Círio de Nazaré: Amazônia de fé
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Texto Completo: | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2456 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender e investigar o Círio de Nazaré não apenas como festa religiosa, mas a partir de uma visão antropológica, permitindo enxergar o reflexo dos problemas sócio-econômicos manifestados pelos promesseiros na procissão do Círio. Esses, simbolicamente, demonstrados numa relação de troca entre: Promesseiro-Sente. Relação fundada no princípio das trocas tradicionais, na relação de reciprocidade enquanto constitutivas do social, enfocada, principalmente, por Mauss (1974), dentre outros. Neste contexto a promessa é percebida como contrato entre o promesseiro e a Santa, categorias inerentes ao evento, em busca ou agradecimento de bens e/ou dádivas recebidas pela mediação de fé, em eventuais crises existenciais (de saúde, moradia, empregos, estudos, problemas familiais). O simbolismo identificado na procissão do Círio, pelos promesseiros, caracteriza o reflexo da situação sócio-econômica de parte da população local e de visitantes. Através de uma relação simbólica de trocas, originada pelo culto e devoção, na qual o promesseiro agradece pelos milagres alcançados por meio das promessas feitas à Santa. O ser humano, frágil e suscetível às condições em que vive, a todos os momentos se deparando com problemas econômicos e sociais como: desemprego, descaso de políticos (autoridades mantenedoras do poder) com a saúde, alto índice de marginalidade, pobreza e a falta de saneamento (que acarreta doenças na população), vai resgatar na fé a esperança na crença de uma força divina que possa libertá-Ios de todos esses males. A promessa, então, visa obter uma "graça", a qual na concepção do devoto do catolicismo popular corresponde a uma intervenção do santo na ordem natural das coisas, que se traduz através do "milagre", embora este possa surgir em outras situações, em que não está envolvida a promessa. Os ex-votos (objetos que simbolizam as promessas) apresentam-se em diversas categorias, dentre as observadas e relatadas: saúde, estudo, moradia e emprego. |
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2023-06-01T20:17:57Z2023-06-012023-06-01T20:17:57Z2007-07-05TAKAGI, Marília de Souza; FURTADO, Lourdes de Fátima Gonçalves. Círio de Nazaré: Amazônia de fé. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 15., 2007, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2007.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2456Este estudo tem como objetivo compreender e investigar o Círio de Nazaré não apenas como festa religiosa, mas a partir de uma visão antropológica, permitindo enxergar o reflexo dos problemas sócio-econômicos manifestados pelos promesseiros na procissão do Círio. Esses, simbolicamente, demonstrados numa relação de troca entre: Promesseiro-Sente. Relação fundada no princípio das trocas tradicionais, na relação de reciprocidade enquanto constitutivas do social, enfocada, principalmente, por Mauss (1974), dentre outros. Neste contexto a promessa é percebida como contrato entre o promesseiro e a Santa, categorias inerentes ao evento, em busca ou agradecimento de bens e/ou dádivas recebidas pela mediação de fé, em eventuais crises existenciais (de saúde, moradia, empregos, estudos, problemas familiais). O simbolismo identificado na procissão do Círio, pelos promesseiros, caracteriza o reflexo da situação sócio-econômica de parte da população local e de visitantes. Através de uma relação simbólica de trocas, originada pelo culto e devoção, na qual o promesseiro agradece pelos milagres alcançados por meio das promessas feitas à Santa. O ser humano, frágil e suscetível às condições em que vive, a todos os momentos se deparando com problemas econômicos e sociais como: desemprego, descaso de políticos (autoridades mantenedoras do poder) com a saúde, alto índice de marginalidade, pobreza e a falta de saneamento (que acarreta doenças na população), vai resgatar na fé a esperança na crença de uma força divina que possa libertá-Ios de todos esses males. A promessa, então, visa obter uma "graça", a qual na concepção do devoto do catolicismo popular corresponde a uma intervenção do santo na ordem natural das coisas, que se traduz através do "milagre", embora este possa surgir em outras situações, em que não está envolvida a promessa. Os ex-votos (objetos que simbolizam as promessas) apresentam-se em diversas categorias, dentre as observadas e relatadas: saúde, estudo, moradia e emprego.This study aims to understand and investigate the Círio de Nazaré not only as a religious festival, but also from an anthropological point of view, allowing us to see the reflection of socio-economic problems manifested by the promesseiros in the procession of the Círio. These, symbolically, demonstrated in a relationship of exchange between: Promesseiro-Sente. This relationship is based on the principle of traditional exchanges, on the reciprocity relationship as constitutive of the social, focused mainly by Mauss (1974), among others. In this context, the promise is seen as a contract between the promise maker and the Saint, categories inherent to the event, in search or thanksgiving for goods and/or gifts received through faith mediation, in eventual existential crises (health, housing, jobs, studies, family problems). The symbolism identified in the Círio procession, by the promesseiros, characterizes the reflection of the socio-economic situation of part of the local population and visitors. Through a symbolic relationship of exchange, originated by the cult and devotion, in which the promesseiros thank for the miracles achieved through the promises made to the Saint. The human being, fragile and susceptible to the conditions in which he lives, at all times facing economic and social problems such as: unemployment, negligence of politicians (authorities that hold the power) with health, high rates of marginality, poverty and lack of sanitation (which causes diseases in the population), will rescue in faith the hope in the belief of a divine force that can free them from all these evils. The promise, then, aims to obtain a "grace", which in the conception of the devotee of popular Catholicism corresponds to an intervention of the saint in the natural order of things, which is translated through the "miracle", although this can appear in other situations, in which the promise is not involved. The ex-vows (objects that symbolize the promises) are presented in several categories, among those observed and reported: health, study, housing and employment.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilCírio de Nazaré: Amazônia de féCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIACírio de NazaréNossa Senhora de NazaréReciprocidadeCírio de Nazaré: Amazônia de féCírio de Nazaré: Amazon of faithinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectTakagi, Marília de SouzaFurtado, Lourdes de Fátima Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGORIGINAL83.Círio de Nazaré Amazônia de fé.pdf83.Círio de Nazaré Amazônia de fé.pdfapplication/pdf688652https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2456/1/83.C%c3%adrio%20de%20Nazar%c3%a9%20Amaz%c3%b4nia%20de%20f%c3%a9.pdf46be278193211d2a5a48be74cd80a4e7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2456/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT83.Círio de Nazaré Amazônia de fé.pdf.txt83.Círio de Nazaré Amazônia de fé.pdf.txtExtracted texttext/plain2417https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2456/3/83.C%c3%adrio%20de%20Nazar%c3%a9%20Amaz%c3%b4nia%20de%20f%c3%a9.pdf.txt04210ffdb90fa5b2c97cf2a0c9ade0adMD53THUMBNAIL83.Círio de Nazaré Amazônia de fé.pdf.jpg83.Círio de Nazaré Amazônia de fé.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1878https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2456/4/83.C%c3%adrio%20de%20Nazar%c3%a9%20Amaz%c3%b4nia%20de%20f%c3%a9.pdf.jpgacb0b38e69e6218748c397939833cbcfMD54mgoeldi/24562023-06-02 03:01:11.76oai:repositorio.museu-goeldi.br: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Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T06:01:11Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false |
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