Tempo de amamentação e desenvolvimento infantil: Uma comparação por meio da Escala Bayley III

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Michelle Cristine Tomaz de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2063
Resumo: O aumento de programas assistênciais e ações em torno do desenvolvimento da primeiríssima infância tornaram-se prioridades mundiais, tanto no que se refere à saúde do bebê como à saúde materna. Observa-se preocupação crescente de órgãos governamentais no Brasil e no mundo, com os fatores que influenciam o desenvolvimento infantil no que tange os aspectos biológicos, como o crescimento e a maturação, e os aspectos cognitivos, motores, linguísticos, psicológicos e sociais. Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Ministério da Saúde do Brasil recomendam que o aleitamento materno (AM) seja exclusivo (AME) durante os primeiros 6 meses de vida do bebê, estendendo-se em paralelo à alimentação complementar até pelo menos os 2 anos. O objetivo deste estudo foi relacionar o tempo de amamentação com o desenvolvimento infantil, especificamente, os domínios cognitivo, linguagem, motor, socioemocional e comportamento adaptativo por meio da escala Bayley III. Utilizou-se uma amostra composta por 991 crianças com idades entre 0 a 42 meses e 15 dias, avaliadas em creches municipais de uma cidade do ABC Paulista. Os instrumentos utilizados foram: Um questionário sociodemográfico, um questionário de saúde, alimentação, sono e hábitos respondido pela genitora ou cuidador da criança e a Bayley Scales of Infant Development – 3rd Edition. Os dados foram coletados individualmente e analisados estatisticamente através do Statistical Package for the Social Sciences Version 21 – SPSS, e categorizados considerando o tempo de amamentação, formando três grupos: Grupo 1, que amamentou até 6 meses; Grupo 2, amamentou entre 6 meses e 1 ano e, Grupo 3, que amamentou por mais de 1 ano. Os resultados apresentaram diferenças (p <0,05) que revelaram melhor desempenho do Grupo 3, quando comparado ao Grupo 1, nos seguintes domínios: linguagem receptiva, motor fino, socioemocional e comportamento adaptativo. Não foi verificada diferença nos domínios cognitivo, linguagem expressiva e motor grosso. Observou-se a necessidade de novos estudos qualitativos e longitudinais que esclareçam o alcance dessas diferenças, visto que estes resultados não são unanimes na literatura científica.
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spelling Tempo de amamentação e desenvolvimento infantil: Uma comparação por meio da Escala Bayley IIIBreastfeeding time and child development: A comparison through the Bayley III ScaleDesenvolvimento infantil; Desenvolvimento psicológico; Amamentação; Bayley IIIChild development; Psychological development; Breast-feeding; Bayley IIICIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO aumento de programas assistênciais e ações em torno do desenvolvimento da primeiríssima infância tornaram-se prioridades mundiais, tanto no que se refere à saúde do bebê como à saúde materna. Observa-se preocupação crescente de órgãos governamentais no Brasil e no mundo, com os fatores que influenciam o desenvolvimento infantil no que tange os aspectos biológicos, como o crescimento e a maturação, e os aspectos cognitivos, motores, linguísticos, psicológicos e sociais. Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Ministério da Saúde do Brasil recomendam que o aleitamento materno (AM) seja exclusivo (AME) durante os primeiros 6 meses de vida do bebê, estendendo-se em paralelo à alimentação complementar até pelo menos os 2 anos. O objetivo deste estudo foi relacionar o tempo de amamentação com o desenvolvimento infantil, especificamente, os domínios cognitivo, linguagem, motor, socioemocional e comportamento adaptativo por meio da escala Bayley III. Utilizou-se uma amostra composta por 991 crianças com idades entre 0 a 42 meses e 15 dias, avaliadas em creches municipais de uma cidade do ABC Paulista. Os instrumentos utilizados foram: Um questionário sociodemográfico, um questionário de saúde, alimentação, sono e hábitos respondido pela genitora ou cuidador da criança e a Bayley Scales of Infant Development – 3rd Edition. Os dados foram coletados individualmente e analisados estatisticamente através do Statistical Package for the Social Sciences Version 21 – SPSS, e categorizados considerando o tempo de amamentação, formando três grupos: Grupo 1, que amamentou até 6 meses; Grupo 2, amamentou entre 6 meses e 1 ano e, Grupo 3, que amamentou por mais de 1 ano. Os resultados apresentaram diferenças (p <0,05) que revelaram melhor desempenho do Grupo 3, quando comparado ao Grupo 1, nos seguintes domínios: linguagem receptiva, motor fino, socioemocional e comportamento adaptativo. Não foi verificada diferença nos domínios cognitivo, linguagem expressiva e motor grosso. Observou-se a necessidade de novos estudos qualitativos e longitudinais que esclareçam o alcance dessas diferenças, visto que estes resultados não são unanimes na literatura científica.There is an increased assistance programs and actions around early childhood development will affect the world, both in terms of baby health and maternal health. there's great concern of the government agencies in Brazil and worldwide, with the factors that influence child development with regard to biological aspects, such as growth and maturation, and cognitive, motor, linguistic, psychological and social aspects. The World Health Organization (OMS) and the Ministry of Health of Brazil recommend that breastfeeding (AM) is exclusive (AME) during the first 6 months of the baby's life, extending in parallel to complementary feeding until at least 2 years. The objective of this study was to relate breastfeeding time to child development, cognitive domains, language, motor, socioemotional and adaptive behavior using the Bayley III scale. A sample composed of 991 children aged 0 to 42 months and 15 days was used, evaluated in municipal daycare centers in a city in ABC Paulista.The instruments used were: sociodemographic questionnaire, a questionnaire about health, food, sleep and habits answered by the child's parent or caregiver and the Bayley Scales of Infant Development – 3rd Edition. The Data were collected individually and analyzed statistically using the Statistical Package for the Social Sciences Version 21 - SPSS and categorized considering the duration of breastfeeding, forming three groups: Group 1, who breastfed for up to 6 months; Group 2, breastfed between 6 months until 1 year and Group 3, who breastfed for more than 1 year.The results showed differences (p <0.05) that revealed a better performance of Group 3, when compared to Group 1, in the following domains: receptive language, fine motor, socio-emotional and adaptative behavior.There was no difference in the cognitive, expressive language and gross motor domains. There was a need for new qualitative and longitudinal studies that clarify the scope of these differences, since these results are not unanimous in the scientific literatureCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloPsicologia da Saude:Programa de Pos Graduacao em Psicologia da SaudeBrasilIMSPsicologia da SaudeBenincasa , MiriaAvoglia, Hilda Rosa CapelãoInoue, Silvia Regina ViodresOliveira, Michelle Cristine Tomaz de2021-02-24T17:50:29Z2020-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Michelle Cristine Tomaz de. Tempo de amamentação e desenvolvimento infantil: Uma comparação por meio da Escala Bayley III. 2020. 125 folhas. 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