A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Tayanne Gama de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Schaan, Denise Pahl
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do MPEG
Texto Completo: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2314
Resumo: A cerâmica arqueológica Marajoara é decorada com grafismos que parecem representar personagens mitológicos e cenas que possivelmente contavam a estória social do grupo, relacionados à forma como aquelas sociedades estruturavam-se. O fato de que apenas um grupo dentro da sociedade detinha o acesso a esses objetos simbólicos sugere que os grafismos teriam sido uma forma de comunicação sobre identidades e hierarquias sociais. A descrição da decoração dos artefatos busca identificar aqueles elementos que podem ter sido usados como marcas de identidade social e de gênero, especialmente na observação da iconografia de objetos no contexto funerário. A partir do estudo da forma, da decoração e da iconografia do material coletado no teso Belém, do sítio PA-JO-15: Camutins, acondicionados na Reserva Técnica Mário Ferreira Simões, da Área de Arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, e utilizando a metodologia estrutural, identificou-se, até o momento, unidades mínimas significantes que se relacionam de diferentes formas nos diversos artefatos, construindo uma linguagem visual que possivelmente estava ligada à cosmologia dos grupos e suas posições sociais. O trabalho permitiu a construção de uma gramática, baseada na elaboração de regras de associação e funcionamento da organização dos motivos decorativos, que possibilitará uma compreensão mais efetiva da organização estrutural dos grupos sociais a partir da arte cerâmica.
id MPEG_49fcc1d9fce250da0aa23fca32a43136
oai_identifier_str oai:repositorio.museu-goeldi.br:mgoeldi/2314
network_acronym_str MPEG
network_name_str Repositório Institucional do MPEG
repository_id_str
spelling 2023-05-17T16:56:52Z2023-05-172023-05-17T16:56:52Z2006-08-03SOUZA, Tayanne Gama de; SCHAAN, Denise Pahl. A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 14., 2006, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2006.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2314A cerâmica arqueológica Marajoara é decorada com grafismos que parecem representar personagens mitológicos e cenas que possivelmente contavam a estória social do grupo, relacionados à forma como aquelas sociedades estruturavam-se. O fato de que apenas um grupo dentro da sociedade detinha o acesso a esses objetos simbólicos sugere que os grafismos teriam sido uma forma de comunicação sobre identidades e hierarquias sociais. A descrição da decoração dos artefatos busca identificar aqueles elementos que podem ter sido usados como marcas de identidade social e de gênero, especialmente na observação da iconografia de objetos no contexto funerário. A partir do estudo da forma, da decoração e da iconografia do material coletado no teso Belém, do sítio PA-JO-15: Camutins, acondicionados na Reserva Técnica Mário Ferreira Simões, da Área de Arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, e utilizando a metodologia estrutural, identificou-se, até o momento, unidades mínimas significantes que se relacionam de diferentes formas nos diversos artefatos, construindo uma linguagem visual que possivelmente estava ligada à cosmologia dos grupos e suas posições sociais. O trabalho permitiu a construção de uma gramática, baseada na elaboração de regras de associação e funcionamento da organização dos motivos decorativos, que possibilitará uma compreensão mais efetiva da organização estrutural dos grupos sociais a partir da arte cerâmica.Marajoara archaeological ceramics are decorated with graphics that seem to represent mythological characters and scenes that possibly told the social story of the group, related to the way those societies were structured. The fact that only one group within the society had access to these symbolic objects suggests that the graphs would have been a form of communication about social identities and hierarchies. The description of the decoration of the artifacts seeks to identify those elements that may have been used as social and gender identity marks, especially in the observation of the iconography of objects in the funerary context. Based on the study of the form, decoration and iconography of the material collected in the Belém treasure from site PA-JO-15: Camutins, stored in the Mário Ferreira Simões Technical Reserve of the Archeology Department of the Museu Paraense Emílio Goeldi, and using structural methodology, we have identified minimal meaningful units that relate in different ways to the various artifacts, building a visual language that was possibly linked to the cosmology of the groups and their social positions. The work has allowed the construction of a grammar, based on the elaboration of rules of association and functioning of the organization of decorative motifs, which will enable a more effective understanding of the structural organization of social groups based on ceramic art.