SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Tais Nascarella
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1126
Resumo: This Master s thesis has as a target to unveil lay educators pedagogical practice who work in informal education as well as the educational practice that they develop in favor of literacy. Approaching the three themes that guide this study informal education, lay educators education and literacy we talk abo ut the results obtainedin informal educational sites, establishing a counterpoint : to which extent the informal can be considered an educational site beneath the school? An empirical research was accomplished in the Sementinha Project, in the city of Santo André-SP, through observation of the educational practice of seven educators, through interviews (with the ex-Secretary of Education who implemented the Project in the city; with the general coordinators of the Sementinha Project; with four of the seven educators) and also, a bibliographical study about the emergence of the project in the city of Curvelo-MG. The analysis show that the informal education, as well as the social educators actions, develop literacy practices which are able to help in the pedagogical education of these children, motivating the citizen action that they, since they are small might make effective in the communities they live in.(AU)
id METO_bd94172039645f3307e9b42c766fa538
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1126
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano CastroCPF:21621202123http://lattes.cnpq.br/1621685976264300Demartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744CPF:29340339886http://lattes.cnpq.br/8345013080215703Ramos, Tais Nascarella2016-08-03T16:16:11Z2009-05-282009-02-19RAMOS, Tais Nascarella. SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1126This Master s thesis has as a target to unveil lay educators pedagogical practice who work in informal education as well as the educational practice that they develop in favor of literacy. Approaching the three themes that guide this study informal education, lay educators education and literacy we talk abo ut the results obtainedin informal educational sites, establishing a counterpoint : to which extent the informal can be considered an educational site beneath the school? An empirical research was accomplished in the Sementinha Project, in the city of Santo André-SP, through observation of the educational practice of seven educators, through interviews (with the ex-Secretary of Education who implemented the Project in the city; with the general coordinators of the Sementinha Project; with four of the seven educators) and also, a bibliographical study about the emergence of the project in the city of Curvelo-MG. The analysis show that the informal education, as well as the social educators actions, develop literacy practices which are able to help in the pedagogical education of these children, motivating the citizen action that they, since they are small might make effective in the communities they live in.(AU)Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo desvelar a prática pedagógica de educadoras leigas atuantes na educação não-formal e a práxis educacional que elas desempenham em prol da alfabetização letrada. Ao abordarmos os três temas que regem este estudo educação não-formal, formação de educadoras leigas e alfabetização letrada versamos sobre os resultados obtidos em espaços de educação não-formais, estabelecendo um contraponto: até quando o não-formal pode ser considerado um espaço de educação aquém da escola? Foi realizada uma pesquisa empírica no Projeto Sementinha da cidade de Santo André/ SP, através da observação da práxis educativa de sete educadoras, de entrevistas, coma exsecretária de Educação que implantou o Projeto na cidade; com os Coordenadores Gerais do Projeto Sementinha; com quatro das sete educadoras e ainda, um levantamento bibliográfico sobre o surgimento do Projeto na cidade de Curvelo; MG. Até o momento, as análises realizadas apontaram para o desenvolvimento de práticas de letramento em diferentes momentos da atuação das educadoras e na formação cidadã e moral das crianças assistidas pelo Projeto na comunidade observada para a efetivação deste trabalho de pesquisa.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tais Nascarella.pdf: 263300 bytes, checksum: 24c69a43b14eaaf6ed0812432904e545 (MD5) Previous issue date: 2009-02-19Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2678/Tais%20Nascarella.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoformação de educadoraseducação não-formalalfabetização letradaeducadoras leigas práticas pedagógicas sociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILTais Nascarella.pdf.jpgTais Nascarella.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1126/2/Tais+Nascarella.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52ORIGINALTais Nascarella.pdfapplication/pdf263300http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1126/1/Tais+Nascarella.pdf24c69a43b14eaaf6ed0812432904e545MD51tede/11262016-08-03 15:11:14.05oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento
title SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento
spellingShingle SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento
Ramos, Tais Nascarella
formação de educadoras
educação não-formal
alfabetização letrada
educadoras leigas práticas pedagógicas sociais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento
title_full SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento
title_fullStr SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento
title_full_unstemmed SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento
title_sort SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento
author Ramos, Tais Nascarella
author_facet Ramos, Tais Nascarella
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bahia, Norines Panicacci
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49852963032
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5881924827893022
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:21621202123
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1621685976264300
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:13265477995
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8059807589945744
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:29340339886
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8345013080215703
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Tais Nascarella
contributor_str_mv Bahia, Norines Panicacci
Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro
Demartini, Zeila de Brito Fabri
dc.subject.por.fl_str_mv formação de educadoras
educação não-formal
alfabetização letrada
educadoras leigas práticas pedagógicas sociais
topic formação de educadoras
educação não-formal
alfabetização letrada
educadoras leigas práticas pedagógicas sociais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This Master s thesis has as a target to unveil lay educators pedagogical practice who work in informal education as well as the educational practice that they develop in favor of literacy. Approaching the three themes that guide this study informal education, lay educators education and literacy we talk abo ut the results obtainedin informal educational sites, establishing a counterpoint : to which extent the informal can be considered an educational site beneath the school? An empirical research was accomplished in the Sementinha Project, in the city of Santo André-SP, through observation of the educational practice of seven educators, through interviews (with the ex-Secretary of Education who implemented the Project in the city; with the general coordinators of the Sementinha Project; with four of the seven educators) and also, a bibliographical study about the emergence of the project in the city of Curvelo-MG. The analysis show that the informal education, as well as the social educators actions, develop literacy practices which are able to help in the pedagogical education of these children, motivating the citizen action that they, since they are small might make effective in the communities they live in.(AU)
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:16:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, Tais Nascarella. SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1126
identifier_str_mv RAMOS, Tais Nascarella. SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1126/2/Tais+Nascarella.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1126/1/Tais+Nascarella.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
24c69a43b14eaaf6ed0812432904e545
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079558466764800