COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/863 |
Resumo: | This paper analyses the relation between communication and innovation in corporate websites of Brazilian companies such as Embraer, Natura, Faber-Castell and Rigesa. These institutions were selected as the central body of this research for being the most innovative of Brazil, according to the first version of the Brazil Index of Innovation (IBI) 2007. The paper will also examine the use of Information and Communication Technologies (ICTs) for the delivery of institutional information and to communicate innovation to the press. The main methodology used is Multiple Case Studies which support the comparison of digital communication through corporate portals. The resources of the Analysis of Content and Discourse Analysis were also used. The survey results show that there is a contradiction between the companies being innovative in products and processes, but not in the planning, management, architecture and dissemination of institutional image.(AU) |
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Caldas, Maria das Gracas CondeCPF:12694613078http://lattes.cnpq.br/4194056997420853CPF:22466570831Falco, Alessandra de2016-08-03T12:30:58Z2011-05-062009-04-15FALCO, Alessandra de. COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa. 2009. 320 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/863This paper analyses the relation between communication and innovation in corporate websites of Brazilian companies such as Embraer, Natura, Faber-Castell and Rigesa. These institutions were selected as the central body of this research for being the most innovative of Brazil, according to the first version of the Brazil Index of Innovation (IBI) 2007. The paper will also examine the use of Information and Communication Technologies (ICTs) for the delivery of institutional information and to communicate innovation to the press. The main methodology used is Multiple Case Studies which support the comparison of digital communication through corporate portals. The resources of the Analysis of Content and Discourse Analysis were also used. The survey results show that there is a contradiction between the companies being innovative in products and processes, but not in the planning, management, architecture and dissemination of institutional image.(AU)O trabalho analisa a relação entre Comunicação e Inovação nos Portais Corporativos das empresas Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesa. Ou seja, como essas instituições inovam em suas comunicações no meio on-line e como divulgam o conteúdo sobre Inovação. Estas empresas foram selecionadas como corpus central da pesquisa por estarem entre as mais inovadoras do Brasil, de acordo com a primeira versão do Índice Brasil de Inovação de 2007. A metodologia central para o desenvolvimento do projeto é a de Estudos de Caso Múltiplos, a partir da qual foi feita a comparação da comunicação digital por meio dos portais corporativos. Também são utilizados os recursos da Análise de Conteúdo e da Análise do Discurso. A proposta inclui também o exame da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação para a veiculação de informações institucionais e sobre Inovação por meio das Salas de Imprensa. E ainda, são destacadas as características dos profissionais responsáveis pela gestão dos portais corporativos. Os resultados da pesquisa evidenciam que há uma contradição entre as empresas serem inovadoras em produtos e processos, mas não no planejamento, gestão, arquitetura e divulgação da imagem institucional e de informações sobre inovação por meio dos portais corporativos. Revela ainda um nicho de mercado que precisa de profissionais especializados.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T12:30:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Parte 1.pdf: 165290 bytes, checksum: 0e56eb22bb7b3cf60dde900ea0debd1e (MD5) Previous issue date: 2009-04-15Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2376/Parte%201.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso ComunicacionaisComunicaçãoDivulgação CientíficaInovaçãoPortal CorporativoInnovationOrganizational CommunicationCorporate WebsiteCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCOMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM PORTAIS CORPORATIVOS Os casos da Embraer, Natura, Faber-Castell e Rigesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILParte 1.pdf.jpgParte 1.pdf.jpgimage/jpeg4417http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/863/2/Parte+1.pdf.jpg82905f087604498d9553e2a23de6fb53MD52ORIGINALParte 1.pdfapplication/pdf165290http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/863/1/Parte+1.pdf0e56eb22bb7b3cf60dde900ea0debd1eMD51tede/8632016-08-03 15:07:12.129oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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