O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sáez, Andrea Bueno
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1095
Resumo: Numa perspectiva sociológica, este trabalho tem o objetivo de identificar o perfil profissional do supervisor de ensino que atua na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, verificando se sua atuação está voltada ao pedagógico ou ao administrativo e qual o compromisso político e as concepções educacionais destes profissionais. Apoiando-se em Tragtenberg, Silva Jr e Huert, entre outros autores que abordam, especificamente, a supervisão de ensino, procurou-se fazer uma analise histórica da legislação, de planilhas e dos dados que foram colhidos através de depoimentos e entrevistas com supervisores de ensino efetivos de três Diretorias de Ensino da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa aponta para a predominância de um perfil burocrático e de fiscalização na ação do supervisor de ensino, bem como de executor das políticas públicas e não partícipe da sua elaboração. O supervisor de ensino é um representante de um poder político que favorece uma determinada ordem, mesmo que exista uma tentativa de superação de uma representatividade unilateral dentro da supervisão de ensino.(AU)
id METODISTA_741064375db3b701fa1d1d8bf4d9e7fc
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1095
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINOSupervisor de ensinoFormação profissionalPolíticas públicasAdministração escolarsupervisão de ensinosupervision of educationprofessionaleducational and administrative actionrepresenting public powerand partícipe implementing public policiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONuma perspectiva sociológica, este trabalho tem o objetivo de identificar o perfil profissional do supervisor de ensino que atua na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, verificando se sua atuação está voltada ao pedagógico ou ao administrativo e qual o compromisso político e as concepções educacionais destes profissionais. Apoiando-se em Tragtenberg, Silva Jr e Huert, entre outros autores que abordam, especificamente, a supervisão de ensino, procurou-se fazer uma analise histórica da legislação, de planilhas e dos dados que foram colhidos através de depoimentos e entrevistas com supervisores de ensino efetivos de três Diretorias de Ensino da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa aponta para a predominância de um perfil burocrático e de fiscalização na ação do supervisor de ensino, bem como de executor das políticas públicas e não partícipe da sua elaboração. O supervisor de ensino é um representante de um poder político que favorece uma determinada ordem, mesmo que exista uma tentativa de superação de uma representatividade unilateral dentro da supervisão de ensino.(AU)In a sociological perspective, this work aims to identify the profile of the supervisor of education that serves the Secretary of State for Education of São Paulo, checking that their actions are dedicated to teaching or administrative, and what the political and educational concepts these professionals. Supporting up to Tragtenberg, Silva Jr and Huert among other authors who deal specifically, the supervision of teaching, it is making a historical review of the legislation, spreadsheets and data that were collected through depositions and interviews with supervisors, Effective teaching of three Diretorias of Education of Greater Sao Paulo. The result of the research points to the predominance of a profile and bureaucratic oversight in the action of the supervisor of education, as well as implementing public policies and not partícipe their development. The supervisor of education is a representative of a political power that favors a certain order, even if there is an attempt to overrun a unilateral representation in the supervision of education.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Saes, Decio Azevedo Marques deCPF:25932501641http://lattes.cnpq.br/3094385393964468Sáez, Andrea Bueno2016-08-03T16:15:59Z2008-09-242008-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁEZ, Andrea Bueno. O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:38Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1095Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:38Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO
title O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO
spellingShingle O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO
Sáez, Andrea Bueno
Supervisor de ensino
Formação profissional
Políticas públicas
Administração escolar
supervisão de ensino
supervision of education
professional
educational and administrative action
representing public power
and partícipe implementing public policies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO
title_full O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO
title_fullStr O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO
title_full_unstemmed O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO
title_sort O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO
author Sáez, Andrea Bueno
author_facet Sáez, Andrea Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
Saes, Decio Azevedo Marques de
CPF:25932501641
http://lattes.cnpq.br/3094385393964468
dc.contributor.author.fl_str_mv Sáez, Andrea Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisor de ensino
Formação profissional
Políticas públicas
Administração escolar
supervisão de ensino
supervision of education
professional
educational and administrative action
representing public power
and partícipe implementing public policies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Supervisor de ensino
Formação profissional
Políticas públicas
Administração escolar
supervisão de ensino
supervision of education
professional
educational and administrative action
representing public power
and partícipe implementing public policies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Numa perspectiva sociológica, este trabalho tem o objetivo de identificar o perfil profissional do supervisor de ensino que atua na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, verificando se sua atuação está voltada ao pedagógico ou ao administrativo e qual o compromisso político e as concepções educacionais destes profissionais. Apoiando-se em Tragtenberg, Silva Jr e Huert, entre outros autores que abordam, especificamente, a supervisão de ensino, procurou-se fazer uma analise histórica da legislação, de planilhas e dos dados que foram colhidos através de depoimentos e entrevistas com supervisores de ensino efetivos de três Diretorias de Ensino da Grande São Paulo. O resultado da pesquisa aponta para a predominância de um perfil burocrático e de fiscalização na ação do supervisor de ensino, bem como de executor das políticas públicas e não partícipe da sua elaboração. O supervisor de ensino é um representante de um poder político que favorece uma determinada ordem, mesmo que exista uma tentativa de superação de uma representatividade unilateral dentro da supervisão de ensino.(AU)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-24
2008-03-04
2016-08-03T16:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁEZ, Andrea Bueno. O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1095
identifier_str_mv SÁEZ, Andrea Bueno. O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999264448512