A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
Texto Completo: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/486
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id NOVE_0b89fce8df7b70efc4270c3112bdd139
oai_identifier_str oai:localhost:tede/486
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Petraglia, Izabel CristinaCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6460862782566101Almeida, Cleide Rita Silvério deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8590883289472447André, Maristela GuimarãesCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/1897929148809724CPF:02248283806http://lattes.cnpq.br/3170518492608554Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques2015-04-08T14:36:45Z2008-07-032004-09-09AGUIAR, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques. Education; Mathematics; Education and learning. 2004. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/486Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Maria_Fatima_Aguiar.pdf: 8493729 bytes, checksum: a3060b82815648f5b12133e0a3b427d6 (MD5) Previous issue date: 2004-09-09Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA atual crise educacional, neste momento de transição, é assunto de várias discussões. Em um mundo pós-moderno com informações na internet e na mídia, o aluno da escola atual tem características diferentes do aluno de outras épocas. Neste cenário, procurou-se enfocar algumas dificuldades encontradas na Educação Matemática no Ensino Fundamental e Médio, apresentando propostas alternativas para trabalhar a disciplina de maneira lúdica e interessante ao olhar do aluno. Os problemas na aprendizagem desta disciplina podem estar relacionados com a fragmentação das ciências. O paradigma da simplicidade e do reducionismo torna o conhecimento, ainda, linear e em descompasso com a realidade atual. Portanto através da epistemologia da complexidade foram apresentados caminhos para trabalhar a disciplina de Matemática. Este trabalho apresenta o processo atual do estudo da Matemática e a problemática da construção do conhecimento desta disciplina. Mostrou-se um modelo antigo de escola, de uma maneira renovada, explorando conteúdos matemáticos contextualizados e interligados com outras ciências. Através de um estudo exploratório, alunos de diversas séries do Ensino Fundamental e Médio, foram reunidos em uma única sala de aula para estudar a matemática através da ludicidade, da poesia, da história da matemática, da abstração e aplicação da matemática no cotidiano.application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoEducaçãoMatemáticaEnsino e aprendizagemCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Maria_Fatima_Aguiar.pdfapplication/pdf8493729http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/486/1/B_Maria_Fatima_Aguiar.pdfa3060b82815648f5b12133e0a3b427d6MD51tede/4862022-06-02 14:50:20.057oai:localhost:tede/486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-02T17:50:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática
title A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática
spellingShingle A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática
Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques
Educação
Matemática
Ensino e aprendizagem
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática
title_full A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática
title_fullStr A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática
title_full_unstemmed A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática
title_sort A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática
author Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques
author_facet Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petraglia, Izabel Cristina
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6460862782566101
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Cleide Rita Silvério de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8590883289472447
dc.contributor.referee2.fl_str_mv André, Maristela Guimarães
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1897929148809724
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02248283806
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3170518492608554
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques
contributor_str_mv Petraglia, Izabel Cristina
Almeida, Cleide Rita Silvério de
André, Maristela Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática
Ensino e aprendizagem
topic Educação
Matemática
Ensino e aprendizagem
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-09-09
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AGUIAR, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques. Education; Mathematics; Education and learning. 2004. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/486
identifier_str_mv AGUIAR, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques. Education; Mathematics; Education and learning. 2004. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/486/1/B_Maria_Fatima_Aguiar.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3060b82815648f5b12133e0a3b427d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1800312343452712960