UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1104 |
Resumo: | This work had as purpose the analysis of the democratic administration of a school of the Sistema S, specifically the Educational Center SESI no. 406, located in the city of Mauá, one of the 211 schools that compose the School Net SESI of the State of São Paulo, in the period from 2001 to 2007, had as reference the analysis of the historical context of the fights joined by the democratization of the society in the period that the military dictatorship happens. The teaching as right of all, the participation mechanisms, the school community's insert in the decisive processes and the construction of the democratic administration of the school, were movements that accompanied the process of redemocratization of the society in the beginning of the decade of 1980. The study discusses the trace roads for the conquest of the democratic administration, identifying changes and the transformations happened in the period in subject. We used as resource for the collection of data the analysis of documents of the institution, the participant observation, the collection of written depositions and students' engravings, teachers and the school community's other members. The results evidence the positive recognition of the actors' social interviewees group with relationship to the progresses of the democratic administration, considered a process in construction. We ended with Coutinho (2002) that the democracy should be understood not how a state, but always as a process. |
id |
METO_df9a8eb90b67bedcfc5122ea08dd550d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1104 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022CPF:25661124600Cesário, Mariléia de Fátima Cesário e2016-08-03T16:16:01Z2011-04-082008-04-18CESÁRIO, Mariléia de Fátima Cesário e. UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1104This work had as purpose the analysis of the democratic administration of a school of the Sistema S, specifically the Educational Center SESI no. 406, located in the city of Mauá, one of the 211 schools that compose the School Net SESI of the State of São Paulo, in the period from 2001 to 2007, had as reference the analysis of the historical context of the fights joined by the democratization of the society in the period that the military dictatorship happens. The teaching as right of all, the participation mechanisms, the school community's insert in the decisive processes and the construction of the democratic administration of the school, were movements that accompanied the process of redemocratization of the society in the beginning of the decade of 1980. The study discusses the trace roads for the conquest of the democratic administration, identifying changes and the transformations happened in the period in subject. We used as resource for the collection of data the analysis of documents of the institution, the participant observation, the collection of written depositions and students' engravings, teachers and the school community's other members. The results evidence the positive recognition of the actors' social interviewees group with relationship to the progresses of the democratic administration, considered a process in construction. We ended with Coutinho (2002) that the democracy should be understood not how a state, but always as a process.Este trabalho teve como propósito a análise da gestão democrática de uma escola do Sistema S, especificamente o Centro Educacional SESI Nº 406, localizado na cidade de Mauá, uma das 211 escolas que compõem a Rede Escolar SESI do Estado de São Paulo, no período de 2001 a 2007, tendo como referência a análise do contexto histórico das lutas travadas pela democratização da sociedade no período que sucede a ditadura militar. O ensino como direito de todos, os mecanismos de participação, a inserção da comunidade escolar nos processos decisórios e a construção da gestão democrática da escola, foram movimentos que acompanharam o processo de redemocratização da sociedade no início da década de 1980. O estudo discute os caminhos trilhados para a conquista da gestão democrática, identificando mudanças e as transformações ocorridas no período em questão. Utilizamos como recurso para a coleta de dados a análise de documentos da instituição, a observação participante, a coleta de depoimentos escritos e gravados de alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar. Os dados desta pesquisa revelam que a mudança de postura do gestor, no sentido de possibilitar a diluição do poder, é imprescindível para a ruptura dos modelos de administração verticalizada e centralizadora, tendo este o gestor o papel fundamental de articulador das ações que priorizem o coletivo. Os resultados evidenciam o reconhecimento positivo do conjunto de atores sociais entrevistados quanto aos avanços da gestão democrática, considerada é um processo em construção. Concluímos com Coutinho (2004), que a democracia deve ser entendida não como um estado, mas sempre como um processo.Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pages from INTRODUCAO1.pdf: 492067 bytes, checksum: de101e666c6e084ffd3ee88262d1497b (MD5) Previous issue date: 2008-04-18application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2726/Pages%20from%20INTRODUCAO1.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãogestão democráticaparticipação da comunidadetrabalho coletivoprojeto político pedagógicoensino e aprendizagem.democratic administrationwork collectivepolitical pedagogic projectteaching and learning.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA Sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILPages from INTRODUCAO1.pdf.jpgPages from INTRODUCAO1.pdf.jpgimage/jpeg3600http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1104/2/Pages+from+INTRODUCAO1.pdf.jpg1b146abe34b4f3e38182262451f72ff7MD52ORIGINALPages from INTRODUCAO1.pdfapplication/pdf492067http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1104/1/Pages+from+INTRODUCAO1.pdfde101e666c6e084ffd3ee88262d1497bMD51tede/11042016-08-03 15:11:41.261oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S |
title |
UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S |
spellingShingle |
UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S Cesário, Mariléia de Fátima Cesário e gestão democrática participação da comunidade trabalho coletivo projeto político pedagógico ensino e aprendizagem. democratic administration work collective political pedagogic project teaching and learning. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S |
title_full |
UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S |
title_fullStr |
UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S |
title_sort |
UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S |
author |
Cesário, Mariléia de Fátima Cesário e |
author_facet |
Cesário, Mariléia de Fátima Cesário e |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Maria Leila |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:49525250550 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Palma Filho, João Cardoso |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:36949645899 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6871865854491549 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bahia, Norines Panicacci |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:49852963032 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:25661124600 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cesário, Mariléia de Fátima Cesário e |
contributor_str_mv |
Alves, Maria Leila Palma Filho, João Cardoso Bahia, Norines Panicacci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão democrática participação da comunidade trabalho coletivo projeto político pedagógico ensino e aprendizagem. |
topic |
gestão democrática participação da comunidade trabalho coletivo projeto político pedagógico ensino e aprendizagem. democratic administration work collective political pedagogic project teaching and learning. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
democratic administration work collective political pedagogic project teaching and learning. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work had as purpose the analysis of the democratic administration of a school of the Sistema S, specifically the Educational Center SESI no. 406, located in the city of Mauá, one of the 211 schools that compose the School Net SESI of the State of São Paulo, in the period from 2001 to 2007, had as reference the analysis of the historical context of the fights joined by the democratization of the society in the period that the military dictatorship happens. The teaching as right of all, the participation mechanisms, the school community's insert in the decisive processes and the construction of the democratic administration of the school, were movements that accompanied the process of redemocratization of the society in the beginning of the decade of 1980. The study discusses the trace roads for the conquest of the democratic administration, identifying changes and the transformations happened in the period in subject. We used as resource for the collection of data the analysis of documents of the institution, the participant observation, the collection of written depositions and students' engravings, teachers and the school community's other members. The results evidence the positive recognition of the actors' social interviewees group with relationship to the progresses of the democratic administration, considered a process in construction. We ended with Coutinho (2002) that the democracy should be understood not how a state, but always as a process. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-04-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:16:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CESÁRIO, Mariléia de Fátima Cesário e. UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1104 |
identifier_str_mv |
CESÁRIO, Mariléia de Fátima Cesário e. UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1104/2/Pages+from+INTRODUCAO1.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1104/1/Pages+from+INTRODUCAO1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b146abe34b4f3e38182262451f72ff7 de101e666c6e084ffd3ee88262d1497b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079558397558784 |