MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PROGRAMA SHOW DA FÉ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/673 |
Resumo: | A pesquisa que relaciona gênero e comunicação ainda é pouco discutida no Brasil e abordada de forma muito acanhada pelas universidades, suas iniciativas de estudo existentes têm dedicado pouca atenção à religião e à representação da mulher neste contexto, em especial as pesquisas que enfatizam a relação com as mídias. O objetivo é investigar como a construção social do papel da mulher no discurso religioso neopentecostal é representada no programa Show da Fé, bem como averiguar os caminhos que nos levam à discussão do fenômeno religioso numa perspectiva de gênero. Elegemos como objeto de análise o quadro Abrindo o Coração, que é apresentado no programa Show da Fé, pertencente à Igreja Internacional da Graça de Deus, único programa religioso veiculado também em emissoras de TV abertas em horário nobre. A base para este estudo são as ferramentas teórico-metodológicas da análise de discurso e a reconstituição da trajetória dos estudos feministas associados aos estudos da mídia, via revisões bibliográficas e conceitos relacionados à mídia religiosa. Os resultados demonstram que a religião tem colaborado com a reprodução da visão patriarcal dominante e com a representação social da mulher a partir desta compreensão e suas expressões midiáticas baseiam-se nas referências da aceitação/resignação, da submissão, da renúncia/concessão e da responsabilidade/culpabilidade que caracterizam o lugar das mulheres no imaginário religioso, mais fortemente no pentecostalismo. |
id |
METODISTA_0f0b19ff78c624753d1a454f1ad03a89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/673 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PROGRAMA SHOW DA FÉMedia, Religion and Gender: representation of women on the TV program named Show da FéMídiaReligiãoGêneroDiscurso ReligiosoShow da Fé  MediaReligionGenderReligious SpeechShow da FéCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA pesquisa que relaciona gênero e comunicação ainda é pouco discutida no Brasil e abordada de forma muito acanhada pelas universidades, suas iniciativas de estudo existentes têm dedicado pouca atenção à religião e à representação da mulher neste contexto, em especial as pesquisas que enfatizam a relação com as mídias. O objetivo é investigar como a construção social do papel da mulher no discurso religioso neopentecostal é representada no programa Show da Fé, bem como averiguar os caminhos que nos levam à discussão do fenômeno religioso numa perspectiva de gênero. Elegemos como objeto de análise o quadro Abrindo o Coração, que é apresentado no programa Show da Fé, pertencente à Igreja Internacional da Graça de Deus, único programa religioso veiculado também em emissoras de TV abertas em horário nobre. A base para este estudo são as ferramentas teórico-metodológicas da análise de discurso e a reconstituição da trajetória dos estudos feministas associados aos estudos da mídia, via revisões bibliográficas e conceitos relacionados à mídia religiosa. Os resultados demonstram que a religião tem colaborado com a reprodução da visão patriarcal dominante e com a representação social da mulher a partir desta compreensão e suas expressões midiáticas baseiam-se nas referências da aceitação/resignação, da submissão, da renúncia/concessão e da responsabilidade/culpabilidade que caracterizam o lugar das mulheres no imaginário religioso, mais fortemente no pentecostalismo.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOCunha, Magali do NascimentoCPF:51654122156http://lattes.cnpq.br/1968477845967720Contrera, Malena SeguraCPF:99966633377Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Costa, Patricia Garcia2016-08-03T12:29:51Z2014-02-052013-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:04:57Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/673Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:04:57Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PROGRAMA SHOW DA FÉ Media, Religion and Gender: representation of women on the TV program named Show da Fé |
title |
MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PROGRAMA SHOW DA FÉ |
spellingShingle |
MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PROGRAMA SHOW DA FÉ Costa, Patricia Garcia Mídia Religião Gênero Discurso Religioso Show da Fé   Media Religion Gender Religious Speech Show da Fé CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PROGRAMA SHOW DA FÉ |
title_full |
MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PROGRAMA SHOW DA FÉ |
title_fullStr |
MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PROGRAMA SHOW DA FÉ |
title_full_unstemmed |
MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PROGRAMA SHOW DA FÉ |
title_sort |
MÍDIA, RELIGIÃO E GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PROGRAMA SHOW DA FÉ |
author |
Costa, Patricia Garcia |
author_facet |
Costa, Patricia Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Magali do Nascimento CPF:51654122156 http://lattes.cnpq.br/1968477845967720 Contrera, Malena Segura CPF:99966633377 Gonçalves, Elizabeth Moraes CPF:16489456120 http://lattes.cnpq.br/1270011884916244 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Patricia Garcia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Religião Gênero Discurso Religioso Show da Fé   Media Religion Gender Religious Speech Show da Fé CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Mídia Religião Gênero Discurso Religioso Show da Fé   Media Religion Gender Religious Speech Show da Fé CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
A pesquisa que relaciona gênero e comunicação ainda é pouco discutida no Brasil e abordada de forma muito acanhada pelas universidades, suas iniciativas de estudo existentes têm dedicado pouca atenção à religião e à representação da mulher neste contexto, em especial as pesquisas que enfatizam a relação com as mídias. O objetivo é investigar como a construção social do papel da mulher no discurso religioso neopentecostal é representada no programa Show da Fé, bem como averiguar os caminhos que nos levam à discussão do fenômeno religioso numa perspectiva de gênero. Elegemos como objeto de análise o quadro Abrindo o Coração, que é apresentado no programa Show da Fé, pertencente à Igreja Internacional da Graça de Deus, único programa religioso veiculado também em emissoras de TV abertas em horário nobre. A base para este estudo são as ferramentas teórico-metodológicas da análise de discurso e a reconstituição da trajetória dos estudos feministas associados aos estudos da mídia, via revisões bibliográficas e conceitos relacionados à mídia religiosa. Os resultados demonstram que a religião tem colaborado com a reprodução da visão patriarcal dominante e com a representação social da mulher a partir desta compreensão e suas expressões midiáticas baseiam-se nas referências da aceitação/resignação, da submissão, da renúncia/concessão e da responsabilidade/culpabilidade que caracterizam o lugar das mulheres no imaginário religioso, mais fortemente no pentecostalismo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-11 2014-02-05 2016-08-03T12:29:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/673 |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997028884480 |