PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SZABÓ JÚNIOR, ADALBERTO MOHAI
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2019
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a inserção da gamificação no currículo do ensino superior, levando-se em consideração os seus desafios e possibilidades. O que justifica este estudo, do ponto de vista acadêmico, é o fato de que, embora o número de publicações que versam sobre o tema deste trabalho tenha crescido exponencialmente, nos últimos anos, o que foi evidenciado durante o mapeamento realizado em diferentes fontes, tendo como referência o período compreendido entre 2015 e 2020, ainda existem docentes que podem não estar utilizando tais conceitos em suas aulas por não saberem de que forma possam ser incorporados. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão problematizadora: de que forma os games e a gamificação podem fomentar o engajamento dos alunos do ensino superior? Este estudo leva em consideração a impressão de que os games e a gamificação podem ser usados para promover o engajamento dos alunos, colocando-os na condição de agentes ativos. Optamos pela metodologia da pesquisa de campo, de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com base em dados bibliográficos, registros fotográficos, entrevistas e questionários. Para a revisão de estudos anteriores, consideramos o período de 2015 a 2018 de dissertações e teses do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O referencial teórico que sustenta este trabalho é, entre outros, o conceito de game (HUIZINGA, 2000; MCGONIGAL, 2012 e CAILLOIS, 2017) e de gamificação (BURKE, 2015; ALVES, 2015 e BOLLER e KAPP, 2018). O contexto da pesquisa envolve professores e alunos de uma instituição de ensino superior particular e, dentre os resultados encontrados, destaca-se a identificação das práticas de gamificação, respeitando-se as especificidades de cada circunstância, bem como os seus desafios e possibilidades
id METODISTA_e598eaeb21067dc6abece4e2e1ae5dd8
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2019
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADESTEACHING PERCEPTIONS ON THE USE OF GAMES AND GAMIFICATION IN HIGHER EDUCATION: CHALLENGES AND POSSIBILITIESEducação; Game; Gamificação; Ensino SuperiorEducation; Game; Gamification; Higher EducationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar a inserção da gamificação no currículo do ensino superior, levando-se em consideração os seus desafios e possibilidades. O que justifica este estudo, do ponto de vista acadêmico, é o fato de que, embora o número de publicações que versam sobre o tema deste trabalho tenha crescido exponencialmente, nos últimos anos, o que foi evidenciado durante o mapeamento realizado em diferentes fontes, tendo como referência o período compreendido entre 2015 e 2020, ainda existem docentes que podem não estar utilizando tais conceitos em suas aulas por não saberem de que forma possam ser incorporados. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão problematizadora: de que forma os games e a gamificação podem fomentar o engajamento dos alunos do ensino superior? Este estudo leva em consideração a impressão de que os games e a gamificação podem ser usados para promover o engajamento dos alunos, colocando-os na condição de agentes ativos. Optamos pela metodologia da pesquisa de campo, de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com base em dados bibliográficos, registros fotográficos, entrevistas e questionários. Para a revisão de estudos anteriores, consideramos o período de 2015 a 2018 de dissertações e teses do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O referencial teórico que sustenta este trabalho é, entre outros, o conceito de game (HUIZINGA, 2000; MCGONIGAL, 2012 e CAILLOIS, 2017) e de gamificação (BURKE, 2015; ALVES, 2015 e BOLLER e KAPP, 2018). O contexto da pesquisa envolve professores e alunos de uma instituição de ensino superior particular e, dentre os resultados encontrados, destaca-se a identificação das práticas de gamificação, respeitando-se as especificidades de cada circunstância, bem como os seus desafios e possibilidadesThis research aims to analyze the insertion of gamification in the curriculum of higher education, considering its challenges and possibilities. What justifies this study from the academic point of view is the fact that, although the number of publications dealing with the object of study in this work has grown exponentially in recent years, what was evidenced during the mapping carried out in different sources, having as reference the period between 2015 and 2020, there are still teachers who may not be using such concepts in their classes because they do not know how they can be incorporated. This research seeks to answer the following problematic question: how can games and gamification encourage the engagement of higher education students? This study considers the impression that games and gamification can be used to promote student engagement, placing them as active