A ÉTICA COMO GUIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL: A QUESTÃO AMBIENTAL COMO PARTE DA CONSCIÊNCIA DIÁRIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temiminos Revista Científica |
Texto Completo: | http://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/543 |
Resumo: | Para se formar uma visão crítica sólida sobre as atitudes diárias dos sujeitos e os impactos das escolhas da sociedade, precisamos, antes, basear nosso conhecimento a partir da concepção de respeito e afeto à natureza, que fornece as condições necessárias para que vivamos, além de conhecer como se desenvolve uma sociedade a partir de um cuidado com o meio ambiente. Permitindo assim, que a sociedade saiba manejar e conservar o meio, principalmente através da informação e da prática de atividades sustentáveis na escola, para ampliar também a outros âmbitos sociais. A partir da inteiração sobre a situação ambiental global e local, poderemos mobilizar estes alunos e suas famílias, criando um laço entre a sociedade e o bem estar ambiental. A escola, certamente é o principal local que permitirá esse desenvolvimento social, no qual devem ser abordados conteúdos às crianças que possibilitem a construção desse conhecimento, ligando a outros saberes. Sobretudo, fortalecendo o exemplo, impulsionando ainda mais às práticas sustentáveis e dando um verdadeiro sentido à ética, ao mostrar fazendo, em escalas maiores. É preciso que se divulgue o preço das escolhas industriais e capitalistas e como o lixo produzido pode afetar e contaminar diversas camadas da vida. O desenvolvimento da ética no agir com o meio e a sociedade possibilita um desenvolvimento consciente e sustentável, permitindo que nossas futuras gerações possam viver na Terra. A escola vem sofrendo ataques de censura, porém, é certo que este meio tem a legalidade para distribuir informação e formar cidadãos críticos, e não somente corpos “fabris”. Portanto, valendo-se desta legalidade, tomamos este grande desafio que é ir de contra as politicagens de restrição do ensino e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade responsável de seus atos e escolhas, sem mais extinções de vida. Com estes fundamentos, nosso objetivo é abordar temas e questões ambientais, permitindo um maior desenvolvimento da sustentabilidade a partir da reflexão ética. |
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A ÉTICA COMO GUIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL: A QUESTÃO AMBIENTAL COMO PARTE DA CONSCIÊNCIA DIÁRIADireitoÉtica; Sustentabilidade; Educação Ambiental.Para se formar uma visão crítica sólida sobre as atitudes diárias dos sujeitos e os impactos das escolhas da sociedade, precisamos, antes, basear nosso conhecimento a partir da concepção de respeito e afeto à natureza, que fornece as condições necessárias para que vivamos, além de conhecer como se desenvolve uma sociedade a partir de um cuidado com o meio ambiente. Permitindo assim, que a sociedade saiba manejar e conservar o meio, principalmente através da informação e da prática de atividades sustentáveis na escola, para ampliar também a outros âmbitos sociais. A partir da inteiração sobre a situação ambiental global e local, poderemos mobilizar estes alunos e suas famílias, criando um laço entre a sociedade e o bem estar ambiental. A escola, certamente é o principal local que permitirá esse desenvolvimento social, no qual devem ser abordados conteúdos às crianças que possibilitem a construção desse conhecimento, ligando a outros saberes. Sobretudo, fortalecendo o exemplo, impulsionando ainda mais às práticas sustentáveis e dando um verdadeiro sentido à ética, ao mostrar fazendo, em escalas maiores. É preciso que se divulgue o preço das escolhas industriais e capitalistas e como o lixo produzido pode afetar e contaminar diversas camadas da vida. O desenvolvimento da ética no agir com o meio e a sociedade possibilita um desenvolvimento consciente e sustentável, permitindo que nossas futuras gerações possam viver na Terra. A escola vem sofrendo ataques de censura, porém, é certo que este meio tem a legalidade para distribuir informação e formar cidadãos críticos, e não somente corpos “fabris”. Portanto, valendo-se desta legalidade, tomamos este grande desafio que é ir de contra as politicagens de restrição do ensino e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade responsável de seus atos e escolhas, sem mais extinções de vida. Com estes fundamentos, nosso objetivo é abordar temas e questões ambientais, permitindo um maior desenvolvimento da sustentabilidade a partir da reflexão ética.Faculdade CNEC Ilha do Governador2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/543Temiminós Revista Científica; v. 8, n. 1 (2018); 96-106reponame:Temiminos Revista Científicainstname:NEICEinstacron:NEICEporhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/543/pdf_1Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Bruna de Oliveira Almeida; Faculdade CNEC Ilha do GovernadorCosta, Leandro Santos; Faculdade Unyleya2019-02-23T12:34:16Zhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/oai2317-7764opendoar:null2019-02-23 19:03:44.164Temiminos Revista Científica - NEICEtrue |
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Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). info:eu-repo/semantics/openAccess |
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Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). |
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