo compreender e discutir as abordagens e teorias que sustentam o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, em suas diferentes instâncias. Para tanto, o trabalho teve como objeto de análise as noções de conhecimento de Pierre Lévy, bem como as implicações destas no campo da educação. A escolha pelo referido autor se baseou na constatação da frequência significativa de citações de suas obras e suas ideias, sobre os processos de conhecimento no universo virtual, em trabalhos acadêmicos, na produção especializada e nos meios de comunicação de massa. A constância de suas reflexões e de seus conceitos, como por exemplo, inteligência coletiva, ecologia cognitiva, economia do saber, entre outros, demonstram sua influência na formação de discursos e visões sobre o uso dos computadores para fins educacionais. As noções do autor são expostas e debatidas à luz de teorias e pensadores que analisam o fenômeno das tecnologias da informação e comunicação e seu uso na educação, sob perspectivas distintas das de Pierre Lévy. Este trabalho tem a intenção de apresentar abordagens críticas e reflexões sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, segundo um ponto de vista prudente e criterioso, contrapondo-se, dessa forma às posições entusiastas e apologéticas.This research aims to understand and discuss the approaches and theories that support the use of information and communication technologies in education in its different instances. Thus, the work had as object of analysis the Pierre Lévys notions of knowledge as well as their implications in the education field. The choice for that author considered the finding of significant frequency of citations of his works and ideas about knowledge processes in the virtual universe present in academic papers, in specialized production and in mass media. The constancy of his thoughts and concepts, such as collective intelligence, cognitive ecology, economy of knowledge, among others, demonstrate his influence on the formation of discourses and views about the use of computers for educational purposes. The authors ideas are presented and debated in the light of theories and thinkers who analyze the phenomenon of information and communication technologies and their use in education, from different perspectives of those of Pierre Lévy. This research also intended to present critical approaches and reflections on the use of information and communication technologies in education, according to a prudent and judicious point of view and, that way, in stark contrast with the enthusiasts and apologetic positions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGottschalk, Cristiane Maria CorneliaResende, Ieda Maria de2016-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102016-142400/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:58Zoai:teses.usp.br:tde-18102016-142400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação Pierre Lévy\'s notions of knowledge and their implications in education |
title |
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação |
spellingShingle |
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação Resende, Ieda Maria de Educação Education Epistemologia Epistemology Information and communication technologies Pierre Lévy Pierre Lévy Tecnologias da informação e comunicação |
title_short |
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação |
title_full |
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação |
title_fullStr |
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação |
title_full_unstemmed |
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação |
title_sort |
As noções de conhecimento de Pierre Lévy e suas implicações na educação |
author |
Resende, Ieda Maria de |
author_facet |
Resende, Ieda Maria de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gottschalk, Cristiane Maria Cornelia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Ieda Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Education Epistemologia Epistemology Information and communication technologies Pierre Lévy Pierre Lévy Tecnologias da informação e comunicação |
topic |
Educação Education Epistemologia Epistemology Information and communication technologies Pierre Lévy Pierre Lévy Tecnologias da informação e comunicação |
description |
Esta dissertação tem por objetivo compreender e discutir as abordagens e teorias que sustentam o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, em suas diferentes instâncias. Para tanto, o trabalho teve como objeto de análise as noções de conhecimento de Pierre Lévy, bem como as implicações destas no campo da educação. A escolha pelo referido autor se baseou na constatação da frequência significativa de citações de suas obras e suas ideias, sobre os processos de conhecimento no universo virtual, em trabalhos acadêmicos, na produção especializada e nos meios de comunicação de massa. A constância de suas reflexões e de seus conceitos, como por exemplo, inteligência coletiva, ecologia cognitiva, economia do saber, entre outros, demonstram sua influência na formação de discursos e visões sobre o uso dos computadores para fins educacionais. As noções do autor são expostas e debatidas à luz de teorias e pensadores que analisam o fenômeno das tecnologias da informação e comunicação e seu uso na educação, sob perspectivas distintas das de Pierre Lévy. Este trabalho tem a intenção de apresentar abordagens críticas e reflexões sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, segundo um ponto de vista prudente e criterioso, contrapondo-se, dessa forma às posições entusiastas e apologéticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102016-142400/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102016-142400/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257114655850496 |