A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1803 |
Resumo: | No Brasil, o Big Data – ferramenta de coleta e análise de grandes volumes de dados de diversas fontes para descoberta de padrões e tendências – ainda gera dúvidas sobre suas possibilidades de aplicação em todos os setores, em especial nos de comunicação e marketing. Para muitas organizações, a adoção dessa vertente da área das ciências da computação como parte das suas estratégias ainda gera incertezas, porém, mediante ao que já aponta este estudo, se tornará ferramenta cada vez mais comum entre os profissionais das áreas da comunicação. Ao mesmo tempo em que o marketing e a comunicação têm demonstrado ser as áreas que mais se apropriam do Big Data como ferramenta de suporte para a tomada de importantes decisões corporativas, percebe-se que a falta da cultura da comunicação nas empresas tem sido um grande empecilho para o pleno desenvolvimento de projetos que envolvam Big Data, o que tem comprometido seus resultados. Este estudo tem o objetivo de compreender como é o fluxo da comunicação administrativa em algumas corporações brasileiras e o quanto essa comunicação influencia no sucesso de projetos com tomadas de decisão baseadas na análise de dados por meio da ferramenta Big Data. Para atingir esses objetivos, este estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com profissionais de corporações envolvidas diretamente com o tema deste projeto. |
id |
METODISTA_cdd8152d7cd2982baaa8274b4efd7e48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1803 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRASTHE INFLUENCE OF INTERNAL ADMINISTRATIVE COMMUNICATION FOR THE SUCCESS OF BIG DATA PROJECTS IN BRAZILIAN CORPORATIONSBig Data. Marketing; Comunicação Administrativa Interna; Data DrivenBig Data. Marketing; Internal Administrative Communication; Data DrivenCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAONo Brasil, o Big Data – ferramenta de coleta e análise de grandes volumes de dados de diversas fontes para descoberta de padrões e tendências – ainda gera dúvidas sobre suas possibilidades de aplicação em todos os setores, em especial nos de comunicação e marketing. Para muitas organizações, a adoção dessa vertente da área das ciências da computação como parte das suas estratégias ainda gera incertezas, porém, mediante ao que já aponta este estudo, se tornará ferramenta cada vez mais comum entre os profissionais das áreas da comunicação. Ao mesmo tempo em que o marketing e a comunicação têm demonstrado ser as áreas que mais se apropriam do Big Data como ferramenta de suporte para a tomada de importantes decisões corporativas, percebe-se que a falta da cultura da comunicação nas empresas tem sido um grande empecilho para o pleno desenvolvimento de projetos que envolvam Big Data, o que tem comprometido seus resultados. Este estudo tem o objetivo de compreender como é o fluxo da comunicação administrativa em algumas corporações brasileiras e o quanto essa comunicação influencia no sucesso de projetos com tomadas de decisão baseadas na análise de dados por meio da ferramenta Big Data. Para atingir esses objetivos, este estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com profissionais de corporações envolvidas diretamente com o tema deste projeto.In Brazil, Big Data – a tool for collecting and analyzing large volumes of data from many sources for the discovery of patterns and trends – still raises questions about its possibilities of application in all areas, especially in communication and marketing. For many organizations, the adoption of this aspect of the computer science area as part of their strategies still generates uncertainties, but, through what already pointed out this study, will become an increasingly common tool among professionals in the areas of communication. At the same time that marketing and communication have proven to be the areas that most appropriate Big Data as a support tool for making important corporate decisions, it has been noticed that the lack of corporate communication culture has been a obstacle in the development of projects involving Big Data, which has compromised its results. This study aims to understand how is the flow of administrative communication in some Brazilian corporations, and how much this communication influences the success of projects with decision-making based on data analysis through the Big Data tool. To achieve these objectives, this study was based on bibliographic research and semi-structured interviews with professionals of corporations directly involved with the theme of this project.Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialMarkus, KleberYanaze , Mitsuru HiguchiSantos , Marli dosBueno, Wilson da CostaMONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI2019-01-21T18:52:54Z2017-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS. 2017. 114 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-01-21T18:52:54Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1803Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-01-21T18:52:54Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS THE INFLUENCE OF INTERNAL ADMINISTRATIVE COMMUNICATION FOR THE SUCCESS OF BIG DATA PROJECTS IN BRAZILIAN CORPORATIONS |
title |
A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI Big Data. Marketing; Comunicação Administrativa Interna; Data Driven Big Data. Marketing; Internal Administrative Communication; Data Driven CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS |
title_full |
A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS |
author |
MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI |
author_facet |
MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Markus, Kleber Yanaze , Mitsuru Higuchi Santos , Marli dos Bueno, Wilson da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Data. Marketing; Comunicação Administrativa Interna; Data Driven Big Data. Marketing; Internal Administrative Communication; Data Driven CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Big Data. Marketing; Comunicação Administrativa Interna; Data Driven Big Data. Marketing; Internal Administrative Communication; Data Driven CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
No Brasil, o Big Data – ferramenta de coleta e análise de grandes volumes de dados de diversas fontes para descoberta de padrões e tendências – ainda gera dúvidas sobre suas possibilidades de aplicação em todos os setores, em especial nos de comunicação e marketing. Para muitas organizações, a adoção dessa vertente da área das ciências da computação como parte das suas estratégias ainda gera incertezas, porém, mediante ao que já aponta este estudo, se tornará ferramenta cada vez mais comum entre os profissionais das áreas da comunicação. Ao mesmo tempo em que o marketing e a comunicação têm demonstrado ser as áreas que mais se apropriam do Big Data como ferramenta de suporte para a tomada de importantes decisões corporativas, percebe-se que a falta da cultura da comunicação nas empresas tem sido um grande empecilho para o pleno desenvolvimento de projetos que envolvam Big Data, o que tem comprometido seus resultados. Este estudo tem o objetivo de compreender como é o fluxo da comunicação administrativa em algumas corporações brasileiras e o quanto essa comunicação influencia no sucesso de projetos com tomadas de decisão baseadas na análise de dados por meio da ferramenta Big Data. Para atingir esses objetivos, este estudo se baseou em pesquisa bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com profissionais de corporações envolvidas diretamente com o tema deste projeto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 2019-01-21T18:52:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS. 2017. 114 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo . http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1803 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, ANDRE LUÍS BETINI. A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA INTERNA PARA O SUCESSO DE PROJETOS COM BIG DATA NAS CORPORAÇÕES BRASILEIRAS. 2017. 114 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo . |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602004231553024 |