Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/554 |
Resumo: | Quando olhamos o histórico da Escola Bíblica Dominical (EBD) no Brasil, com exceção do material produzido e trazido por missionários estadunidenses, até muito recentemente, apenas um brasileiro batista, Lécio Dornas, produziu literatura que auxiliasse pastores, líderes e professores nesta difícil tarefa da docência cristã. Em sua trilogia: Socorro sou Professor da Escola Dominical de 1997, Vencendo os Inimigos da Escola Dominical de 1998 e A Nova EBD, A EBD de Sempre de 2001, Dornas introduz o docente a novas possibilidades na EBD. Todavia, em seus pressupostos pedagógicos e teológicos, a proposta de Dornas evidencia algumas limitações para a construção de uma práxis educacional dialógico-libertadora que responda às necessidades e desafios contemporâneos. O objetivo desta dissertação é oferecer uma leitura crítica dos pressupostos pedagógicos e teológicos da proposta de Lécio Dornas para a EBD da Igreja Batista a partir de Paulo Freire e Juan Luis Segundo. Ambos revelarão uma nova abordagem para a EBD que pretende constituir-se como práxis. |
id |
METODISTA_eda935b5f45385b537591639e122b072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/554 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.Pedagogical and Theological Tenets of the Baptist Church Sunday School: A Critical Reading of LÉCIO DORNAS Proposal from the Perspective of PAULO FREIRE and JUAN LUIS SEGUNDO.EducaçãoTeologiaRevelaçãoEBDIgreja Batista.EducationTheologyRevelationSunday School, Baptist Church.CNPQ::CIENCIAS HUMANASQuando olhamos o histórico da Escola Bíblica Dominical (EBD) no Brasil, com exceção do material produzido e trazido por missionários estadunidenses, até muito recentemente, apenas um brasileiro batista, Lécio Dornas, produziu literatura que auxiliasse pastores, líderes e professores nesta difícil tarefa da docência cristã. Em sua trilogia: Socorro sou Professor da Escola Dominical de 1997, Vencendo os Inimigos da Escola Dominical de 1998 e A Nova EBD, A EBD de Sempre de 2001, Dornas introduz o docente a novas possibilidades na EBD. Todavia, em seus pressupostos pedagógicos e teológicos, a proposta de Dornas evidencia algumas limitações para a construção de uma práxis educacional dialógico-libertadora que responda às necessidades e desafios contemporâneos. O objetivo desta dissertação é oferecer uma leitura crítica dos pressupostos pedagógicos e teológicos da proposta de Lécio Dornas para a EBD da Igreja Batista a partir de Paulo Freire e Juan Luis Segundo. Ambos revelarão uma nova abordagem para a EBD que pretende constituir-se como práxis.When we look at the records of Sunday School in Brazil, with exception of the material produced and brought by North American missionaries, until very recently, only one Baptist Brazilian, Lécio Dornas, had produced literature which aided pastors, leaders and teachers in the tough task of Christian teaching. In his trilogy: Help I m a Sunday School Teacher from 1997, Defeating the Sunday School Enemies from 1998 and The New Sunday School, The Usual Sunday School from 2001, Dornas introduces teachers to new possibilities on Sunday School. Nonetheless, in its pedagogical and theological tenets, Dornas proposal shows certain limitations in building a dialogical-liberating educational praxis which responds to contemporary challenges and needs. The proposal of this dissertation is to offer a critical reading of the pedagogical and theological tenets of Lécio Dornas proposal to the Sunday School of the Baptist Church, from the perspective of Paulo Freire and Juan Luis Segundo. Both will unveil a new approach to the Sunday School which intends to establish itself as praxis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOSung, Jung MoCPF:21212121212http://lattes.cnpq.br/8882851559809239Silva, Geoval Jacinto daCPF:48484848484http://lattes.cnpq.br/4481033208058329Brito, Enio Jose da CostaCPF:23232323232http://lattes.cnpq.br/4048611047638668Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza2016-08-03T12:21:07Z2010-08-172010-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANELUZ, Abigail Albuquerque de Souza. Pedagogical and Theological Tenets of the Baptist Church Sunday School: A Critical Reading of LÉCIO DORNAS Proposal from the Perspective of PAULO FREIRE and JUAN LUIS SEGUNDO.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/554Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO. Pedagogical and Theological Tenets of the Baptist Church Sunday School: A Critical Reading of LÉCIO DORNAS Proposal from the Perspective of PAULO FREIRE and JUAN LUIS SEGUNDO. |
title |
Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO. |
spellingShingle |
Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO. Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza Educação Teologia Revelação EBD Igreja Batista. Education Theology Revelation Sunday School, Baptist Church. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO. |
title_full |
Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO. |
title_fullStr |
Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO. |
title_full_unstemmed |
Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO. |
title_sort |
Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO. |
author |
Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza |
author_facet |
Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sung, Jung Mo CPF:21212121212 http://lattes.cnpq.br/8882851559809239 Silva, Geoval Jacinto da CPF:48484848484 http://lattes.cnpq.br/4481033208058329 Brito, Enio Jose da Costa CPF:23232323232 http://lattes.cnpq.br/4048611047638668 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Teologia Revelação EBD Igreja Batista. Education Theology Revelation Sunday School, Baptist Church. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Educação Teologia Revelação EBD Igreja Batista. Education Theology Revelation Sunday School, Baptist Church. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Quando olhamos o histórico da Escola Bíblica Dominical (EBD) no Brasil, com exceção do material produzido e trazido por missionários estadunidenses, até muito recentemente, apenas um brasileiro batista, Lécio Dornas, produziu literatura que auxiliasse pastores, líderes e professores nesta difícil tarefa da docência cristã. Em sua trilogia: Socorro sou Professor da Escola Dominical de 1997, Vencendo os Inimigos da Escola Dominical de 1998 e A Nova EBD, A EBD de Sempre de 2001, Dornas introduz o docente a novas possibilidades na EBD. Todavia, em seus pressupostos pedagógicos e teológicos, a proposta de Dornas evidencia algumas limitações para a construção de uma práxis educacional dialógico-libertadora que responda às necessidades e desafios contemporâneos. O objetivo desta dissertação é oferecer uma leitura crítica dos pressupostos pedagógicos e teológicos da proposta de Lécio Dornas para a EBD da Igreja Batista a partir de Paulo Freire e Juan Luis Segundo. Ambos revelarão uma nova abordagem para a EBD que pretende constituir-se como práxis. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-17 2010-05-10 2016-08-03T12:21:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DANELUZ, Abigail Albuquerque de Souza. Pedagogical and Theological Tenets of the Baptist Church Sunday School: A Critical Reading of LÉCIO DORNAS Proposal from the Perspective of PAULO FREIRE and JUAN LUIS SEGUNDO.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/554 |
identifier_str_mv |
DANELUZ, Abigail Albuquerque de Souza. Pedagogical and Theological Tenets of the Baptist Church Sunday School: A Critical Reading of LÉCIO DORNAS Proposal from the Perspective of PAULO FREIRE and JUAN LUIS SEGUNDO.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601996441681920 |