Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/554
Resumo: When we look at the records of Sunday School in Brazil, with exception of the material produced and brought by North American missionaries, until very recently, only one Baptist Brazilian, Lécio Dornas, had produced literature which aided pastors, leaders and teachers in the tough task of Christian teaching. In his trilogy: Help I m a Sunday School Teacher from 1997, Defeating the Sunday School Enemies from 1998 and The New Sunday School, The Usual Sunday School from 2001, Dornas introduces teachers to new possibilities on Sunday School. Nonetheless, in its pedagogical and theological tenets, Dornas proposal shows certain limitations in building a dialogical-liberating educational praxis which responds to contemporary challenges and needs. The proposal of this dissertation is to offer a critical reading of the pedagogical and theological tenets of Lécio Dornas proposal to the Sunday School of the Baptist Church, from the perspective of Paulo Freire and Juan Luis Segundo. Both will unveil a new approach to the Sunday School which intends to establish itself as praxis.
id METO_eda935b5f45385b537591639e122b072
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/554
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Sung, Jung MoCPF:21212121212http://lattes.cnpq.br/8882851559809239Silva, Geoval Jacinto daCPF:48484848484http://lattes.cnpq.br/4481033208058329Brito, Enio Jose da CostaCPF:23232323232http://lattes.cnpq.br/4048611047638668CPF:16350137809http://lattes.cnpq.br/2313554905164091Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza2016-08-03T12:21:07Z2010-08-172010-05-10DANELUZ, Abigail Albuquerque de Souza. Pedagogical and Theological Tenets of the Baptist Church Sunday School: A Critical Reading of LÉCIO DORNAS Proposal from the Perspective of PAULO FREIRE and JUAN LUIS SEGUNDO.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/554When we look at the records of Sunday School in Brazil, with exception of the material produced and brought by North American missionaries, until very recently, only one Baptist Brazilian, Lécio Dornas, had produced literature which aided pastors, leaders and teachers in the tough task of Christian teaching. In his trilogy: Help I m a Sunday School Teacher from 1997, Defeating the Sunday School Enemies from 1998 and The New Sunday School, The Usual Sunday School from 2001, Dornas introduces teachers to new possibilities on Sunday School. Nonetheless, in its pedagogical and theological tenets, Dornas proposal shows certain limitations in building a dialogical-liberating educational praxis which responds to contemporary challenges and needs. The proposal of this dissertation is to offer a critical reading of the pedagogical and theological tenets of Lécio Dornas proposal to the Sunday School of the Baptist Church, from the perspective of Paulo Freire and Juan Luis Segundo. Both will unveil a new approach to the Sunday School which intends to establish itself as praxis.Quando olhamos o histórico da Escola Bíblica Dominical (EBD) no Brasil, com exceção do material produzido e trazido por missionários estadunidenses, até muito recentemente, apenas um brasileiro batista, Lécio Dornas, produziu literatura que auxiliasse pastores, líderes e professores nesta difícil tarefa da docência cristã. Em sua trilogia: Socorro sou Professor da Escola Dominical de 1997, Vencendo os Inimigos da Escola Dominical de 1998 e A Nova EBD, A EBD de Sempre de 2001, Dornas introduz o docente a novas possibilidades na EBD. Todavia, em seus pressupostos pedagógicos e teológicos, a proposta de Dornas evidencia algumas limitações para a construção de uma práxis educacional dialógico-libertadora que responda às necessidades e desafios contemporâneos. O objetivo desta dissertação é oferecer uma leitura crítica dos pressupostos pedagógicos e teológicos da proposta de Lécio Dornas para a EBD da Igreja Batista a partir de Paulo Freire e Juan Luis Segundo. Ambos revelarão uma nova abordagem para a EBD que pretende constituir-se como práxis.Made available in DSpace on 2016-08-03T12:21:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Abigail Daneluz.pdf: 780579 bytes, checksum: bd944bfc67be0de8317205a45f16805a (MD5) Previous issue date: 2010-05-10Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2077/Abigail%20Daneluz.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOUMESPBR1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieEducaçãoTeologiaRevelaçãoEBDIgreja Batista.EducationTheologyRevelationSunday School, Baptist Church.CNPQ::CIENCIAS HUMANASPressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.Pedagogical and Theological Tenets of the Baptist Church Sunday School: A Critical Reading of LÉCIO DORNAS Proposal from the Perspective of PAULO FREIRE and JUAN LUIS SEGUNDO.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILAbigail Daneluz.pdf.jpgAbigail Daneluz.pdf.jpgimage/jpeg4489http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/554/3/Abigail+Daneluz.pdf.jpg2fcd13e1fa79ccf993bcdac1d2f639f1MD53TEXTAbigail Daneluz.pdf.txtAbigail Daneluz.pdf.txttext/plain345514http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/554/2/Abigail+Daneluz.pdf.txtfb727ec22d9ec58cd913720db2de6e65MD52ORIGINALAbigail Daneluz.pdfapplication/pdf780579http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/554/1/Abigail+Daneluz.pdfbd944bfc67be0de8317205a45f16805aMD51tede/5542016-08-09 15:16:04.703oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pedagogical and Theological Tenets of the Baptist Church Sunday School: A Critical Reading of LÉCIO DORNAS Proposal from the Perspective of PAULO FREIRE and JUAN LUIS SEGUNDO.
title Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.
spellingShingle Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.
Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza
Educação
Teologia
Revelação
EBD
Igreja Batista.
Education
Theology
Revelation
Sunday School, Baptist Church.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.
title_full Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.
title_fullStr Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.
title_full_unstemmed Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.
title_sort Pressupostos Pedagógicos e Teológicos da EBD da Igreja Batista: Uma Leitura Crítica da Proposta de LÉCIO DORNAS a partir de PAULO FREIRE e JUAN LUIS SEGUNDO.
author Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza
author_facet Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sung, Jung Mo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21212121212
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8882851559809239
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Geoval Jacinto da
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:48484848484
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4481033208058329
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brito, Enio Jose da Costa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:23232323232
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4048611047638668
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:16350137809
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2313554905164091
dc.contributor.author.fl_str_mv Daneluz, Abigail Albuquerque de Souza
contributor_str_mv Sung, Jung Mo
Silva, Geoval Jacinto da
Brito, Enio Jose da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Teologia
Revelação
EBD
Igreja Batista.
topic Educação
Teologia
Revelação
EBD
Igreja Batista.
Education
Theology
Revelation
Sunday School, Baptist Church.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Theology
Revelation
Sunday School, Baptist Church.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description When we look at the records of Sunday School in Brazil, with exception of the material produced and brought by North American missionaries, until very recently, only one Baptist Brazilian, Lécio Dornas, had produced literature which aided pastors, leaders and teachers in the tough task of Christian teaching. In his trilogy: Help I m a Sunday School Teacher from 1997, Defeating the Sunday School Enemies from 1998 and The New Sunday School, The Usual Sunday School from 2001, Dornas introduces teachers to new possibilities on Sunday School. Nonetheless, in its pedagogical and theological tenets, Dornas proposal shows certain limitations in building a dialogical-liberating educational praxis which responds to contemporary challenges and needs. The proposal of this dissertation is to offer a critical reading of the pedagogical and theological tenets of Lécio Dornas proposal to the Sunday School of the Baptist Church, from the perspective of Paulo Freire and Juan Luis Segundo. Both will unveil a new approach to the Sunday School which intends to establish itself as praxis.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:21:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANELUZ, Abigail Albuquerque de Souza. Pedagogical and Theological Tenets of the Baptist Church Sunday School: A Critical Reading of LÉCIO DORNAS Proposal from the Perspective of PAULO FREIRE and JUAN LUIS SEGUNDO.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/554
identifier_str_mv DANELUZ, Abigail Albuquerque de Souza. Pedagogical and Theological Tenets of the Baptist Church Sunday School: A Critical Reading of LÉCIO DORNAS Proposal from the Perspective of PAULO FREIRE and JUAN LUIS SEGUNDO.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/554/3/Abigail+Daneluz.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/554/2/Abigail+Daneluz.pdf.txt
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/554/1/Abigail+Daneluz.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fcd13e1fa79ccf993bcdac1d2f639f1
fb727ec22d9ec58cd913720db2de6e65
bd944bfc67be0de8317205a45f16805a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079554518876160