A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
Texto Completo: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/486 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
NOVE_0b89fce8df7b70efc4270c3112bdd139 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/486 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Petraglia, Izabel CristinaCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6460862782566101Almeida, Cleide Rita Silvério deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/8590883289472447André, Maristela GuimarãesCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/1897929148809724CPF:02248283806http://lattes.cnpq.br/3170518492608554Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques2015-04-08T14:36:45Z2008-07-032004-09-09AGUIAR, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques. Education; Mathematics; Education and learning. 2004. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/486Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Maria_Fatima_Aguiar.pdf: 8493729 bytes, checksum: a3060b82815648f5b12133e0a3b427d6 (MD5) Previous issue date: 2004-09-09Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA atual crise educacional, neste momento de transição, é assunto de várias discussões. Em um mundo pós-moderno com informações na internet e na mídia, o aluno da escola atual tem características diferentes do aluno de outras épocas. Neste cenário, procurou-se enfocar algumas dificuldades encontradas na Educação Matemática no Ensino Fundamental e Médio, apresentando propostas alternativas para trabalhar a disciplina de maneira lúdica e interessante ao olhar do aluno. Os problemas na aprendizagem desta disciplina podem estar relacionados com a fragmentação das ciências. O paradigma da simplicidade e do reducionismo torna o conhecimento, ainda, linear e em descompasso com a realidade atual. Portanto através da epistemologia da complexidade foram apresentados caminhos para trabalhar a disciplina de Matemática. Este trabalho apresenta o processo atual do estudo da Matemática e a problemática da construção do conhecimento desta disciplina. Mostrou-se um modelo antigo de escola, de uma maneira renovada, explorando conteúdos matemáticos contextualizados e interligados com outras ciências. Através de um estudo exploratório, alunos de diversas séries do Ensino Fundamental e Médio, foram reunidos em uma única sala de aula para estudar a matemática através da ludicidade, da poesia, da história da matemática, da abstração e aplicação da matemática no cotidiano.application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoEducaçãoMatemáticaEnsino e aprendizagemCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Maria_Fatima_Aguiar.pdfapplication/pdf8493729http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/486/1/B_Maria_Fatima_Aguiar.pdfa3060b82815648f5b12133e0a3b427d6MD51tede/4862022-06-02 14:50:20.057oai:localhost:tede/486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-02T17:50:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática |
title |
A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática |
spellingShingle |
A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques Educação Matemática Ensino e aprendizagem CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática |
title_full |
A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática |
title_fullStr |
A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática |
title_full_unstemmed |
A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática |
title_sort |
A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática |
author |
Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques |
author_facet |
Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Petraglia, Izabel Cristina |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6460862782566101 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Cleide Rita Silvério de |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8590883289472447 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
André, Maristela Guimarães |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1897929148809724 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:02248283806 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3170518492608554 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques |
contributor_str_mv |
Petraglia, Izabel Cristina Almeida, Cleide Rita Silvério de André, Maristela Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino e aprendizagem |
topic |
Educação Matemática Ensino e aprendizagem CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-09-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AGUIAR, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques. Education; Mathematics; Education and learning. 2004. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/486 |
identifier_str_mv |
AGUIAR, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques. Education; Mathematics; Education and learning. 2004. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/486/1/B_Maria_Fatima_Aguiar.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3060b82815648f5b12133e0a3b427d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1811016860880076800 |