Descrição e análise das urnas funerárias do sítio Gruta das Caretas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Carlos Augusto P.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Guapindaia, Vera Lúcia C.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do MPEG
Texto Completo: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1981
Resumo: O potencial arqueológico da região de Maracá é conhecido mundialmente desde o século XIX, porém só veio a ser explorado sistematicamente a partir do final do século passado, no qual este estudo se insere. Objetivamos analisar as urnas funerárias do sítio Gruta das Caretas, dando ênfase às pinturas e os seus motivos decorativos, reagrupando, também, as peças do sítio que encontravam-se separadas. Para melhor observação dos motivos decorativos, as umas foram desenhadas "abertas" para ressaltar as pinturas. Para reagrupar as peças separadas usamos dados obtidos nas análises, cuja as variáveis foram: medidas coincidentes, queima, tonalidade das cores utilizadas nas pinturas das peças, espessura da parede e fotografia de campo. Do total de 66 peças do sítio estudadas, 45 apresentavam pinturas, cujos motivos decorativos já foram descritos no sub projeto anterior, intitulado: “Análise das umas funerárias do sítio Gruta das Caretas, região do Rio Maracá, Estado do Amapá". Estes motivos foram classificados como: faixas losangulares, faixas em linhas retas e os motivos da lateral do corpo das peças em linhas sinuosas, "quebradas" ou em "espiral". Foram reagrupados 20 corpos com suas respectivas tampas e alguns fragmentos aos corpos. Além do reagrupamento das peças, este trabalho visa mostrar principalmente, através do detalhamento das pinturas se definição de motivos recorrentes nas umas Maracá, a existência de uma cosmologia expressa na prática do ritual funerário, caracterizando a relação do grupo que viveu na região de Maracá com o seu espaço vivido e sua territorialidade.
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Para reagrupar as peças separadas usamos dados obtidos nas análises, cuja as variáveis foram: medidas coincidentes, queima, tonalidade das cores utilizadas nas pinturas das peças, espessura da parede e fotografia de campo. Do total de 66 peças do sítio estudadas, 45 apresentavam pinturas, cujos motivos decorativos já foram descritos no sub projeto anterior, intitulado: “Análise das umas funerárias do sítio Gruta das Caretas, região do Rio Maracá, Estado do Amapá". Estes motivos foram classificados como: faixas losangulares, faixas em linhas retas e os motivos da lateral do corpo das peças em linhas sinuosas, "quebradas" ou em "espiral". Foram reagrupados 20 corpos com suas respectivas tampas e alguns fragmentos aos corpos. Além do reagrupamento das peças, este trabalho visa mostrar principalmente, através do detalhamento das pinturas se definição de motivos recorrentes nas umas Maracá, a existência de uma cosmologia expressa na prática do ritual funerário, caracterizando a relação do grupo que viveu na região de Maracá com o seu espaço vivido e sua territorialidade.The archeological potential of the Maracá region has been known worldwide since the 19th century, but it has only been systematically explored since the end of the last century, and this study is part of it. Our objective was to analyze the funerary urns from the Gruta das Caretas site, emphasizing the paintings and their decorative motifs, also regrouping the pieces from the site that were separated. To better observe the decorative motifs, they were drawn "open" to highlight the paintings. To regroup the separate pieces we used data obtained in the analyses, whose variables were: coincident measures, firing, color tone used in the paintings, wall thickness, and field photography. From the total of 66 pieces from the site studied, 45 had paintings, whose decorative motifs were already described in the previous sub-project, entitled: "Analysis of the funerary motifs from the Gruta das Caretas site, Maracá River region, Amapá State". These motifs were classified as: diamond-shaped bands, bands in straight lines and the motifs on the side of the body in sinuous, "broken" or "spiral" lines. Twenty bodies were regrouped with their respective covers and some fragments to the bodies. Besides the regrouping of the pieces, this work aims to show mainly, through the detailing of the paintings and the definition of recurring motifs in the umas Maracá, the existence of a cosmology expressed in the practice of funerary ritual, characterizing the relationship of the group who lived in the Maracá region with their lived space and their territoriality.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilDescrição e análise das urnas funerárias do sítio Gruta das CaretasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIAMaracáGruta das CaretasUrnas funeráriasDescrição e análise das urnas funerárias do sítio Gruta das CaretasDescription and analysis of the funerary urns from the site Gruta das Caretasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectBarbosa, Carlos Augusto P.Guapindaia, Vera Lúcia C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGORIGINAL17.DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS URNAS.pdf17.DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS URNAS.pdfapplication/pdf393726https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1981/1/17.DESCRI%c3%87%c3%83O%20E%20AN%c3%81LISE%20DAS%20URNAS.pdf1deae8e77e6cfc0cce55eeba0f8b98f2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1981/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT17.DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS URNAS.pdf.txt17.DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS URNAS.pdf.txtExtracted texttext/plain1803https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1981/3/17.DESCRI%c3%87%c3%83O%20E%20AN%c3%81LISE%20DAS%20URNAS.pdf.txtb4986abd5e178fd0305721505dc71cd1MD53THUMBNAIL17.DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS URNAS.pdf.jpg17.DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS URNAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1621https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1981/4/17.DESCRI%c3%87%c3%83O%20E%20AN%c3%81LISE%20DAS%20URNAS.pdf.jpg473866590a02dccb15404d105f91328aMD54mgoeldi/19812023-03-25 03:01:01.605oai:repositorio.museu-goeldi.br: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Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-03-25T06:01:01Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
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