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilA Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIACerâmica marajoaraIconografiaIdentidade socialGrafismosA Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades SociaisIconography and Aesthetic Style as Demarcators of Social Identities and Boundariesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSouza, Tayanne Gama deSchaan, Denise Pahlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGORIGINAL12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdf12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdfapplication/pdf445644https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/1/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdff341a631505d9193619de83a75d1fd1eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdf.txt12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdf.txtExtracted texttext/plain1757https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/3/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdf.txt12e7921927040e53cf1337e8a4d05944MD53THUMBNAIL12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdf.jpg12.A ICONOGRAFIA EO ESTILO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1409https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/4/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdf.jpgf462637ac550220865f860fe759756c5MD54mgoeldi/23142023-05-18 03:01:06.886oai:repositorio.museu-goeldi.br: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Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-05-18T06:01:06Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Iconography and Aesthetic Style as Demarcators of Social Identities and Boundaries
title A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais
spellingShingle A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais
Souza, Tayanne Gama de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA
Cerâmica marajoara
Iconografia
Identidade social
Grafismos
title_short A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais
title_full A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais
title_fullStr A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais
title_full_unstemmed A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais
title_sort A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais
author Souza, Tayanne Gama de
author_facet Souza, Tayanne Gama de
Schaan, Denise Pahl
author_role author
author2 Schaan, Denise Pahl
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Tayanne Gama de
Schaan, Denise Pahl
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA
Cerâmica marajoara
Iconografia
Identidade social
Grafismos
dc.subject.por.fl_str_mv Cerâmica marajoara
Iconografia
Identidade social
Grafismos
description A cerâmica arqueológica Marajoara é decorada com grafismos que parecem representar personagens mitológicos e cenas que possivelmente contavam a estória social do grupo, relacionados à forma como aquelas sociedades estruturavam-se. O fato de que apenas um grupo dentro da sociedade detinha o acesso a esses objetos simbólicos sugere que os grafismos teriam sido uma forma de comunicação sobre identidades e hierarquias sociais. A descrição da decoração dos artefatos busca identificar aqueles elementos que podem ter sido usados como marcas de identidade social e de gênero, especialmente na observação da iconografia de objetos no contexto funerário. A partir do estudo da forma, da decoração e da iconografia do material coletado no teso Belém, do sítio PA-JO-15: Camutins, acondicionados na Reserva Técnica Mário Ferreira Simões, da Área de Arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, e utilizando a metodologia estrutural, identificou-se, até o momento, unidades mínimas significantes que se relacionam de diferentes formas nos diversos artefatos, construindo uma linguagem visual que possivelmente estava ligada à cosmologia dos grupos e suas posições sociais. O trabalho permitiu a construção de uma gramática, baseada na elaboração de regras de associação e funcionamento da organização dos motivos decorativos, que possibilitará uma compreensão mais efetiva da organização estrutural dos grupos sociais a partir da arte cerâmica.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-17T16:56:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-17
2023-05-17T16:56:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Tayanne Gama de; SCHAAN, Denise Pahl. A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 14., 2006, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2314
identifier_str_mv SOUZA, Tayanne Gama de; SCHAAN, Denise Pahl. A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO MUSEU GOELDI, 14., 2006, Belém. Livro de Resumos. Belém, MPEG, 2006.
url https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/2314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv A Iconografia e o Estilo Estético como Demarcadores de limites e Identidades Sociais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Museu Paraense Emílio Goeldi
dc.publisher.initials.fl_str_mv MPEG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Museu Paraense Emílio Goeldi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do MPEG
instname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron:MPEG
instname_str Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
instacron_str MPEG
institution MPEG
reponame_str Repositório Institucional do MPEG
collection Repositório Institucional do MPEG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/1/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdf
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/2/license.txt
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/3/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdf.txt
https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/2314/4/12.A%20ICONOGRAFIA%20EO%20ESTILO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f341a631505d9193619de83a75d1fd1e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
12e7921927040e53cf1337e8a4d05944
f462637ac550220865f860fe759756c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802131772836675584