A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do MPEG |
Texto Completo: | https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2314 |
Resumo: | A cerâmica arqueológica Marajoara é decorada com grafismos que parecem representar personagens mitológicos e cenas que possivelmente contavam a estória social do grupo, relacionados à forma como aquelas sociedades estruturavam-se. O fato de que apenas um grupo dentro da sociedade detinha o acesso a esses objetos simbólicos sugere que os grafismos teriam sido uma forma de comunicação sobre identidades e hierarquias sociais. A descrição da decoração dos artefatos busca identificar aqueles elementos que podem ter sido usados como marcas de identidade social e de gênero, especialmente na observação da iconografia de objetos no contexto funerário. A partir do estudo da forma, da decoração e da iconografia do material coletado no teso Belém, do sítio PA-JO-15: Camutins, acondicionados na Reserva Técnica Mário Ferreira Simões, da Área de Arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, e utilizando a metodologia estrutural, identificou-se, até o momento, unidades mínimas significantes que se relacionam de diferentes formas nos diversos artefatos, construindo uma linguagem visual que possivelmente estava ligada à cosmologia dos grupos e suas posições sociais. O trabalho permitiu a construção de uma gramática, baseada na elaboração de regras de associação e funcionamento da organização dos motivos decorativos, que possibilitará uma compreensão mais efetiva da organização estrutural dos grupos sociais a partir da arte cerâmica. |
id |
MPEG_49fcc1d9fce250da0aa23fca32a43136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.museu-goeldi.br:mgoeldi/2314 |
network_acronym_str |
MPEG |
network_name_str |
Repositório Institucional do MPEG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-17T16:56:52Z2023-05-172023-05-17T16:56:52Z2006-08-03SOUZA, Tayanne Gama de; SCHAAN, Denise Pahl. A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 14., 2006, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2006.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2314A cerâmica arqueológica Marajoara é decorada com grafismos que parecem representar personagens mitológicos e cenas que possivelmente contavam a estória social do grupo, relacionados à forma como aquelas sociedades estruturavam-se. O fato de que apenas um grupo dentro da sociedade detinha o acesso a esses objetos simbólicos sugere que os grafismos teriam sido uma forma de comunicação sobre identidades e hierarquias sociais. A descrição da decoração dos artefatos busca identificar aqueles elementos que podem ter sido usados como marcas de identidade social e de gênero, especialmente na observação da iconografia de objetos no contexto funerário. A partir do estudo da forma, da decoração e da iconografia do material coletado no teso Belém, do sítio PA-JO-15: Camutins, acondicionados na Reserva Técnica Mário Ferreira Simões, da Área de Arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, e utilizando a metodologia estrutural, identificou-se, até o momento, unidades mínimas significantes que se relacionam de diferentes formas nos diversos artefatos, construindo uma linguagem visual que possivelmente estava ligada à cosmologia dos grupos e suas posições sociais. O trabalho permitiu a construção de uma gramática, baseada na elaboração de regras de associação e funcionamento da organização dos motivos decorativos, que possibilitará uma compreensão mais efetiva da organização estrutural dos grupos sociais a partir da arte cerâmica.Marajoara archaeological ceramics are decorated with graphics that seem to represent mythological characters and scenes that possibly told the social story of the group, related to the way those societies were structured. The fact that only one group within the society had access to these symbolic objects suggests that the graphs would have been a form of communication about social identities and hierarchies. The description of the decoration of the artifacts seeks to identify those elements that may have been used as social and gender identity marks, especially in the observation of the iconography of objects in the funerary context. Based on the study of the form, decoration and iconography of the material collected in the Belém treasure from site PA-JO-15: Camutins, stored in the Mário Ferreira Simões Technical Reserve of the Archeology Department of the Museu Paraense Emílio Goeldi, and using structural methodology, we have identified minimal meaningful units that relate in different ways to the various artifacts, building a visual language that was possibly linked to the cosmology of the groups and their social positions. The work has allowed the construction of a grammar, based on the elaboration of rules of association and functioning of the organization of decorative motifs, which will enable a more effective understanding of the structural organization of social groups based on ceramic art.