SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrilho, Kleber Nogueira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924
Resumo: In recent decades, the discourse of sustainability and environmental responsibility have become much present in advertising in Brazil. Currently, several brands and products include in their messages issues like the environment, responsible consumption and social concern. The hypothesis is that the cultural changes occurring in society lead to this trend, without an exclusive relationship with an economic discourse. Then, the advertisement messagens are developed to provide opportunity campaigns, conceptual products and militant organizations. The objective of this research was to study the characteristics of the texts of the campaigns and watch the scene that influences the construction of the advertisement of various economic sectors, analyzing how discourses are related to business models and sustainable practices.
id METO_7e7a45ff241602ad92d73d2204ee52b9
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/924
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Faro, José SalvadorCPF:23165451231http://lattes.cnpq.br/3848720494067039Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Tarsitano, Paulo RogérioCPF:16606095052http://lattes.cnpq.br/9706123951509221Giacomini Filho, GinoCPF:49061320002http://lattes.cnpq.br/4716383899113030Carrascoza, João AmanelloCPF:12312312325Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005CPF:17322123840http://lattes.cnpq.br/9244146384855395Carrilho, Kleber Nogueira2016-08-03T12:31:16Z2010-08-262010-06-21CARRILHO, Kleber Nogueira. Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924In recent decades, the discourse of sustainability and environmental responsibility have become much present in advertising in Brazil. Currently, several brands and products include in their messages issues like the environment, responsible consumption and social concern. The hypothesis is that the cultural changes occurring in society lead to this trend, without an exclusive relationship with an economic discourse. Then, the advertisement messagens are developed to provide opportunity campaigns, conceptual products and militant organizations. The objective of this research was to study the characteristics of the texts of the campaigns and watch the scene that influences the construction of the advertisement of various economic sectors, analyzing how discourses are related to business models and sustainable practices.Nas últimas décadas, os discursos da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental se tornaram muito presentes na publicidade brasileira. Atualmente, várias marcas e produtos incluem em suas mensagens a preocupação com questões como o meio ambiente, o consumo responsável e a preocupação social. A hipótese levantada foi de que as mudanças culturais que ocorrem na sociedade levam a essa tendência, sem que haja uma relação exclusiva com o discurso econômico. Com isso, as mensagens publicitárias são desenvolvidas de forma a apresentar campanhas de oportunidade, produtos conceituais e empresas militantes. O objetivo da pesquisa foi verificar as características dos textos das campanhas e observar o cenário que influencia a construção da mensagem publicitária de diversos segmentos econômicos, analisando como os discursos se relacionam com os modelos de negócios e as práticas sustentáveis.Made available in DSpace on 2016-08-03T12:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kleber Nogueira Carrilho.pdf: 3934286 bytes, checksum: 5e2528efff3f3ebc7a6bb96e27e3ed92 (MD5) Previous issue date: 2010-06-21application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2542/Kleber%20Nogueira%20Carrilho.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso Comunicacionaissustentabilidaderesponsabilidade socioambientalpublicidadetransformações culturais.sustainabilityenvironmental responsibilityadvertisingcultural changes.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASSUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIASusteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing messageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILKleber Nogueira Carrilho.pdf.jpgKleber Nogueira Carrilho.pdf.jpgimage/jpeg3469http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/3/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf.jpg7588eca82c6dedd287f0c41394415852MD53TEXTKleber Nogueira Carrilho.pdf.txtKleber Nogueira Carrilho.pdf.txttext/plain452631http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/2/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf.txt05897de58e4895028a8e0d459e255223MD52ORIGINALKleber Nogueira Carrilho.pdfapplication/pdf3934286http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/1/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf5e2528efff3f3ebc7a6bb96e27e3ed92MD51tede/9242016-08-03 15:09:11.876oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:09:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message
title SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
spellingShingle SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
Carrilho, Kleber Nogueira
sustentabilidade
responsabilidade socioambiental
publicidade
transformações culturais.
sustainability
environmental responsibility
advertising
cultural changes.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
title_full SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
title_fullStr SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
title_full_unstemmed SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
title_sort SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL : TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA
author Carrilho, Kleber Nogueira
author_facet Carrilho, Kleber Nogueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faro, José Salvador
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23165451231
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3848720494067039
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gonçalves, Elizabeth Moraes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:16489456120
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1270011884916244
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tarsitano, Paulo Rogério
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:16606095052
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9706123951509221
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Giacomini Filho, Gino
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:49061320002
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4716383899113030
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Carrascoza, João Amanello
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv CPF:12312312325
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Alves, Maria Leila
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv CPF:49525250550
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:17322123840
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9244146384855395
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrilho, Kleber Nogueira
contributor_str_mv Faro, José Salvador
Gonçalves, Elizabeth Moraes
Tarsitano, Paulo Rogério
Giacomini Filho, Gino
Carrascoza, João Amanello
Alves, Maria Leila
dc.subject.por.fl_str_mv sustentabilidade
responsabilidade socioambiental
publicidade
transformações culturais.
topic sustentabilidade
responsabilidade socioambiental
publicidade
transformações culturais.
sustainability
environmental responsibility
advertising
cultural changes.
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv sustainability
environmental responsibility
advertising
cultural changes.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description In recent decades, the discourse of sustainability and environmental responsibility have become much present in advertising in Brazil. Currently, several brands and products include in their messages issues like the environment, responsible consumption and social concern. The hypothesis is that the cultural changes occurring in society lead to this trend, without an exclusive relationship with an economic discourse. Then, the advertisement messagens are developed to provide opportunity campaigns, conceptual products and militant organizations. The objective of this research was to study the characteristics of the texts of the campaigns and watch the scene that influences the construction of the advertisement of various economic sectors, analyzing how discourses are related to business models and sustainable practices.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:31:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARRILHO, Kleber Nogueira. Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924
identifier_str_mv CARRILHO, Kleber Nogueira. Susteinability and environmental responsability: cultural changes in the adversing message. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processo Comunicacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/3/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/2/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf.txt
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/924/1/Kleber+Nogueira+Carrilho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7588eca82c6dedd287f0c41394415852
05897de58e4895028a8e0d459e255223
5e2528efff3f3ebc7a6bb96e27e3ed92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079556943183872