A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1803
Resumo: No Brasil, o Big Data – ferramenta de coleta e análise de grandes volumes de dados de diversas fontes para descoberta de padrões e tendências – ainda gera dúvidas sobre suas possibilidades de aplicação em todos os setores, em especial nos de comunicação e marketing. Para muitas organizações, a adoção dessa vertente da área das ciências da computação como parte das suas estratégias ainda gera incertezas, porém, mediante ao que já aponta este estudo, se tornará ferramenta cada vez mais comum entre os profissionais das áreas da comunicação. Ao mesmo tempo em que o marketing e a comunicação têm demonstrado ser as áreas que mais se apropriam do Big Data como ferramenta de suporte para a tomada de importantes decisões corporativas, percebe-se que a falta da cultura da comunicação nas empresas tem sido um grande empecilho para o pleno desenvolvimento de projetos que envolvam Big Data, o que tem comprometido seus resultados. Este estudo tem o objetivo de compreender como é o fluxo da comunicação administrativa em algumas corporações brasileiras e o quanto essa comunicação influencia no sucesso de projetos com tomadas de decisão baseadas na análise de dados por meio da ferramenta Big Data. Para atingir esses objetivos, este estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com profissionais de corporações envolvidas diretamente com o tema deste projeto.
id METODISTA_cdd8152d7cd2982baaa8274b4efd7e48
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1803
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRASTHE INFLUENCE OF INTERNAL ADMINISTRATIVE COMMUNICATION FOR THE SUCCESS OF BIG DATA PROJECTS IN BRAZILIAN CORPORATIONSBig Data. Marketing; Comunicação Administrativa Interna; Data DrivenBig Data. Marketing; Internal Administrative Communication; Data DrivenCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAONo Brasil, o Big Data – ferramenta de coleta e análise de grandes volumes de dados de diversas fontes para descoberta de padrões e tendências – ainda gera dúvidas sobre suas possibilidades de aplicação em todos os setores, em especial nos de comunicação e marketing. Para muitas organizações, a adoção dessa vertente da área das ciências da computação como parte das suas estratégias ainda gera incertezas, porém, mediante ao que já aponta este estudo, se tornará ferramenta cada vez mais comum entre os profissionais das áreas da comunicação. Ao mesmo tempo em que o marketing e a comunicação têm demonstrado ser as áreas que mais se apropriam do Big Data como ferramenta de suporte para a tomada de importantes decisões corporativas, percebe-se que a falta da cultura da comunicação nas empresas tem sido um grande empecilho para o pleno desenvolvimento de projetos que envolvam Big Data, o que tem comprometido seus resultados. Este estudo tem o objetivo de compreender como é o fluxo da comunicação administrativa em algumas corporações brasileiras e o quanto essa comunicação influencia no sucesso de projetos com tomadas de decisão baseadas na análise de dados por meio da ferramenta Big Data. Para atingir esses objetivos, este estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com profissionais de corporações envolvidas diretamente com o tema deste projeto.In Brazil, Big Data – a tool for collecting and analyzing large volumes of data from many sources for the discovery of patterns and trends – still raises questions about its possibilities of application in all areas, especially in communication and marketing. For many organizations, the adoption of this aspect of the computer science area as part of their strategies still generates uncertainties, but, through what already pointed out this study, will become an increasingly common tool among professionals in the areas of communication. At the same time that marketing and communication have proven to be the areas that most appropriate Big Data as a support tool for making important corporate decisions, it has been noticed that the lack of corporate communication culture has been a obstacle in the development of projects involving Big Data, which has compromised its results. This study aims to understand how is the flow of administrative communication in some Brazilian corporations, and how much this communication influences the success of projects with decision-making based on data analysis through the Big Data tool. To achieve these objectives, this study was based on bibliographic research and semi-structured interviews with professionals of corporations directly involved with the theme of this project.Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialMarkus, KleberYanaze , Mitsuru HiguchiSantos , Marli dosBueno, Wilson da CostaMONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI2019-01-21T18:52:54Z2017-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS. 2017. 114 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-01-21T18:52:54Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1803Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-01-21T18:52:54Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS
THE INFLUENCE OF INTERNAL ADMINISTRATIVE COMMUNICATION FOR THE SUCCESS OF BIG DATA PROJECTS IN BRAZILIAN CORPORATIONS
title A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS
MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI
Big Data. Marketing; Comunicação Administrativa Interna; Data Driven
Big Data. Marketing; Internal Administrative Communication; Data Driven
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS
title_full A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS
title_sort A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS
author MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI
author_facet MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Markus, Kleber
Yanaze , Mitsuru Higuchi
Santos , Marli dos
Bueno, Wilson da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI
dc.subject.por.fl_str_mv Big Data. Marketing; Comunicação Administrativa Interna; Data Driven
Big Data. Marketing; Internal Administrative Communication; Data Driven
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Big Data. Marketing; Comunicação Administrativa Interna; Data Driven
Big Data. Marketing; Internal Administrative Communication; Data Driven
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description No Brasil, o Big Data – ferramenta de coleta e análise de grandes volumes de dados de diversas fontes para descoberta de padrões e tendências – ainda gera dúvidas sobre suas possibilidades de aplicação em todos os setores, em especial nos de comunicação e marketing. Para muitas organizações, a adoção dessa vertente da área das ciências da computação como parte das suas estratégias ainda gera incertezas, porém, mediante ao que já aponta este estudo, se tornará ferramenta cada vez mais comum entre os profissionais das áreas da comunicação. Ao mesmo tempo em que o marketing e a comunicação têm demonstrado ser as áreas que mais se apropriam do Big Data como ferramenta de suporte para a tomada de importantes decisões corporativas, percebe-se que a falta da cultura da comunicação nas empresas tem sido um grande empecilho para o pleno desenvolvimento de projetos que envolvam Big Data, o que tem comprometido seus resultados. Este estudo tem o objetivo de compreender como é o fluxo da comunicação administrativa em algumas corporações brasileiras e o quanto essa comunicação influencia no sucesso de projetos com tomadas de decisão baseadas na análise de dados por meio da ferramenta Big Data. Para atingir esses objetivos, este estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com profissionais de corporações envolvidas diretamente com o tema deste projeto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
2019-01-21T18:52:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS. 2017. 114 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1803
identifier_str_mv MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS. 2017. 114 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602004231553024