Representações antropomórficas na cerâmica marajoara (apliques, apêndices e estatuetas)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Julice Costa
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Schaan, Denise Pahl
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do MPEG
Texto Completo: https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1825
Resumo: A forma como a figura humana se apresenta na cerâmica pré-histórica tem despertado interesses em pesquisas voltadas para sua significação. No presente trabalho enfatiza-se os padrões estéticos estabelecidos na cerâmica Marajoara, buscando identificar nas representações antropomórficas as relações de similaridades e diferenças, instituídas pela composição formal da peça e tendo como referencial teórico estudos de arte, antropologia física e estética. Estabelecemos como variáveis a localização dos sítios de procedência da cerâmica nas regiões de Camutins e leste do lago Ararí e o tipo de composição de pasta, podendo ser Camutins simples ou Inajás simples. O referido estudo visa contribuir com o projeto de reorganização e documentação do acervo arqueológico da Reserva Técnica Mário Ferreira Simões somando-se a trabalhos anteriores. Efetivamos a descrição de 200 peças entre apliques, apêndices e estatuetas, além de outros objetos complementares, classificados e analisados segundo fichas de atributos associadas a medidas minuciosas, desenhos e fotografias para melhor observação. Os dados foram processados em planilhas cálculos com a utilização do software Excel 5.0. Foram identificados basicamente 12 tipos de representações humanas na cerâmica Marajoara, sendo que a maioria se constituiu de cabeças inteiras e semi-inteiras, que, morfologicamente, apresentaram duas características básicas significativas: modelo craniano cônico e tabular. Supomos, com a análise comparativa dos dados, que as representações antropomorfas exibam traços fisionômicos identificados à "pantomima imitativa ", com um grau de variabilidade em relação a padrões estruturais culturalmente estabelecidos.
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spelling 2023-01-16T18:29:55Z2023-01-162023-01-16T18:29:55Z1998-06-24PIMENTEL, Julice Costa; SCHAAN, Denise Pahl. Representações antropomórficas na cerâmica marajoara (apliques, apêndices e estatuetas). In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO MUSEU GOELDI, 6., 1998, Belém. Livro de resumos. Belém: MPEG, 1998.https://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/1825A forma como a figura humana se apresenta na cerâmica pré-histórica tem despertado interesses em pesquisas voltadas para sua significação. No presente trabalho enfatiza-se os padrões estéticos estabelecidos na cerâmica Marajoara, buscando identificar nas representações antropomórficas as relações de similaridades e diferenças, instituídas pela composição formal da peça e tendo como referencial teórico estudos de arte, antropologia física e estética. Estabelecemos como variáveis a localização dos sítios de procedência da cerâmica nas regiões de Camutins e leste do lago Ararí e o tipo de composição de pasta, podendo ser Camutins simples ou Inajás simples. O referido estudo visa contribuir com o projeto de reorganização e documentação do acervo arqueológico da Reserva Técnica Mário Ferreira Simões somando-se a trabalhos anteriores. Efetivamos a descrição de 200 peças entre apliques, apêndices e estatuetas, além de outros objetos complementares, classificados e analisados segundo fichas de atributos associadas a medidas minuciosas, desenhos e fotografias para melhor observação. Os dados foram processados em planilhas cálculos com a utilização do software Excel 5.0. Foram identificados basicamente 12 tipos de representações humanas na cerâmica Marajoara, sendo que a maioria se constituiu de cabeças inteiras e semi-inteiras, que, morfologicamente, apresentaram duas características básicas significativas: modelo craniano cônico e tabular. Supomos, com a análise comparativa dos dados, que as representações antropomorfas exibam traços fisionômicos identificados à "pantomima imitativa ", com um grau de variabilidade em relação a padrões estruturais culturalmente estabelecidos.The way in which the human figure is presented in prehistoric ceramics has aroused research interest in its meaning. In the present work we emphasize the aesthetic patterns established in Marajoara pottery, seeking to identify in the anthropomorphic representations the relations of similarities and differences, instituted by the formal composition of the piece and having as theoretical reference studies of art, physical and aesthetic anthropology. We established as variables the location of the sites of origin of the ceramics in the regions of Camutins and east of the Ararí lake and the type of paste composition, which could be simple Camutins or simple Inajás. This study aims to contribute to the project of reorganization and documentation of the archeological collection of the Mário Ferreira Simões Technical Reserve, adding to previous works. We carried out the description of 200 pieces among appliqués, appendages and statuettes, and other complementary objects, classified and analyzed according to attribute cards associated with detailed measurements, drawings and photographs for better observation. The data were processed in spreadsheets with the use of Excel 5.0 software. Basically 12 types of human representations were identified in Marajoara ceramics, and the majority consisted of whole and semi-whole heads, which morphologically presented two significant basic characteristics: conical and tabular cranial model. We suppose, with the comparative analysis of the data, that the anthropomorphic representations exhibit physiognomic traits identified to the "imitative pantomime", with a degree of variability in relation to culturally established structural patterns.porMuseu Paraense Emílio GoeldiMPEGBrasilRepresentações antropomórficas na cerâmica marajoara (apliques, apêndices e estatuetas)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIACerâmica marajoaraCamutinsRepresentações antropomórficas na cerâmica marajoara (apliques, apêndices e estatuetas)Anthropomorphic representations in Marajoara pottery (appliqués, appendages and statuettes)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectPimentel, Julice CostaSchaan, Denise Pahlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do MPEGinstname:Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)instacron:MPEGORIGINAL44.REPRESENTAÇÕES ANTROPOMÓRFICAS.pdf44.REPRESENTAÇÕES ANTROPOMÓRFICAS.pdfapplication/pdf475670https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1825/1/44.REPRESENTA%c3%87%c3%95ES%20ANTROPOM%c3%93RFICAS.pdfbd0d7836e416099f5bd53983dde293abMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1748https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1825/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT44.REPRESENTAÇÕES ANTROPOMÓRFICAS.pdf.txt44.REPRESENTAÇÕES ANTROPOMÓRFICAS.pdf.txtExtracted texttext/plain2010https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1825/3/44.REPRESENTA%c3%87%c3%95ES%20ANTROPOM%c3%93RFICAS.pdf.txt8808e68015c0a09cb4cd81b2ff5d36d5MD53THUMBNAIL44.REPRESENTAÇÕES ANTROPOMÓRFICAS.pdf.jpg44.REPRESENTAÇÕES ANTROPOMÓRFICAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1542https://repositorio.museu-goeldi.br/bitstream/mgoeldi/1825/4/44.REPRESENTA%c3%87%c3%95ES%20ANTROPOM%c3%93RFICAS.pdf.jpg2e3fe9032f4f0336efba386fa93e5cc6MD54mgoeldi/18252023-01-17 03:01:12.568oai:repositorio.museu-goeldi.br: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Repositório ComumONGhttp://repositorio.museu-goeldi.br/oai/requestopendoar:2023-01-17T06:01:12Repositório Institucional do MPEG - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)false
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