A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biazon, Victor Vinicius
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1731
Resumo: This paper aims to analyze how marketing communication influences the consumption of private higher education. It was assumed that University are promoting processes of industrialization of private higher education. We rely on the emptying of the power of the State to offer free education and its outsourcing, a fact that turned higher education into a business that generates profit, and is then managed under a productive process and, thus, communication is mediated relations of private higher education managed as business. Based on bibliographical research, documentary with UNOPAR (Kroton) case study, the content analysis corpus was constituted by published videos and homepages. We conclude that communication has an important role in attracting the private higher education industry that sells dreams, diploma as a means to success and motivates the demand with the use of success stories, facilitating mechanisms for entry, stay and completion of higher education.
id METO_f0aa17262f979fcb46660898d962c1b6
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1731
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Galindo, Daniel dos SantosBueno, Wilson da CostaGonçalves , Elizabeth MoraesSanches , Marcio Antônio RodriguesGiacomini Filho, GinoBiazon, Victor Vinicius2018-04-04T17:31:36Z2017-11-29Biazon, Victor Vinicius. A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.. 2017. 249 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.2017.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1731This paper aims to analyze how marketing communication influences the consumption of private higher education. It was assumed that University are promoting processes of industrialization of private higher education. We rely on the emptying of the power of the State to offer free education and its outsourcing, a fact that turned higher education into a business that generates profit, and is then managed under a productive process and, thus, communication is mediated relations of private higher education managed as business. Based on bibliographical research, documentary with UNOPAR (Kroton) case study, the content analysis corpus was constituted by published videos and homepages. We conclude that communication has an important role in attracting the private higher education industry that sells dreams, diploma as a means to success and motivates the demand with the use of success stories, facilitating mechanisms for entry, stay and completion of higher education.Este trabalho tem como objetivo analisar como a comunicação mercadológica influencia no consumo da educação em nível superior privado. Partiu-se do pressuposto de que as IES estejam promovendo processos de industrialização do ensino superior privado. Nos baseamos no esvaziamento do poder do Estado em oferecer educação gratuita e sua terceirização, fato que transformou o ensino superior em um negócio que gera lucro, sendo então gerido sob um aspecto de processo produtivo e, desse modo, a comunicação passa a mediar as relações de consumo da educação superior privada geridas como business. Embasada por pesquisa bibliográfica, documental com estudo de caso da UNOPAR (Kroton), o corpus da análise de conteúdo foi constituído por vídeos publicados e homepages. Concluímos que a comunicação tem importante papel na atração para a indústria do ensino superior privado que vende sonhos, diploma como meio para o sucesso e motiva a demanda com uso de histórias de sucesso, mecanismos facilitadores para ingresso, permanência e conclusão do ensino superior.Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2018-04-04T17:31:36Z No. of bitstreams: 1 Victor Vinicius Biazon.pdf: 3216200 bytes, checksum: e4ddfc43e3be38f7fb54037ddefee56e (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-04T17:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Victor Vinicius Biazon.pdf: 3216200 bytes, checksum: e4ddfc43e3be38f7fb54037ddefee56e (MD5) Previous issue date: 2017-11-29Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao SocialIMSBrasilComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Socialcomunicação com mercado; consumo da educação; industrialização do ensino superior privado.communication with market; consumption of education; industrialization of private higher education.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.MARKET COMMUNICATION IN THE CONTEXT OF THE INDUSTRY OF PRIVATE HIGHER EDUCATION IN BRAZIL AND THE MERCHANTABILITY OF A DREAM. Study of the Kroton Educational Group.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis4333470630449360357500500600600-7662988059372876986-40560210555028745732075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAORIGINALVictor Vinicius Biazon.pdfVictor Vinicius Biazon.pdfapplication/pdf3216200http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1731/2/Victor+Vinicius+Biazon.pdfe4ddfc43e3be38f7fb54037ddefee56eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1731/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/17312018-04-04 14:31:36.33oai:tahbit.umesp.edu.dti: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2018-04-04T17:31:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv MARKET COMMUNICATION IN THE CONTEXT OF THE INDUSTRY OF PRIVATE HIGHER EDUCATION IN BRAZIL AND THE MERCHANTABILITY OF A DREAM. Study of the Kroton Educational Group.
title A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.
spellingShingle A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.
Biazon, Victor Vinicius
comunicação com mercado; consumo da educação; industrialização do ensino superior privado.
communication with market; consumption of education; industrialization of private higher education.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.
title_full A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.
title_fullStr A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.
title_full_unstemmed A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.
title_sort A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.
author Biazon, Victor Vinicius
author_facet Biazon, Victor Vinicius
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bueno, Wilson da Costa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gonçalves , Elizabeth Moraes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sanches , Marcio Antônio Rodrigues
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Giacomini Filho, Gino
dc.contributor.author.fl_str_mv Biazon, Victor Vinicius
contributor_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
Bueno, Wilson da Costa
Gonçalves , Elizabeth Moraes
Sanches , Marcio Antônio Rodrigues
Giacomini Filho, Gino
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação com mercado; consumo da educação; industrialização do ensino superior privado.
topic comunicação com mercado; consumo da educação; industrialização do ensino superior privado.
communication with market; consumption of education; industrialization of private higher education.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv communication with market; consumption of education; industrialization of private higher education.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This paper aims to analyze how marketing communication influences the consumption of private higher education. It was assumed that University are promoting processes of industrialization of private higher education. We rely on the emptying of the power of the State to offer free education and its outsourcing, a fact that turned higher education into a business that generates profit, and is then managed under a productive process and, thus, communication is mediated relations of private higher education managed as business. Based on bibliographical research, documentary with UNOPAR (Kroton) case study, the content analysis corpus was constituted by published videos and homepages. We conclude that communication has an important role in attracting the private higher education industry that sells dreams, diploma as a means to success and motivates the demand with the use of success stories, facilitating mechanisms for entry, stay and completion of higher education.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T17:31:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Biazon, Victor Vinicius. A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.. 2017. 249 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1731
identifier_str_mv Biazon, Victor Vinicius. A COMUNICAÇÃO DE MERCADO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL E A MERCANTILIZAÇÃO DE UM SONHO. Estudo do Grupo Kroton Educacional.. 2017. 249 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.2017.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 4333470630449360357
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -7662988059372876986
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 2075167498588264571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicacao Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv IMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1731/2/Victor+Vinicius+Biazon.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1731/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e4ddfc43e3be38f7fb54037ddefee56e
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079565296140288