Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1832 |
Resumo: | Dissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de supervisão pedagógica |
id |
RCAP_f02da27125e71c5a4f6eea2332fa7174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1832 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infânciasupervisãodesenvolvimento profissionalreflexãocolaboraçãosupervisorsupervisionprofessional developmentreflectioncollaborationsupervisorDissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de supervisão pedagógicaO presente estudo enquadra-se na temática da supervisão pedagógica e visa conhecer as perceções de um grupo de Educadores, relativamente à importância da Supervisão no seu desenvolvimento profissional. Baseando-se no quadro teórico, pretende-se conhecer, analisar e interpretar o modo como os Educadores percecionam a supervisão, identificando as funções e competências do Supervisor, as práticas supervisivas promotoras de desenvolvimento profissional e os fatores de constrangimento e de facilitação subjacentes a este processo. O estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo como amostra 9 educadores que já trabalham no Jardim de Infância desta Instituição há mais de 12 anos. No estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, que se assume como particularista. Recolheu-se informações através de entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas em formato áudio. Realizou-se a análise categorial dos dados, conduzindo à interpretação e discussão dos mesmos. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento por parte dos Educadores relativamente à importância da supervisão, da colaboração e da reflexão no desenvolvimento profissional. Possibilitou também a identificação de fatores facilitadores ou impeditivos do desenvolvimento profissional. Os participantes na investigação revelam preocupação na melhoria das suas práticas pedagógicas com vista ao desenvolvimento de um ensino de qualidade fazendo referência à importância da reflexão, partilha e colaboração como essenciais. No estudo é possível identificar um perfil de competências do educador reflexivo e perspetivar-se a prática reflexiva como um ato que deve ser realizado como uma ajuda na construção do conhecimento, na tomada de decisões e resolução de problemas. Esta investigação revelou-se igualmente vantajosa para os Educadores que identificaram a importância do trabalho colaborativo e da reflexão para a qualidade das práticas e do seu desenvolvimento profissional.This study is part of the theme of pedagogical supervision and aims to know the perceptions of a group of educators, about the importance of supervision in their professional development. Based on the theoretical framework, we intend to meet, analyze and interpret how teachers percecionam supervision, identifying the Supervisor's duties and powers, the supervisivas practices that promote professional development and the constraining factors and facilitation underlying this process. The study was conducted in a Private Institution of Social Solidarity, with a sample 9 Educators already working in Kindergarten this institution over 12 years. In the study we chose a qualitative methodology, descriptive and interpretative nature, which is assumed as particularistic. Information was collected through semi-structured individual interviews, recorded in audio format. Was held on categorical data analysis, leading to interpretation and discussion of them. The results of this study point to a recognition on the part of educators on the importance of supervision, collaboration and reflection in professional development. Also enabled the identification of facilitators or impede professional development factors. Participants in the study reveal concern in improving their teaching practices for the development of quality education with reference to the importance of reflection, sharing and collaboration as essential. In the study it is possible to identify a reflective educator skills profile and perspetivar to reflective practice as an act that should be performed as an aid in the construction of knowledge, decision making and problem solving. This research also proved to be advantageous for participants who identified the importance of collaborative work and reflection on the quality of practice and professional development.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémOliveira, Sónia de Jesus Frita de2017-08-14T09:07:52Z2015-07-012015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1832TID:201151057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:20Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:47.574715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância |
title |
Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância |
spellingShingle |
Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância Oliveira, Sónia de Jesus Frita de supervisão desenvolvimento profissional reflexão colaboração supervisor supervision professional development reflection collaboration supervisor |
title_short |
Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância |
title_full |
Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância |
title_fullStr |
Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância |
title_full_unstemmed |
Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância |
title_sort |
Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância |
author |
Oliveira, Sónia de Jesus Frita de |
author_facet |
Oliveira, Sónia de Jesus Frita de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardona, Maria João Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sónia de Jesus Frita de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
supervisão desenvolvimento profissional reflexão colaboração supervisor supervision professional development reflection collaboration supervisor |
topic |
supervisão desenvolvimento profissional reflexão colaboração supervisor supervision professional development reflection collaboration supervisor |
description |
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de supervisão pedagógica |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 2015-07-01T00:00:00Z 2017-08-14T09:07:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1832 TID:201151057 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1832 |
identifier_str_mv |
TID:201151057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137028347002880 |