A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishida, Neusa Fumie
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1947
Resumo: This research reflects on issues of contemporary ethics in advertising aimed at women. The discussion of such questions focuses on the deontological aspect (conviction). The aim of the study is to investigate how advertisements published in Claudia and Nova magazines articulate issues of such ethics. Thus, we sought to verify, through content analysis, whether the ads followed the principles contained in the Brazilian Code of Advertising Self-Regulation. In a second stage, it was intended to investigate, through discourse analysis, how the ads were built under the focus of ethics and women in today's society. It was concluded that the representations of deontological ethics in female advertising occur in a nonlinear and fragmented manner. Nonlinearity refers to the non-compliance with ethical principles by some ads analyzed. Fragmentation, on the other hand, concerns the way women are portrayed and how products are advertised in advertisements, based on different standards of conduct (principles) and based on diversified values. Now the ads present the products in a true way or not, sometimes women appear under a focus based on contemporary values ​​or traditional values ​​in a different way. (AU)
id METO_6784e4520155f4570b62a0f0f6b0f941
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1947
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Gonçalves, Elizabeth MoraesGalindo, Daniel dos SantosGiacomini Filho, GinoNishida, Neusa Fumie2019-11-06T15:40:50Z2007-04-18Nishida, Neusa Fumie. A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher. 2007. 245folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1947This research reflects on issues of contemporary ethics in advertising aimed at women. The discussion of such questions focuses on the deontological aspect (conviction). The aim of the study is to investigate how advertisements published in Claudia and Nova magazines articulate issues of such ethics. Thus, we sought to verify, through content analysis, whether the ads followed the principles contained in the Brazilian Code of Advertising Self-Regulation. In a second stage, it was intended to investigate, through discourse analysis, how the ads were built under the focus of ethics and women in today's society. It was concluded that the representations of deontological ethics in female advertising occur in a nonlinear and fragmented manner. Nonlinearity refers to the non-compliance with ethical principles by some ads analyzed. Fragmentation, on the other hand, concerns the way women are portrayed and how products are advertised in advertisements, based on different standards of conduct (principles) and based on diversified values. Now the ads present the products in a true way or not, sometimes women appear under a focus based on contemporary values ​​or traditional values ​​in a different way. (AU)Esta pesquisa reflete sobre questões da ética contemporânea na publicidade dirigida ao público feminino. A discussão de tais questões debruça sobre a vertente deontológica (convicção). O objetivo do estudo é investigar como os anúncios publicados nas revistas Claudia e Nova articulam questões de tal ética. Assim, buscou-se verificar, por meio da análise de conteúdo, se os anúncios seguiam os princípios contidos no Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. Em uma segunda etapa, pretendeu-se investigar, por meio da análise de discurso, como se deu a construção dos anúncios sob o enfoque da ética e da mulher na sociedade dos dias de hoje. Concluiu-se que as representações da ética deontológica na publicidade feminina ocorrem de maneira não linear e fragmentada. A não linearidade se refere ao não cumprimento dos princípios éticos por parte de alguns anúncios analisados. Já a fragmentação diz respeito ao modo como a mulher é retratada e como os produtos são divulgados nos anúncios, a partir de diferentes padrões de conduta (princípios) e baseados em valores diversificados. Ora os anúncios apresentam os produtos de maneira verdadeira ou não, ora as mulheres aparecem sob um enfoque baseado em valores contemporâneos ou em valores tradicionais de modo diferenciado.(AU)Submitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2019-11-06T15:40:50Z No. of bitstreams: 7 INTRO_REVISADA.pdf: 52266 bytes, checksum: 125d3e8201d006a00e56970453c7a3e5 (MD5) CAP1REVISADO.pdf: 98615 bytes, checksum: e7572f1ac642576e4899518d2e2005a2 (MD5) CAP2REVISADO.pdf: 105104 bytes, checksum: eda42e190fc7efeba340823000ea1c38 (MD5) CAP3REVISADO.pdf: 126711 bytes, checksum: a70669ff76c1ac7030379cdf76e927e7 (MD5) CAP4REVISADO.pdf: 117059 bytes, checksum: b499c91e9a93c79c98dc10881cb6309a (MD5) CAP5REVISADO.pdf: 803142 bytes, checksum: 22dea3438888e29b6c62df0d1a79d8bc (MD5) CONSIDERA_REVISADO.pdf: 84410 bytes, checksum: 9459231ea9d28929b331d70a7a7b5ed6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-06T15:40:50Z (GMT). No. of bitstreams: 7 INTRO_REVISADA.pdf: 52266 bytes, checksum: 125d3e8201d006a00e56970453c7a3e5 (MD5) CAP1REVISADO.pdf: 98615 bytes, checksum: e7572f1ac642576e4899518d2e2005a2 (MD5) CAP2REVISADO.pdf: 105104 bytes, checksum: eda42e190fc7efeba340823000ea1c38 (MD5) CAP3REVISADO.pdf: 126711 bytes, checksum: a70669ff76c1ac7030379cdf76e927e7 (MD5) CAP4REVISADO.pdf: 117059 bytes, checksum: b499c91e9a93c79c98dc10881cb6309a (MD5) CAP5REVISADO.pdf: 803142 bytes, checksum: 22dea3438888e29b6c62df0d1a79d8bc (MD5) CONSIDERA_REVISADO.pdf: 84410 bytes, checksum: 9459231ea9d28929b331d70a7a7b5ed6 (MD5) Previous issue date: 2007-04-18Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfporUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao SocialIMSBrasilComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialÉtica; Comunicação; Publicidade; Mulher; Linguagem; Analise do discursoEthic; Communication; Publicity; Woman; Language; Speech analysisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulherContemporary ethics in advertising discourse for womeninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis4333470630449360357500500600600-7662988059372876986-4056021055502874573-2555911436985713659info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAORIGINALINTRO_REVISADA.pdfINTRO_REVISADA.pdfapplication/pdf52266http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/2/INTRO_REVISADA.pdf125d3e8201d006a00e56970453c7a3e5MD52CAP1REVISADO.pdfCAP1REVISADO.pdfapplication/pdf98615http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/3/CAP1REVISADO.pdfe7572f1ac642576e4899518d2e2005a2MD53CAP2REVISADO.pdfCAP2REVISADO.pdfapplication/pdf105104http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/4/CAP2REVISADO.pdfeda42e190fc7efeba340823000ea1c38MD54CAP3REVISADO.pdfCAP3REVISADO.pdfapplication/pdf126711http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/5/CAP3REVISADO.pdfa70669ff76c1ac7030379cdf76e927e7MD55CAP4REVISADO.pdfCAP4REVISADO.pdfapplication/pdf117059http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/6/CAP4REVISADO.pdfb499c91e9a93c79c98dc10881cb6309aMD56CAP5REVISADO.pdfCAP5REVISADO.pdfapplication/pdf803142http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/7/CAP5REVISADO.pdf22dea3438888e29b6c62df0d1a79d8bcMD57CONSIDERA_REVISADO.pdfCONSIDERA_REVISADO.pdfapplication/pdf84410http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/8/CONSIDERA_REVISADO.pdf9459231ea9d28929b331d70a7a7b5ed6MD58LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/19472019-11-06 13:40:50.113oai:tahbit.umesp.edu.dti: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2019-11-06T15:40:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Contemporary ethics in advertising discourse for women
title A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
spellingShingle A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
Nishida, Neusa Fumie
Ética; Comunicação; Publicidade; Mulher; Linguagem; Analise do discurso
Ethic; Communication; Publicity; Woman; Language; Speech analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
title_full A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
title_fullStr A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
title_full_unstemmed A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
title_sort A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
author Nishida, Neusa Fumie
author_facet Nishida, Neusa Fumie
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Elizabeth Moraes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Giacomini Filho, Gino
dc.contributor.author.fl_str_mv Nishida, Neusa Fumie
contributor_str_mv Gonçalves, Elizabeth Moraes
Galindo, Daniel dos Santos
Giacomini Filho, Gino
dc.subject.por.fl_str_mv Ética; Comunicação; Publicidade; Mulher; Linguagem; Analise do discurso
topic Ética; Comunicação; Publicidade; Mulher; Linguagem; Analise do discurso
Ethic; Communication; Publicity; Woman; Language; Speech analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethic; Communication; Publicity; Woman; Language; Speech analysis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research reflects on issues of contemporary ethics in advertising aimed at women. The discussion of such questions focuses on the deontological aspect (conviction). The aim of the study is to investigate how advertisements published in Claudia and Nova magazines articulate issues of such ethics. Thus, we sought to verify, through content analysis, whether the ads followed the principles contained in the Brazilian Code of Advertising Self-Regulation. In a second stage, it was intended to investigate, through discourse analysis, how the ads were built under the focus of ethics and women in today's society. It was concluded that the representations of deontological ethics in female advertising occur in a nonlinear and fragmented manner. Nonlinearity refers to the non-compliance with ethical principles by some ads analyzed. Fragmentation, on the other hand, concerns the way women are portrayed and how products are advertised in advertisements, based on different standards of conduct (principles) and based on diversified values. Now the ads present the products in a true way or not, sometimes women appear under a focus based on contemporary values ​​or traditional values ​​in a different way. (AU)
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-06T15:40:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nishida, Neusa Fumie. A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher. 2007. 245folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1947
identifier_str_mv Nishida, Neusa Fumie. A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher. 2007. 245folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 4333470630449360357
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv -7662988059372876986
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv -2555911436985713659
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicacao Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv IMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/2/INTRO_REVISADA.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/3/CAP1REVISADO.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/4/CAP2REVISADO.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/5/CAP3REVISADO.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/6/CAP4REVISADO.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/7/CAP5REVISADO.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/8/CONSIDERA_REVISADO.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1947/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 125d3e8201d006a00e56970453c7a3e5
e7572f1ac642576e4899518d2e2005a2
eda42e190fc7efeba340823000ea1c38
a70669ff76c1ac7030379cdf76e927e7
b499c91e9a93c79c98dc10881cb6309a
22dea3438888e29b6c62df0d1a79d8bc
9459231ea9d28929b331d70a7a7b5ed6
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079567960571904