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilA Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIACerâmica marajoaraIconografiaIdentidade socialGrafismosA Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades SociaisIconography and Aesthetic Style as Demarcators of Social Identities and Boundariesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSouza, Tayanne Gama deSchaan, Denise Pahlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGORIGINAL12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdf12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdfapplication/pdf445644https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/1/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdff341a631505d9193619de83a75d1fd1eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdf.txt12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdf.txtExtracted texttext/plain1757https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/3/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdf.txt12e7921927040e53cf1337e8a4d05944MD53THUMBNAIL12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdf.jpg12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1409https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/4/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdf.jpgf462637ac550220865f860fe759756c5MD54mgoeldi/23142023-05-18 03:01:06.886oai:repositorio.museu-goeldi.br: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Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-05-18T06:01:06Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Iconography and Aesthetic Style as Demarcators of Social Identities and Boundaries |
title |
A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais |
spellingShingle |
A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais Souza, Tayanne Gama de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA Cerâmica marajoara Iconografia Identidade social Grafismos |
title_short |
A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais |
title_full |
A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais |
title_fullStr |
A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais |
title_full_unstemmed |
A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais |
title_sort |
A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais |
author |
Souza, Tayanne Gama de |
author_facet |
Souza, Tayanne Gama de Schaan, Denise Pahl |
author_role |
author |
author2 |
Schaan, Denise Pahl |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Tayanne Gama de Schaan, Denise Pahl |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA Cerâmica marajoara Iconografia Identidade social Grafismos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cerâmica marajoara Iconografia Identidade social Grafismos |
description |
A cerâmica arqueológica Marajoara é decorada com grafismos que parecem representar personagens mitológicos e cenas que possivelmente contavam a estória social do grupo, relacionados à forma como aquelas sociedades estruturavam-se. O fato de que apenas um grupo dentro da sociedade detinha o acesso a esses objetos simbólicos sugere que os grafismos teriam sido uma forma de comunicação sobre identidades e hierarquias sociais. A descrição da decoração dos artefatos busca identificar aqueles elementos que podem ter sido usados como marcas de identidade social e de gênero, especialmente na observação da iconografia de objetos no contexto funerário. A partir do estudo da forma, da decoração e da iconografia do material coletado no teso Belém, do sítio PA-JO-15: Camutins, acondicionados na Reserva Técnica Mário Ferreira Simões, da Área de Arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, e utilizando a metodologia estrutural, identificou-se, até o momento, unidades mínimas significantes que se relacionam de diferentes formas nos diversos artefatos, construindo uma linguagem visual que possivelmente estava ligada à cosmologia dos grupos e suas posições sociais. O trabalho permitiu a construção de uma gramática, baseada na elaboração de regras de associação e funcionamento da organização dos motivos decorativos, que possibilitará uma compreensão mais efetiva da organização estrutural dos grupos sociais a partir da arte cerâmica. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-17T16:56:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-17 2023-05-17T16:56:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Tayanne Gama de; SCHAAN, Denise Pahl. A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 14., 2006, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2314 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Tayanne Gama de; SCHAAN, Denise Pahl. A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 14., 2006, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2006. |
url |
https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Museu Paraense Emílio Goeldi |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
MPEG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Museu Paraense Emílio Goeldi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do MPEG instname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) instacron:MPEG |
instname_str |
Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) |
instacron_str |
MPEG |
institution |
MPEG |
reponame_str |
Repositório Institucional do MPEG |
collection |
Repositório Institucional do MPEG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/1/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdf https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/2/license.txt https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/3/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdf.txt https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/4/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f341a631505d9193619de83a75d1fd1e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 12e7921927040e53cf1337e8a4d05944 f462637ac550220865f860fe759756c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802131772836675584 |