Espelho ou tímpano? reflexões em torno da identificação de um objeto circular na iconografia de vasos Áticos e Italiotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vergara Cerqueira, Fábio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Arqueologia
Texto Completo: https://revista.sabnet.org/ojs/index.php/sab/article/view/759
Resumo: Analisa-se aqui uma oinochoe ápula, conservada em Varsóvia, produzida no final da técnica de figuras vermelhas, c. 300 a.C, e próxima do Pintor de Mignot, de um grupo muito tardio de pintores, em que a técnica colapsara. Sua iconografia singular se destaca devido ao objeto circular na mão da figura feminina, identificado como espelho (κάτοπτρον) ou tympanon (τύμπανον). Realizamos um exercício de interpretação, discutindo aspectos passíveis de análise iconográfica, comparando a pintura de vasos ática e italiota. Concluímos: o objeto circular não é compatível com um tympanon, mas sim como um espelho — espelho especial, místico, ligado ao culto a Eros, importante no séc. IV a.C. na Itália meridional, em que o espelho desempenhava um papel místico.
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