O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1095 |
Resumo: | Numa perspectiva sociológica, este trabalho tem o objetivo de identificar o perfil profissional do supervisor de ensino que atua na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, verificando se sua atuação está voltada ao pedagógico ou ao administrativo e qual o compromisso político e as concepções educacionais destes profissionais. Apoiando-se em Tragtenberg, Silva Jr e Huert, entre outros autores que abordam, especificamente, a supervisão de ensino, procurou-se fazer uma analise histórica da legislação, de planilhas e dos dados que foram colhidos através de depoimentos e entrevistas com supervisores de ensino efetivos de três Diretorias de Ensino da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa aponta para a predominância de um perfil burocrático e de fiscalização na ação do supervisor de ensino, bem como de executor das políticas públicas e não partícipe da sua elaboração. O supervisor de ensino é um representante de um poder político que favorece uma determinada ordem, mesmo que exista uma tentativa de superação de uma representatividade unilateral dentro da supervisão de ensino.(AU) |
id |
METODISTA_741064375db3b701fa1d1d8bf4d9e7fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1095 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINOSupervisor de ensinoFormação profissionalPolíticas públicasAdministração escolarsupervisão de ensinosupervision of educationprofessionaleducational and administrative actionrepresenting public powerand partícipe implementing public policiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONuma perspectiva sociológica, este trabalho tem o objetivo de identificar o perfil profissional do supervisor de ensino que atua na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, verificando se sua atuação está voltada ao pedagógico ou ao administrativo e qual o compromisso político e as concepções educacionais destes profissionais. Apoiando-se em Tragtenberg, Silva Jr e Huert, entre outros autores que abordam, especificamente, a supervisão de ensino, procurou-se fazer uma analise histórica da legislação, de planilhas e dos dados que foram colhidos através de depoimentos e entrevistas com supervisores de ensino efetivos de três Diretorias de Ensino da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa aponta para a predominância de um perfil burocrático e de fiscalização na ação do supervisor de ensino, bem como de executor das políticas públicas e não partícipe da sua elaboração. O supervisor de ensino é um representante de um poder político que favorece uma determinada ordem, mesmo que exista uma tentativa de superação de uma representatividade unilateral dentro da supervisão de ensino.(AU)In a sociological perspective, this work aims to identify the profile of the supervisor of education that serves the Secretary of State for Education of São Paulo, checking that their actions are dedicated to teaching or administrative, and what the political and educational concepts these professionals. Supporting up to Tragtenberg, Silva Jr and Huert among other authors who deal specifically, the supervision of teaching, it is making a historical review of the legislation, spreadsheets and data that were collected through depositions and interviews with supervisors, Effective teaching of three Diretorias of Education of Greater Sao Paulo. The result of the research points to the predominance of a profile and bureaucratic oversight in the action of the supervisor of education, as well as implementing public policies and not partícipe their development. The supervisor of education is a representative of a political power that favors a certain order, even if there is an attempt to overrun a unilateral representation in the supervision of education.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Saes, Decio Azevedo Marques deCPF:25932501641http://lattes.cnpq.br/3094385393964468Sáez, Andrea Bueno2016-08-03T16:15:59Z2008-09-242008-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁEZ, Andrea Bueno. O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:38Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1095Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:38Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO |
title |
O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO |
spellingShingle |
O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO Sáez, Andrea Bueno Supervisor de ensino Formação profissional Políticas públicas Administração escolar supervisão de ensino supervision of education professional educational and administrative action representing public power and partícipe implementing public policies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO |
title_full |
O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO |
title_fullStr |
O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO |
title_sort |
O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO |
author |
Sáez, Andrea Bueno |
author_facet |
Sáez, Andrea Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Maria Leila CPF:49525250550 http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 Saes, Decio Azevedo Marques de CPF:25932501641 http://lattes.cnpq.br/3094385393964468 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sáez, Andrea Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisor de ensino Formação profissional Políticas públicas Administração escolar supervisão de ensino supervision of education professional educational and administrative action representing public power and partícipe implementing public policies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Supervisor de ensino Formação profissional Políticas públicas Administração escolar supervisão de ensino supervision of education professional educational and administrative action representing public power and partícipe implementing public policies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Numa perspectiva sociológica, este trabalho tem o objetivo de identificar o perfil profissional do supervisor de ensino que atua na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, verificando se sua atuação está voltada ao pedagógico ou ao administrativo e qual o compromisso político e as concepções educacionais destes profissionais. Apoiando-se em Tragtenberg, Silva Jr e Huert, entre outros autores que abordam, especificamente, a supervisão de ensino, procurou-se fazer uma analise histórica da legislação, de planilhas e dos dados que foram colhidos através de depoimentos e entrevistas com supervisores de ensino efetivos de três Diretorias de Ensino da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa aponta para a predominância de um perfil burocrático e de fiscalização na ação do supervisor de ensino, bem como de executor das políticas públicas e não partícipe da sua elaboração. O supervisor de ensino é um representante de um poder político que favorece uma determinada ordem, mesmo que exista uma tentativa de superação de uma representatividade unilateral dentro da supervisão de ensino.(AU) |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-24 2008-03-04 2016-08-03T16:15:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÁEZ, Andrea Bueno. O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1095 |
identifier_str_mv |
SÁEZ, Andrea Bueno. O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999264448512 |