A educação infantil pública de Campinas e a formação continuada de professores: de qual formação falamos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Cristina de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15474
Resumo: Trata-se de um estudo relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos com ele conhecer e refletir sobre as contribuições que a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas traz para as práticas docentes dos professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Este estudo de metodologia qualitativa e na qual foram utilizadas as entrevistas semi-estruturadas com os diferentes profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação de Campinas e a pesquisa bibliográfica como coleta de dados, teve como questão de investigação: Os cursos/grupos de formação centralizados da Secretaria Municipal de Educação, oferecidos aos professores de Educação Infantil, nas vozes de alguns profissionais desta etapa da educação básica, contribuem para o aperfeiçoamento das ações docentes relativas ao processo ensino/aprendizagem nas unidades educacionais municipais de Educação Infantil? Na intenção de encontrar esclarecimento para o nosso problema, este estudo buscou fundamentação teórica sobre: as políticas públicas para a Educação Infantil municipal da cidade de Campinas e para a formação de seus professores após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394 de 1996; as pesquisas dos Grupos de Trabalho da ANPED - GT 04 de Didática, GT 07 de Educação de crianças de zero a seis anos e o GT 08 de Formação de Professores - as concepções sobre a formação continuada de professores de Educação Infantil da última década; sobre as ações formativas ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação a partir da inauguração do Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional Milton Santos (CEFORTEPE). Como principais referências teóricas, utilizamos os estudos de Ferraz (2001), Kramer (2005), Saviani (2008), Arce (2001 e 2007), Gomes (2009), Moreto (2009), Siqueira (2009) e Ramos (2010). O presente estudo apontou que a formação continuada centralizada pela Secretaria Municipal de Educação, no período de 2008 a 2011, aumentou a sua oferta de cursos e grupos de formação assim como o número de vagas para os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, porém o mesmo não ocorreu com o número vagas oferecidas especificamente para a Educação Infantil; ainda, que o professor de Educação Infantil está procurando por uma formação de caráter mais prático. Elegemos como categorias de análises: 1) a articulação entre teoria e prática, na visão dos profissionais da educação; 2) as necessidades formativas dos professores e políticas da formação docente; 3) a identidade da Educação Infantil. Pudemos concluir que esta formação continuada tem o desafio de aumentar o número de cursos e vagas para os professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e articular as propostas formativas com as práticas docentes.
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Este estudo de metodologia qualitativa e na qual foram utilizadas as entrevistas semi-estruturadas com os diferentes profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação de Campinas e a pesquisa bibliográfica como coleta de dados, teve como questão de investigação: Os cursos/grupos de formação centralizados da Secretaria Municipal de Educação, oferecidos aos professores de Educação Infantil, nas vozes de alguns profissionais desta etapa da educação básica, contribuem para o aperfeiçoamento das ações docentes relativas ao processo ensino/aprendizagem nas unidades educacionais municipais de Educação Infantil? Na intenção de encontrar esclarecimento para o nosso problema, este estudo buscou fundamentação teórica sobre: as políticas públicas para a Educação Infantil municipal da cidade de Campinas e para a formação de seus professores após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394 de 1996; as pesquisas dos Grupos de Trabalho da ANPED - GT 04 de Didática, GT 07 de Educação de crianças de zero a seis anos e o GT 08 de Formação de Professores - as concepções sobre a formação continuada de professores de Educação Infantil da última década; sobre as ações formativas ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação a partir da inauguração do Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional Milton Santos (CEFORTEPE). Como principais referências teóricas, utilizamos os estudos de Ferraz (2001), Kramer (2005), Saviani (2008), Arce (2001 e 2007), Gomes (2009), Moreto (2009), Siqueira (2009) e Ramos (2010). O presente estudo apontou que a formação continuada centralizada pela Secretaria Municipal de Educação, no período de 2008 a 2011, aumentou a sua oferta de cursos e grupos de formação assim como o número de vagas para os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, porém o mesmo não ocorreu com o número vagas oferecidas especificamente para a Educação Infantil; ainda, que o professor de Educação Infantil está procurando por uma formação de caráter mais prático. Elegemos como categorias de análises: 1) a articulação entre teoria e prática, na visão dos profissionais da educação; 2) as necessidades formativas dos professores e políticas da formação docente; 3) a identidade da Educação Infantil. Pudemos concluir que esta formação continuada tem o desafio de aumentar o número de cursos e vagas para os professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino e articular as propostas formativas com as práticas docentes.This is about a study on the scientific field of Education. We aim at knowing and reflecting about the contributions that the continual education offered by the Municipal Education Secretary in Campinas provides to the teaching practices of teachers of Early Childhood Education in the Municipal School. This qualitative methodological study, where semi-structured interviews were carried out with different professionals of the Municipal Education Secretary in Campinas and the bibliographic research such as collection of data had as investigation key: the centralized courses/ groups of graduation in the Municipal Education Secretary offered to early childhood education teachers, in the voices of some professionals that work in this period of basic education, which contribute to the development of teaching attitudes related to the teaching/learning processes in the municipal of Early Childhood Education. Aiming at finding a solution to our problem, this study searched for theoretical foundation about: public policies for the municipal children education in Campinas and for the continual formation of its teachers after the promulgation of Guidelines and Norms number 9394 from 1996; the research of Work Groups in ANPED - GT 04 of Teaching, GT 07 of Education of children from zero to six years old and the GT 08 of Teachers Graduation - and the conceptions about the continual education of teachers in Early Childhood Education in the last decade; about the graduation actions offered by Municipal Education Secretary from the opening of Graduation, Technology and Educational Research Center Milton Santos (CEFORTEPE). As principal theoretical references, we have used Ferraz studies (2001), Kramer (2005), Saviani (2008), Arce (2001 and 2007), Gomes (2009), Moreto (2009), Siqueira (2009) and Ramos (2010). The current study pointed out that the centralized continual education by the Municipal Education Secretary, in the period of 2008 to 2011, increased its offer of courses of development groups as well as the number of vacancies for professionals who work in the Municipal Teaching System, but the same did not occur with the number of vacancies offered specifically for Early Childhood Education even when the early childhood education teacher is looking for a more practical development. We have elected as analyses categories: 1) the articulations between theory and practice, in the view of education professionals; 2) the development needs of teachers and teaching education policies; 3) the identity in early childhood education. We can conclude then, that the continual education has the challenging of to increase its offer of courses of development groups as well as the number of vacancies for teachers of Childhood Education who work in the Municipal Teaching System and the articulations between formative proposals and teaching practices.PUC-CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno AndradePontifícia Universidade Católica de CampinasOliveira, Maria Cristina de2022-02-16T18:15:14Z2022-02-16T18:15:14Z2011-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154747108491047051337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:27Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15474Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:27Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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