Bipolar Show está no ar: a linguagem da performance como subversão do gênero talk show

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Giulia Zalazar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200664
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como a linguagem da performance se manifesta no programa Bipolar Show (Canal Brasil, 2015-2017) – talk-show criado e apresentado pelo artista Michel Melamed – e se essa linguagem quebra paradigmas próprios do gênero em que se enquadra. Para isso, os métodos utilizados para a realização desta pesquisa são a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a análise fílmica. No segundo capítulo, foram trazidos apontamentos acerca do talk-show como gênero televisivo, primeiramente através da discussão a respeito das implicações envolvidas em estudos genéricos, seguido pela apresentação do gênero no Brasil, com sua história e características. O terceiro capítulo é destinado a explorar Michel Melamed, responsável pela elaboração e execução do Bipolar Show. São analisadas obras anteriores de sua carreira, bem como destacados os principais conceitos com quais o artista costuma trabalhar, baseados nas teorias da linguagem performática de Renato Cohen (2002). No quarto capítulo, é feita a análise efetiva do programa. A dinâmica do programa é apresentada, seus pontos principais destacados e seu funcionamento geral destrinchado. Após, cenas do programa são apresentadas com o intuito de retratar quais e como os recursos de performance manifestam-se nas interações entre Melamed e convidado. Por fim, concluiu-se que as três principais maneiras que isso ocorre são através da inserção de objetos cênicos, da atenção à textualidade da fala e, principalmente, da montagem.
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