COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/871 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar e discutir a ambientação como elemento de comunicação aplicado ao ponto-de-venda livraria e observar e analisar como as atuais lojas se adaptaram a uma realidade de mercado, que visa envolver o cliente em uma experiência prazerosa, tendo em vista a concorrência do comércio virtual e a crescente venda de livros em supermercados. Pretende-se, neste trabalho, compreender a utilização dos diversos elementos sensoriais que envolvem: tato, olfato, paladar, visão e audição no ponto-de-venda físico. O objeto de estudo é a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, sua relevância ocorre pelo fato da livraria ser a maior loja em metros quadrados do país. Por tratar-se de um fenômeno contemporâneo inserido no contexto da vida real, a metodologia utilizada é o Estudo de Caso Único e os procedimentos metodológicos são observação direta do consumidor no ponto-de-venda, pesquisa bibliográfica, entrevistas com freqüentadores da loja e com profissionais do setor. Pode-se concluir que as características hedônicas do consumidor contemporâneo que busca experiências prazerosas associada a sinergia da comunicação integrada de marketing favorecem para os resultados positivos apresentados pela livraria.(AU) |
id |
METODISTA_d0cf07ca02cafc5be9bbbcf503c83a61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/871 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAScomunicação integrada de marketingmerchandising no ponto-de-vendaambientaçãoexibitécnicaintegrated marketing communicationmerchandise in point of salestore layoutlayout techniqueCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta pesquisa tem como objetivo investigar e discutir a ambientação como elemento de comunicação aplicado ao ponto-de-venda livraria e observar e analisar como as atuais lojas se adaptaram a uma realidade de mercado, que visa envolver o cliente em uma experiência prazerosa, tendo em vista a concorrência do comércio virtual e a crescente venda de livros em supermercados. Pretende-se, neste trabalho, compreender a utilização dos diversos elementos sensoriais que envolvem: tato, olfato, paladar, visão e audição no ponto-de-venda físico. O objeto de estudo é a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, sua relevância ocorre pelo fato da livraria ser a maior loja em metros quadrados do país. Por tratar-se de um fenômeno contemporâneo inserido no contexto da vida real, a metodologia utilizada é o Estudo de Caso Único e os procedimentos metodológicos são observação direta do consumidor no ponto-de-venda, pesquisa bibliográfica, entrevistas com freqüentadores da loja e com profissionais do setor. Pode-se concluir que as características hedônicas do consumidor contemporâneo que busca experiências prazerosas associada a sinergia da comunicação integrada de marketing favorecem para os resultados positivos apresentados pela livraria.(AU)This research aims to investigate and discuss the store layout as an element of communication applied to the point of sale book store, observing and analyzing how the current stores are being adapted to the market reality, which aims to provide the customer with a pleasant experience, considering the competition against e-commerce and supermarkets that have been selling books. It aims to understand the use of the different senses, which are: touch, smell, taste, sight and hearing in the point of sale itself. The object of study is Livraria Cultura, at Conjunto Nacional, since it s the biggest book store in Brazil, considering its dimensions. Since it s a contemporary phenomenon inside real life, the methodology is the Single Study Case and the methodology procedures are: direct observation of the customer at the point of sale, bibliography research and interviews with frequent customers and professionals in this area. We can conclude that the hedonistic characteristics of the contemporary customer, who searches for pleasant experiences associated to the synergy in integrated marketing communication, favors the positive results presented by the book store.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOGalindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Yanaze, Mitsuru HiguchiCPF:21615123123http://lattes.cnpq.br/0860597739869236Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Sá, Andréa Firmino de2016-08-03T12:31:00Z2011-05-102009-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁ, Andréa Firmino de. COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:44Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/871Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:44Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS |
title |
COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS Sá, Andréa Firmino de comunicação integrada de marketing merchandising no ponto-de-venda ambientação exibitécnica integrated marketing communication merchandise in point of sale store layout layout technique CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS |
title_full |
COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS |
title_sort |
COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS |
author |
Sá, Andréa Firmino de |
author_facet |
Sá, Andréa Firmino de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galindo, Daniel dos Santos CPF:16502650000 http://lattes.cnpq.br/1101827075498113 Yanaze, Mitsuru Higuchi CPF:21615123123 http://lattes.cnpq.br/0860597739869236 Gonçalves, Elizabeth Moraes CPF:16489456120 http://lattes.cnpq.br/1270011884916244 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Andréa Firmino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação integrada de marketing merchandising no ponto-de-venda ambientação exibitécnica integrated marketing communication merchandise in point of sale store layout layout technique CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
comunicação integrada de marketing merchandising no ponto-de-venda ambientação exibitécnica integrated marketing communication merchandise in point of sale store layout layout technique CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar e discutir a ambientação como elemento de comunicação aplicado ao ponto-de-venda livraria e observar e analisar como as atuais lojas se adaptaram a uma realidade de mercado, que visa envolver o cliente em uma experiência prazerosa, tendo em vista a concorrência do comércio virtual e a crescente venda de livros em supermercados. Pretende-se, neste trabalho, compreender a utilização dos diversos elementos sensoriais que envolvem: tato, olfato, paladar, visão e audição no ponto-de-venda físico. O objeto de estudo é a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, sua relevância ocorre pelo fato da livraria ser a maior loja em metros quadrados do país. Por tratar-se de um fenômeno contemporâneo inserido no contexto da vida real, a metodologia utilizada é o Estudo de Caso Único e os procedimentos metodológicos são observação direta do consumidor no ponto-de-venda, pesquisa bibliográfica, entrevistas com freqüentadores da loja e com profissionais do setor. Pode-se concluir que as características hedônicas do consumidor contemporâneo que busca experiências prazerosas associada a sinergia da comunicação integrada de marketing favorecem para os resultados positivos apresentados pela livraria.(AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-15 2011-05-10 2016-08-03T12:31:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÁ, Andréa Firmino de. COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/871 |
identifier_str_mv |
SÁ, Andréa Firmino de. COMUNICAÇÃO NO PONTO-DE-VENDA: ASPECTOS SENSORIAIS NA AMBIENTAÇÃO DAS MEGALIVRARIAS. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997764984832 |