A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1731 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como a comunicação mercadológica influencia no consumo da educação em nível superior privado. Partiu-se do pressuposto de que as IES estejam promovendo processos de industrialização do ensino superior privado. Nos baseamos no esvaziamento do poder do Estado em oferecer educação gratuita e sua terceirização, fato que transformou o ensino superior em um negócio que gera lucro, sendo então gerido sob um aspecto de processo produtivo e, desse modo, a comunicação passa a mediar as relações de consumo da educação superior privada geridas como business. Embasada por pesquisa bibliográfica, documental com estudo de caso da UNOPAR (Kroton), o corpus da análise de conteúdo foi constituído por vídeos publicados e homepages. Concluímos que a comunicação tem importante papel na atração para a indústria do ensino superior privado que vende sonhos, diploma como meio para o sucesso e motiva a demanda com uso de histórias de sucesso, mecanismos facilitadores para ingresso, permanência e conclusão do ensino superior. |
id |
METODISTA_f0aa17262f979fcb46660898d962c1b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1731 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.MARKET COMMUNICATION IN THE CONTEXT OF THE INDUSTRY OF PRIVATE HIGHER EDUCATION IN BRAZIL AND THE MERCHANTABILITY OF A DREAM. Study of the Kroton Educational Group.comunicação com mercado; consumo da educação; industrialização do ensino superior privado.communication with market; consumption of education; industrialization of private higher education.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste trabalho tem como objetivo analisar como a comunicação mercadológica influencia no consumo da educação em nível superior privado. Partiu-se do pressuposto de que as IES estejam promovendo processos de industrialização do ensino superior privado. Nos baseamos no esvaziamento do poder do Estado em oferecer educação gratuita e sua terceirização, fato que transformou o ensino superior em um negócio que gera lucro, sendo então gerido sob um aspecto de processo produtivo e, desse modo, a comunicação passa a mediar as relações de consumo da educação superior privada geridas como business. Embasada por pesquisa bibliográfica, documental com estudo de caso da UNOPAR (Kroton), o corpus da análise de conteúdo foi constituído por vídeos publicados e homepages. Concluímos que a comunicação tem importante papel na atração para a indústria do ensino superior privado que vende sonhos, diploma como meio para o sucesso e motiva a demanda com uso de histórias de sucesso, mecanismos facilitadores para ingresso, permanência e conclusão do ensino superior.This paper aims to analyze how marketing communication influences the consumption of private higher education. It was assumed that University are promoting processes of industrialization of private higher education. We rely on the emptying of the power of the State to offer free education and its outsourcing, a fact that turned higher education into a business that generates profit, and is then managed under a productive process and, thus, communication is mediated relations of private higher education managed as business. Based on bibliographical research, documentary with UNOPAR (Kroton) case study, the content analysis corpus was constituted by published videos and homepages. We conclude that communication has an important role in attracting the private higher education industry that sells dreams, diploma as a means to success and motivates the demand with the use of success stories, facilitating mechanisms for entry, stay and completion of higher education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialGalindo, Daniel dos SantosBueno, Wilson da CostaGonçalves , Elizabeth MoraesSanches , Marcio Antônio RodriguesGiacomini Filho, GinoBiazon, Victor Vinicius2018-04-04T17:31:36Z2017-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBiazon, Victor Vinicius. A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.. 2017. 249 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.2017.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-04-04T17:31:36Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1731Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-04-04T17:31:36Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional. MARKET COMMUNICATION IN THE CONTEXT OF THE INDUSTRY OF PRIVATE HIGHER EDUCATION IN BRAZIL AND THE MERCHANTABILITY OF A DREAM. Study of the Kroton Educational Group. |
title |
A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional. |
spellingShingle |
A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional. Biazon, Victor Vinicius comunicação com mercado; consumo da educação; industrialização do ensino superior privado. communication with market; consumption of education; industrialization of private higher education. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional. |
title_full |
A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional. |
title_fullStr |
A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional. |
title_full_unstemmed |
A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional. |
title_sort |
A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional. |
author |
Biazon, Victor Vinicius |
author_facet |
Biazon, Victor Vinicius |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galindo, Daniel dos Santos Bueno, Wilson da Costa Gonçalves , Elizabeth Moraes Sanches , Marcio Antônio Rodrigues Giacomini Filho, Gino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biazon, Victor Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação com mercado; consumo da educação; industrialização do ensino superior privado. communication with market; consumption of education; industrialization of private higher education. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
comunicação com mercado; consumo da educação; industrialização do ensino superior privado. communication with market; consumption of education; industrialization of private higher education. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar como a comunicação mercadológica influencia no consumo da educação em nível superior privado. Partiu-se do pressuposto de que as IES estejam promovendo processos de industrialização do ensino superior privado. Nos baseamos no esvaziamento do poder do Estado em oferecer educação gratuita e sua terceirização, fato que transformou o ensino superior em um negócio que gera lucro, sendo então gerido sob um aspecto de processo produtivo e, desse modo, a comunicação passa a mediar as relações de consumo da educação superior privada geridas como business. Embasada por pesquisa bibliográfica, documental com estudo de caso da UNOPAR (Kroton), o corpus da análise de conteúdo foi constituído por vídeos publicados e homepages. Concluímos que a comunicação tem importante papel na atração para a indústria do ensino superior privado que vende sonhos, diploma como meio para o sucesso e motiva a demanda com uso de histórias de sucesso, mecanismos facilitadores para ingresso, permanência e conclusão do ensino superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-29 2018-04-04T17:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Biazon, Victor Vinicius. A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.. 2017. 249 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.2017. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1731 |
identifier_str_mv |
Biazon, Victor Vinicius. A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.. 2017. 249 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.2017. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602004021837824 |