A ÉTICA COMO GUIA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL: A QUESTÃO AMBIENTAL COMO PARTE DA CONSCIÊNCIA DIÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Bruna de Oliveira Almeida; Faculdade CNEC Ilha do Governador
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Leandro Santos; Faculdade Unyleya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temiminos Revista Científica
Texto Completo: http://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/543
Resumo: Para se formar uma visão crítica sólida sobre as atitudes diárias dos sujeitos e os impactos das escolhas da sociedade, precisamos, antes, basear nosso conhecimento a partir da concepção de respeito e afeto à natureza, que fornece as condições necessárias para que vivamos, além de conhecer como se desenvolve uma sociedade a partir de um cuidado com o meio ambiente. Permitindo assim, que a sociedade saiba manejar e conservar o meio, principalmente através da informação e da prática de atividades sustentáveis na escola, para ampliar também a outros âmbitos sociais. A partir da inteiração sobre a situação ambiental global e local, poderemos mobilizar estes alunos e suas famílias, criando um laço entre a sociedade e o bem estar ambiental. A escola, certamente é o principal local que permitirá esse desenvolvimento social, no qual devem ser abordados conteúdos às crianças que possibilitem a construção desse conhecimento, ligando a outros saberes. Sobretudo, fortalecendo o exemplo, impulsionando ainda mais às práticas sustentáveis e dando um verdadeiro sentido à ética, ao mostrar fazendo, em escalas maiores. É preciso que se divulgue o preço das escolhas industriais e capitalistas e como o lixo produzido pode afetar e contaminar diversas camadas da vida. O desenvolvimento da ética no agir com o meio e a sociedade possibilita um desenvolvimento consciente e sustentável, permitindo que nossas futuras gerações possam viver na Terra. A escola vem sofrendo ataques de censura, porém, é certo que este meio tem a legalidade para distribuir informação e formar cidadãos críticos, e não somente corpos “fabris”. Portanto, valendo-se desta legalidade, tomamos este grande desafio que é ir de contra as politicagens de restrição do ensino e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade responsável de seus atos e escolhas, sem mais extinções de vida. Com estes fundamentos, nosso objetivo é abordar temas e questões ambientais, permitindo um maior desenvolvimento da sustentabilidade a partir da reflexão ética.
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