agents. We opted for the field research methodology, of qualitative nature, of the exploratory type, based on bibliographic data, photographic records, interviews, and questionnaires. For the review of previous studies, we considered the period from 2015 to 2018 of dissertations and theses of the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), of the Bank of Theses and Dissertations of the Methodist University of São Paulo ( UMESP) and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The theoretical framework that supports this work is, among others, the concept of game (HUIZINGA, 2000; MCGONIGAL, 2012 and CAILLOIS, 2017) and gamification (BURKE, 2015; ALVES, 2015 and BOLLER and KAPP, 2018). The research context involves teachers and students from a private higher education institution and, among the results found, the identification of gamification practices stands out, respecting the specificities of each circumstance, as well as their challenges and possibilities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoAndré, Claudio FernandoJosgrilberg, Fabio BotelhoSouza , Vitor Chaves deMarques, Angelo Eduardo BattistiniTabares , ValentinaSZABÓ JÚNIOR, ADALBERTO MOHAI2021-01-20T19:41:44Z2020-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSZABÓ JÚNIOR, ADALBERTO MOHAI. PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2020. 179 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-01-20T19:41:44Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2019Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-01-20T19:41:44Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
TEACHING PERCEPTIONS ON THE USE OF GAMES AND GAMIFICATION IN HIGHER EDUCATION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES
title PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
SZABÓ JÚNIOR, ADALBERTO MOHAI
Educação; Game; Gamificação; Ensino Superior
Education; Game; Gamification; Higher Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_sort PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
author SZABÓ JÚNIOR, ADALBERTO MOHAI
author_facet SZABÓ JÚNIOR, ADALBERTO MOHAI
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv André, Claudio Fernando
Josgrilberg, Fabio Botelho
Souza , Vitor Chaves de
Marques, Angelo Eduardo Battistini
Tabares , Valentina
dc.contributor.author.fl_str_mv SZABÓ JÚNIOR, ADALBERTO MOHAI
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Game; Gamificação; Ensino Superior
Education; Game; Gamification; Higher Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação; Game; Gamificação; Ensino Superior
Education; Game; Gamification; Higher Education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a inserção da gamificação no currículo do ensino superior, levando-se em consideração os seus desafios e possibilidades. O que justifica este estudo, do ponto de vista acadêmico, é o fato de que, embora o número de publicações que versam sobre o tema deste trabalho tenha crescido exponencialmente, nos últimos anos, o que foi evidenciado durante o mapeamento realizado em diferentes fontes, tendo como referência o período compreendido entre 2015 e 2020, ainda existem docentes que podem não estar utilizando tais conceitos em suas aulas por não saberem de que forma possam ser incorporados. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão problematizadora: de que forma os games e a gamificação podem fomentar o engajamento dos alunos do ensino superior? Este estudo leva em consideração a impressão de que os games e a gamificação podem ser usados para promover o engajamento dos alunos, colocando-os na condição de agentes ativos. Optamos pela metodologia da pesquisa de campo, de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com base em dados bibliográficos, registros fotográficos, entrevistas e questionários. Para a revisão de estudos anteriores, consideramos o período de 2015 a 2018 de dissertações e teses do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Banco de Teses e Dissertações da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O referencial teórico que sustenta este trabalho é, entre outros, o conceito de game (HUIZINGA, 2000; MCGONIGAL, 2012 e CAILLOIS, 2017) e de gamificação (BURKE, 2015; ALVES, 2015 e BOLLER e KAPP, 2018). O contexto da pesquisa envolve professores e alunos de uma instituição de ensino superior particular e, dentre os resultados encontrados, destaca-se a identificação das práticas de gamificação, respeitando-se as especificidades de cada circunstância, bem como os seus desafios e possibilidades
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
2021-01-20T19:41:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SZABÓ JÚNIOR, ADALBERTO MOHAI. PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2020. 179 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2019
identifier_str_mv SZABÓ JÚNIOR, ADALBERTO MOHAI. PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE GAMES E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2020. 179 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005418541056