Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sónia de Jesus Frita de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1832
Resumo: Dissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de supervisão pedagógica
id RCAP_f02da27125e71c5a4f6eea2332fa7174
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infânciasupervisãodesenvolvimento profissionalreflexãocolaboraçãosupervisorsupervisionprofessional developmentreflectioncollaborationsupervisorDissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de supervisão pedagógicaO presente estudo enquadra-se na temática da supervisão pedagógica e visa conhecer as perceções de um grupo de Educadores, relativamente à importância da Supervisão no seu desenvolvimento profissional. Baseando-se no quadro teórico, pretende-se conhecer, analisar e interpretar o modo como os Educadores percecionam a supervisão, identificando as funções e competências do Supervisor, as práticas supervisivas promotoras de desenvolvimento profissional e os fatores de constrangimento e de facilitação subjacentes a este processo. O estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo como amostra 9 educadores que já trabalham no Jardim de Infância desta Instituição há mais de 12 anos. No estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, que se assume como particularista. Recolheu-se informações através de entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas em formato áudio. Realizou-se a análise categorial dos dados, conduzindo à interpretação e discussão dos mesmos. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento por parte dos Educadores relativamente à importância da supervisão, da colaboração e da reflexão no desenvolvimento profissional. Possibilitou também a identificação de fatores facilitadores ou impeditivos do desenvolvimento profissional. Os participantes na investigação revelam preocupação na melhoria das suas práticas pedagógicas com vista ao desenvolvimento de um ensino de qualidade fazendo referência à importância da reflexão, partilha e colaboração como essenciais. No estudo é possível identificar um perfil de competências do educador reflexivo e perspetivar-se a prática reflexiva como um ato que deve ser realizado como uma ajuda na construção do conhecimento, na tomada de decisões e resolução de problemas. Esta investigação revelou-se igualmente vantajosa para os Educadores que identificaram a importância do trabalho colaborativo e da reflexão para a qualidade das práticas e do seu desenvolvimento profissional.This study is part of the theme of pedagogical supervision and aims to know the perceptions of a group of educators, about the importance of supervision in their professional development. Based on the theoretical framework, we intend to meet, analyze and interpret how teachers percecionam supervision, identifying the Supervisor's duties and powers, the supervisivas practices that promote professional development and the constraining factors and facilitation underlying this process. The study was conducted in a Private Institution of Social Solidarity, with a sample 9 Educators already working in Kindergarten this institution over 12 years. In the study we chose a qualitative methodology, descriptive and interpretative nature, which is assumed as particularistic. Information was collected through semi-structured individual interviews, recorded in audio format. Was held on categorical data analysis, leading to interpretation and discussion of them. The results of this study point to a recognition on the part of educators on the importance of supervision, collaboration and reflection in professional development. Also enabled the identification of facilitators or impede professional development factors. Participants in the study reveal concern in improving their teaching practices for the development of quality education with reference to the importance of reflection, sharing and collaboration as essential. In the study it is possible to identify a reflective educator skills profile and perspetivar to reflective practice as an act that should be performed as an aid in the construction of knowledge, decision making and problem solving. This research also proved to be advantageous for participants who identified the importance of collaborative work and reflection on the quality of practice and professional development.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémOliveira, Sónia de Jesus Frita de2017-08-14T09:07:52Z2015-07-012015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1832TID:201151057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-17T15:14:44ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância
title Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância
spellingShingle Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância
Oliveira, Sónia de Jesus Frita de
supervisão
desenvolvimento profissional
reflexão
colaboração
supervisor
supervision
professional development
reflection
collaboration
supervisor
title_short Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância
title_full Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância
title_fullStr Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância
title_sort Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância
author Oliveira, Sónia de Jesus Frita de
author_facet Oliveira, Sónia de Jesus Frita de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sónia de Jesus Frita de
dc.subject.por.fl_str_mv supervisão
desenvolvimento profissional
reflexão
colaboração
supervisor
supervision
professional development
reflection
collaboration
supervisor
topic supervisão
desenvolvimento profissional
reflexão
colaboração
supervisor
supervision
professional development
reflection
collaboration
supervisor
description Dissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de supervisão pedagógica
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
2015-07-01T00:00:00Z
2017-08-14T09:07:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1832
TID:201151057
url http://hdl.handle.net/10400.15/1832
identifier_str_mv TID:201151057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301984846544896