Análise das urnas funerárias do sítio arqueológico gruta das caretas, região do Rio Maracá, estado do Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Carlos Augusto Palheta
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Guapindaia, Vera Lúcia Calandrini
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do MPEG
Texto Completo: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1933
Resumo: As urnas funerárias da região do rio Maracá são conhecidas desde o século passado, mas só neste século é que se iniciou seu estudo sistemático. As urnas, possuem as mesmas características morfológicas e detalhes que as diferenciam uma das outras, como p.e., os apliques e as pinturas. Neste trabalho analisamos as umas dando ênfase as pinturas para definir seus padrões decorativos. Para melhor observação dos padrões decorativos, as umas foram desenhadas "abertas" para ressaltar as pinturas. Do total de 77 peças das Grutas das Caretas, 60 foram analisadas, sendo que apenas em 43 encontrou-se pinturas. Na análise dos "corpos pintados" foram identificados na parte anterior e posterior, dois padrões decorativos geométricos: os losangos e as linhas retas. Esses padrões podem se apresentar em treze motivos diferentes. Além deles, ocorrem esporadicamente na lateral dos corpos, sete motivos lineares que podem apresentar-se de forma sinuosa, "quebrada" ou em espirais (circulares ou quadradas). Quanto a cor os motivos podem apresentar-se em preto, branco, amarelo ou vermelho. Na análise das tampas observamos que o padrão decorativo apresentado é diferente daquele utilizado no corpo. A diferença está principalmente na forma de execução da pintura, enquanto no corpo os motivos são sempre executados a partir de linhas finas, no rosto estes apresentam-se em grandes áreas preenchidas ou em grande faixas, sempre na cor amarela. Foram identificados quatro padrões de pintura facial. Além desses, foram identificados mais dois padrões na parte posterior ao rosto: o primeiro apresenta-se em linhas verticais sinuosas e o segundo possui a forma de losangos. Os padrões posteriores apresentam-se nas cores branca e preta. É provável que ocorrência dessas "pinturas corporais" nas umas representem mensagens visuais relativas as relações sociais e religiosas do grupo humano que habitou a área de Maracá no passado.
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spelling 2023-03-07T19:19:36Z2023-03-072023-03-07T19:19:36Z2000-07-06BARBOSA, Carlos Augusto Palheta; GUAPINDAIA, Vera Lúcia Calandrini. Análise das urnas funerárias do sítio arqueológico gruta das caretas, região do Rio Maracá, estado do Amapá. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 8., 2000, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 2000.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1933As urnas funerárias da região do rio Maracá são conhecidas desde o século passado, mas só neste século é que se iniciou seu estudo sistemático. As urnas, possuem as mesmas características morfológicas e detalhes que as diferenciam uma das outras, como p.e., os apliques e as pinturas. Neste trabalho analisamos as umas dando ênfase as pinturas para definir seus padrões decorativos. Para melhor observação dos padrões decorativos, as umas foram desenhadas "abertas" para ressaltar as pinturas. Do total de 77 peças das Grutas das Caretas, 60 foram analisadas, sendo que apenas em 43 encontrou-se pinturas. Na análise dos "corpos pintados" foram identificados na parte anterior e posterior, dois padrões decorativos geométricos: os losangos e as linhas retas. Esses padrões podem se apresentar em treze motivos diferentes. Além deles, ocorrem esporadicamente na lateral dos corpos, sete motivos lineares que podem apresentar-se de forma sinuosa, "quebrada" ou em espirais (circulares ou quadradas). Quanto a cor os motivos podem apresentar-se em preto, branco, amarelo ou vermelho. Na análise das tampas observamos que o padrão decorativo apresentado é diferente daquele utilizado no corpo. A diferença está principalmente na forma de execução da pintura, enquanto no corpo os motivos são sempre executados a partir de linhas finas, no rosto estes apresentam-se em grandes áreas preenchidas ou em grande faixas, sempre na cor amarela. Foram identificados quatro padrões de pintura facial. Além desses, foram identificados mais dois padrões na parte posterior ao rosto: o primeiro apresenta-se em linhas verticais sinuosas e o segundo possui a forma de losangos. Os padrões posteriores apresentam-se nas cores branca e preta. É provável que ocorrência dessas "pinturas corporais" nas umas representem mensagens visuais relativas as relações sociais e religiosas do grupo humano que habitou a área de Maracá no passado.The funerary urns from the region of the Maracá River have been known since the last century, but only in this century has their systematic study begun. The urns have the same morphological characteristics and details that differentiate one from another, such as the appliqués and paintings. In this work we will analyze them, emphasizing the paintings to define their decorative patterns. To better observe the decorative patterns, the umas were drawn "open" to highlight the paintings. From the total of 77 pieces from the Caretas Caves, 60 were analyzed, and only in 43 paintings were found. In the analysis of the "painted bodies" two geometric decorative patterns were identified on the front and back: rhombuses and straight lines. These patterns can be presented in thirteen different motifs. Besides them, seven linear patterns occur sporadically on the side of the bodies, which can be sinuous, "broken", or in spirals (circular or square). As for the color, the motifs can be black, white, yellow or red. In analyzing the covers we observed that the decorative pattern presented is different from that used on the body. The difference is mainly in the way the painting is executed, while on the body the motifs are always executed from thin lines, on the face they are presented in large filled areas or in large bands, always in yellow. Four face painting patterns were identified. In addition, two more patterns were identified on the back of the face: the first is in sinuous vertical lines, and the second is diamond-shaped. The later patterns are in black and white. It is likely that the occurrence of these "body paintings" on the faces represent visual messages related to the social and religious relations of the human group that inhabited the Maracá area in the past.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilAnálise das urnas funerárias do sítio arqueológico gruta das caretas, região do Rio Maracá, estado do AmapáCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIAUrnas funeráriasGrutas das caretasAnálise das urnas funerárias do sítio arqueológico gruta das caretas, região do Rio Maracá, estado do AmapáAnalysis of funerary urns from the archaeological site gruta das caretas, Maracá River region, Amapá stateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectBarbosa, Carlos Augusto PalhetaGuapindaia, Vera Lúcia Calandriniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGORIGINAL39.ANÁLISE DAS URNAS FUNERÁRIAS.pdf39.ANÁLISE DAS URNAS FUNERÁRIAS.pdfapplication/pdf523356https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1933/1/39.AN%c3%81LISE%20DAS%20URNAS%20FUNER%c3%81RIAS.pdfbd8fccdd302a09489be9a1ebf3b8b83fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1933/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT39.ANÁLISE DAS URNAS FUNERÁRIAS.pdf.txt39.ANÁLISE DAS URNAS FUNERÁRIAS.pdf.txtExtracted texttext/plain2236https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1933/3/39.AN%c3%81LISE%20DAS%20URNAS%20FUNER%c3%81RIAS.pdf.txt09c4e04addcdc9e1a8712316d89eb871MD53THUMBNAIL39.ANÁLISE DAS URNAS FUNERÁRIAS.pdf.jpg39.ANÁLISE DAS URNAS FUNERÁRIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1694https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1933/4/39.AN%c3%81LISE%20DAS%20URNAS%20FUNER%c3%81RIAS.pdf.jpg7a754727c7272e6c1c3d341e6ff3c6a2MD54mgoeldi/19332023-03-08 03:01:10.797oai:repositorio.museu-goeldi.br: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Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-03-08T06:01:10Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
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