SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924 |
Resumo: | In recent decades, the discourse of sustainability and environmental responsibility have become much present in advertising in Brazil. Currently, several brands and products include in their messages issues like the environment, responsible consumption and social concern. The hypothesis is that the cultural changes occurring in society lead to this trend, without an exclusive relationship with an economic discourse. Then, the advertisement messagens are developed to provide opportunity campaigns, conceptual products and militant organizations. The objective of this research was to study the characteristics of the texts of the campaigns and watch the scene that influences the construction of the advertisement of various economic sectors, analyzing how discourses are related to business models and sustainable practices. |
id |
METO_7e7a45ff241602ad92d73d2204ee52b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/924 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Faro, José SalvadorCPF:23165451231http://lattes.cnpq.br/3848720494067039Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Tarsitano, Paulo RogérioCPF:16606095052http://lattes.cnpq.br/9706123951509221Giacomini Filho, GinoCPF:49061320002http://lattes.cnpq.br/4716383899113030Carrascoza, João AmanelloCPF:12312312325Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005CPF:17322123840http://lattes.cnpq.br/9244146384855395Carrilho, Kleber Nogueira2016-08-03T12:31:16Z2010-08-262010-06-21CARRILHO, Kleber Nogueira. Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924In recent decades, the discourse of sustainability and environmental responsibility have become much present in advertising in Brazil. Currently, several brands and products include in their messages issues like the environment, responsible consumption and social concern. The hypothesis is that the cultural changes occurring in society lead to this trend, without an exclusive relationship with an economic discourse. Then, the advertisement messagens are developed to provide opportunity campaigns, conceptual products and militant organizations. The objective of this research was to study the characteristics of the texts of the campaigns and watch the scene that influences the construction of the advertisement of various economic sectors, analyzing how discourses are related to business models and sustainable practices.Nas últimas décadas, os discursos da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental se tornaram muito presentes na publicidade brasileira. Atualmente, várias marcas e produtos incluem em suas mensagens a preocupação com questões como o meio ambiente, o consumo responsável e a preocupação social. A hipótese levantada foi de que as mudanças culturais que ocorrem na sociedade levam a essa tendência, sem que haja uma relação exclusiva com o discurso econômico. Com isso, as mensagens publicitárias são desenvolvidas de forma a apresentar campanhas de oportunidade, produtos conceituais e empresas militantes. O objetivo da pesquisa foi verificar as características dos textos das campanhas e observar o cenário que influencia a construção da mensagem publicitária de diversos segmentos econômicos, analisando como os discursos se relacionam com os modelos de negócios e as práticas sustentáveis.Made available in DSpace on 2016-08-03T12:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kleber Nogueira Carrilho.pdf: 3934286 bytes, checksum: 5e2528efff3f3ebc7a6bb96e27e3ed92 (MD5) Previous issue date: 2010-06-21application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2542/Kleber%20Nogueira%20Carrilho.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso Comunicacionaissustentabilidaderesponsabilidade socioambientalpublicidadetransformações culturais.sustainabilityenvironmental responsibilityadvertisingcultural changes.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASSUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIASusteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing messageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILKleber Nogueira Carrilho.pdf.jpgKleber Nogueira Carrilho.pdf.jpgimage/jpeg3469http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/3/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf.jpg7588eca82c6dedd287f0c41394415852MD53TEXTKleber Nogueira Carrilho.pdf.txtKleber Nogueira Carrilho.pdf.txttext/plain452631http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/2/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf.txt05897de58e4895028a8e0d459e255223MD52ORIGINALKleber Nogueira Carrilho.pdfapplication/pdf3934286http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/1/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf5e2528efff3f3ebc7a6bb96e27e3ed92MD51tede/9242016-08-03 15:09:11.876oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:09:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message |
title |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA |
spellingShingle |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA Carrilho, Kleber Nogueira sustentabilidade responsabilidade socioambiental publicidade transformações culturais. sustainability environmental responsibility advertising cultural changes. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA |
title_full |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA |
title_fullStr |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA |
title_full_unstemmed |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA |
title_sort |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA |
author |
Carrilho, Kleber Nogueira |
author_facet |
Carrilho, Kleber Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faro, José Salvador |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:23165451231 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3848720494067039 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gonçalves, Elizabeth Moraes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:16489456120 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1270011884916244 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Tarsitano, Paulo Rogério |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:16606095052 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9706123951509221 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Giacomini Filho, Gino |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
CPF:49061320002 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4716383899113030 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Carrascoza, João Amanello |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
CPF:12312312325 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Alves, Maria Leila |
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv |
CPF:49525250550 |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:17322123840 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9244146384855395 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrilho, Kleber Nogueira |
contributor_str_mv |
Faro, José Salvador Gonçalves, Elizabeth Moraes Tarsitano, Paulo Rogério Giacomini Filho, Gino Carrascoza, João Amanello Alves, Maria Leila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sustentabilidade responsabilidade socioambiental publicidade transformações culturais. |
topic |
sustentabilidade responsabilidade socioambiental publicidade transformações culturais. sustainability environmental responsibility advertising cultural changes. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
sustainability environmental responsibility advertising cultural changes. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
In recent decades, the discourse of sustainability and environmental responsibility have become much present in advertising in Brazil. Currently, several brands and products include in their messages issues like the environment, responsible consumption and social concern. The hypothesis is that the cultural changes occurring in society lead to this trend, without an exclusive relationship with an economic discourse. Then, the advertisement messagens are developed to provide opportunity campaigns, conceptual products and militant organizations. The objective of this research was to study the characteristics of the texts of the campaigns and watch the scene that influences the construction of the advertisement of various economic sectors, analyzing how discourses are related to business models and sustainable practices. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-26 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T12:31:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARRILHO, Kleber Nogueira. Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924 |
identifier_str_mv |
CARRILHO, Kleber Nogueira. Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Processo Comunicacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/3/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/2/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf.txt http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/1/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7588eca82c6dedd287f0c41394415852 05897de58e4895028a8e0d459e255223 5e2528efff3f3ebc7a6bb96e27e3ed92 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079556943183872 |