Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diel, Jaqueline Sandra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/955
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id METO_517a2eef3bbe3093fd920347de0b6db9
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/955
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Almeida, Laurinda Ramalho deCPF:02635853222http://lattes.cnpq.br/6318074054951173Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022CPF:02230159976Diel, Jaqueline Sandra2016-08-03T16:15:30Z2011-11-252011-09-14DIEL, Jaqueline Sandra. Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/955Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jaque.pdf: 899023 bytes, checksum: db4d1ba8f9d3e08ba5c2255286b50b5b (MD5) Previous issue date: 2011-09-14Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta pesquisa analisou as relações das práticas pedagógicas e o conhecimento construído pelas professoras da educação infantil em cursos de formação continuada, a partir do trabalho desenvolvido no curso Encontros de Leitura , que ocorreu nos anos de 2007 e 2008 no Município de Sinop/MT, e que contou com a participação de professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação atuando em turmas de Maternal II e III e turmas de Pré escola I e II. Este trabalho teve como suporte teórico, Duran, (2007, 2009); Nóvoa, (2007, 2009); Imbernón, (2009, 2010), Canário (1998, 2002, 2007) entre outros autores que discutem questões relacionadas aos processos de formação contínua de professores. A pesquisa foi tratada como um estudo de cunho qualitativo, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa bibliográfica. Contou com um grupo de cinco professoras da Educação Infantil que participaram do curso de formação continuada Encontros de Leitura com no mínimo setenta e cinco por cento de frequência durante os dois anos de vigência do mesmo. Para as discussões dos dados da pesquisa utilizou-se da análise de conteúdo de acordo com Bardin, (1997) e Franco, (2003). A pesquisa procurou investigar possíveis mudanças que podem ter ocorrido na prática pedagógica das professoras da rede Municipal de Sinop/MT. Considerando os dados analisados, é possível dizer que a frequência das professoras gerou um movimento de reorganização das práticas sociais de leitura, que envolvem a elaboração dos planejamentos e a realização das leituras diárias. No entanto, à prática de registrar as aprendizagens dos alunos, para futura analise, para uma sistematização do conhecimento, não foi apropriadas pelos professores. A pesquisa evidenciou o processo de desenvolvimento da formação continuada das professoras, com uma discussão sobre a forma como os professores incorporam, ou não, no cotidiano de sua prática pedagógica, resultados de discussões ocorridas no curso, contribuindo para um repensar processos e práticas de formação de professores.application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2242/Jaque.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoProfessores (Educação infantil)Professores Formação continuadaPrática pedagógicaEncontros de Leitura Sinop formação de professoresformação contínuaeducação infantilpráticas de leitura.teacher educationcontinuing educationearly childhood educationreading practices.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILJaque.pdf.jpgJaque.pdf.jpgimage/jpeg2547http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/955/2/Jaque.pdf.jpg518d1c9fc145a8fbf0fb11a881422eedMD52ORIGINALJaque.pdfapplication/pdf899023http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/955/1/Jaque.pdfdb4d1ba8f9d3e08ba5c2255286b50b5bMD51tede/9552016-08-03 15:05:16.221oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:05:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.
title Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.
spellingShingle Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.
Diel, Jaqueline Sandra
Professores (Educação infantil)
Professores Formação continuada
Prática pedagógica
Encontros de Leitura Sinop formação de professores
formação contínua
educação infantil
práticas de leitura.
teacher education
continuing education
early childhood education
reading practices.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.
title_full Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.
title_fullStr Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.
title_full_unstemmed Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.
title_sort Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.
author Diel, Jaqueline Sandra
author_facet Diel, Jaqueline Sandra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:48965000230
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:02635853222
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6318074054951173
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bahia, Norines Panicacci
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:49852963032
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5881924827893022
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02230159976
dc.contributor.author.fl_str_mv Diel, Jaqueline Sandra
contributor_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
Almeida, Laurinda Ramalho de
Bahia, Norines Panicacci
dc.subject.por.fl_str_mv Professores (Educação infantil)
Professores Formação continuada
Prática pedagógica
Encontros de Leitura Sinop formação de professores
formação contínua
educação infantil
práticas de leitura.
topic Professores (Educação infantil)
Professores Formação continuada
Prática pedagógica
Encontros de Leitura Sinop formação de professores
formação contínua
educação infantil
práticas de leitura.
teacher education
continuing education
early childhood education
reading practices.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv teacher education
continuing education
early childhood education
reading practices.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-11-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:15:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIEL, Jaqueline Sandra. Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/955
identifier_str_mv DIEL, Jaqueline Sandra. Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso Encontros de Leitura realizado no Município de Sinop/MT.. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/955/2/Jaque.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/955/1/Jaque.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 518d1c9fc145a8fbf0fb11a881422eed
db4d1ba8f9d3e08ba5c2255286b50b5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079557028118528