Bipolar Show está no ar: a linguagem da performance como subversão do gênero talk show
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200664 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como a linguagem da performance se manifesta no programa Bipolar Show (Canal Brasil, 2015-2017) – talk-show criado e apresentado pelo artista Michel Melamed – e se essa linguagem quebra paradigmas próprios do gênero em que se enquadra. Para isso, os métodos utilizados para a realização desta pesquisa são a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a análise fílmica. No segundo capítulo, foram trazidos apontamentos acerca do talk-show como gênero televisivo, primeiramente através da discussão a respeito das implicações envolvidas em estudos genéricos, seguido pela apresentação do gênero no Brasil, com sua história e características. O terceiro capítulo é destinado a explorar Michel Melamed, responsável pela elaboração e execução do Bipolar Show. São analisadas obras anteriores de sua carreira, bem como destacados os principais conceitos com quais o artista costuma trabalhar, baseados nas teorias da linguagem performática de Renato Cohen (2002). No quarto capítulo, é feita a análise efetiva do programa. A dinâmica do programa é apresentada, seus pontos principais destacados e seu funcionamento geral destrinchado. Após, cenas do programa são apresentadas com o intuito de retratar quais e como os recursos de performance manifestam-se nas interações entre Melamed e convidado. Por fim, concluiu-se que as três principais maneiras que isso ocorre são através da inserção de objetos cênicos, da atenção à textualidade da fala e, principalmente, da montagem. |
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Vidal, Giulia ZalazarRossini, Miriam de SouzaEsteves, Lucas Furtado2019-10-12T03:54:51Z2019http://hdl.handle.net/10183/200664001102199Este trabalho tem como objetivo analisar como a linguagem da performance se manifesta no programa Bipolar Show (Canal Brasil, 2015-2017) – talk-show criado e apresentado pelo artista Michel Melamed – e se essa linguagem quebra paradigmas próprios do gênero em que se enquadra. Para isso, os métodos utilizados para a realização desta pesquisa são a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a análise fílmica. No segundo capítulo, foram trazidos apontamentos acerca do talk-show como gênero televisivo, primeiramente através da discussão a respeito das implicações envolvidas em estudos genéricos, seguido pela apresentação do gênero no Brasil, com sua história e características. O terceiro capítulo é destinado a explorar Michel Melamed, responsável pela elaboração e execução do Bipolar Show. São analisadas obras anteriores de sua carreira, bem como destacados os principais conceitos com quais o artista costuma trabalhar, baseados nas teorias da linguagem performática de Renato Cohen (2002). No quarto capítulo, é feita a análise efetiva do programa. A dinâmica do programa é apresentada, seus pontos principais destacados e seu funcionamento geral destrinchado. Após, cenas do programa são apresentadas com o intuito de retratar quais e como os recursos de performance manifestam-se nas interações entre Melamed e convidado. Por fim, concluiu-se que as três principais maneiras que isso ocorre são através da inserção de objetos cênicos, da atenção à textualidade da fala e, principalmente, da montagem.This paper aims to analyze how the language of performance manifests on the program Bipolar Show (Canal Brasil, 2015-2017) - a talk show created and presented by the artist Michel Melamed - and if this language breaks paradigms of the genre in which it fits. To do so, the methods used to carry out this research are bibliographic research, documentary research and film analysis. In the second chapter, notes about the talk-show as a television genre were brought, first through the discussion about the implications involved in generic studies, followed by the presentation of the genre in Brazil, with its history and characteristics. The third chapter is intended to explore Michel Melamed, responsible for the design and implementation of the Bipolar Show. His earlier work is analyzed, as well as the main concepts with which the artist usually works, based on Renato Cohen's (2002) theories of performance language. In the fourth chapter, the program is effectively analyzed. The dynamics of the program is presented, its main features highlighted and its general functioning uncluttered. Afterwards, scenes from the program are presented with the intention of portraying what and how performance features manifest themselves in the interactions between Melamed and guest. Finally, it was concluded that the three main ways that this occurs is through the insertion of scenic objects, attention to the textuality of speech and, above all, through the montage.application/pdfporBipolar Show (Programa de televisão)Televisão (Comunicação)Bipolar ShowMichel MelamedPerformanceTalk showTelevision GenreBipolar Show está no ar: a linguagem da performance como subversão do gênero talk showinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102199.pdf.txt001102199.pdf.txtExtracted Texttext/plain162856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200664/2/001102199.pdf.txt870536afe64eed9c3acc62ade9a62624MD52ORIGINAL001102199.pdfTexto completoapplication/pdf28288467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200664/1/001102199.pdf102cf06bff5bacd9740ec73279dbedd2MD5110183/2006642019-10-13 03:50:53.604365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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