Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
Texto Completo: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/455 |
Resumo: | This study describes and analyses the representations built by the elementary public school teachers of São Paulo in Itapevi about their motivations to choose the teaching career, their initial formation and their first years experience. Therefore, this investigation focus on the memories about formation, experiences and habitus formed during the life course of beginner teachers. The research analysed seven semi-structured interviews mediated by Pierre Bourdieu thoughts and theoretical bases for the concepts of cultural capital, classification and disqualification.Our main objective was to contribute to the reflection upon the teacher formation at the undergrad courses and upon the obstacles and innovations of the pedagogical formation. The data collected in this work revealed the fragility of those courses from the future teachers perspective, a lack of motivation and the discredit in the career due to the inflation of scholastic certification , revealing the logic of profit in Education as a market in the teacher formation courses, especially in private institutions. |
id |
NOVE_69e3189a1c96f6b4492469c90942e87d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/455 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Madureira, José Gabriel PerisséCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4420556922540257Duran, Marília Claret Geraeshttp://lattes.cnpq.br/9173949843431504Russo, Miguel HenriqueCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7842826083109778Carvalho, Celso do Prado Ferraz deCPF:00000000003http://lattes.cnpq.br/2546257820365753CPF:16344730862http://lattes.cnpq.br/2092019940330011Moraes, Lidia Juliana Rodrigues2015-04-08T14:36:41Z2011-05-112011-04-26MORAES, Lidia Juliana Rodrigues. Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/455This study describes and analyses the representations built by the elementary public school teachers of São Paulo in Itapevi about their motivations to choose the teaching career, their initial formation and their first years experience. Therefore, this investigation focus on the memories about formation, experiences and habitus formed during the life course of beginner teachers. The research analysed seven semi-structured interviews mediated by Pierre Bourdieu thoughts and theoretical bases for the concepts of cultural capital, classification and disqualification.Our main objective was to contribute to the reflection upon the teacher formation at the undergrad courses and upon the obstacles and innovations of the pedagogical formation. The data collected in this work revealed the fragility of those courses from the future teachers perspective, a lack of motivation and the discredit in the career due to the inflation of scholastic certification , revealing the logic of profit in Education as a market in the teacher formation courses, especially in private institutions.Este trabalho descreve e analisa as imagens construídas por professores do Ciclo II da Educação Básica da Rede Oficial de Ensino de São Paulo no município de Itapevi sobre as motivações para a escolha da carreira docente, a formação inicial e os primeiros anos na docência. Para tanto, o objeto desta investigação está centrado nas lembranças de formação e nas vivências de professores iniciantes de educação básica e ao habitus construído ao longo da trajetória de vida. A pesquisa foi desenvolvida com a análise de sete entrevistas semi-estruturadas, mediadas pelo pensamento de Pierre Bourdieu como referencial teórico com base nos conceitos de capital cultural, classificação e desclassificação. O objetivo principal foi contribuir para a reflexão sobre a formação de professores nos cursos de licenciatura e os entraves e avanços da formação pedagógica. O estudo dos dados mostrou a fragilidade desses cursos no olhar dos futuros professores, a desmotivação e desprestígio na carreira em virtude da inflação de títulos escolares , revelando também a lógica do lucro que movimenta a Educação como mercado nos cursos que formam professores, essencialmente, em instituições privadas.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Lidia Juliana Rodrigues Moraes.pdf: 755976 bytes, checksum: 5251efd51d3481b7358d1013b04dcacc (MD5) Previous issue date: 2011-04-26application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoformação de professoresformação inicialprofessor inicianteteacher formationinitial formationbeginner teacherCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOImaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Lidia Juliana Rodrigues Moraes.pdfapplication/pdf755976http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/455/1/B_Lidia+Juliana+Rodrigues+Moraes.pdf5251efd51d3481b7358d1013b04dcaccMD51tede/4552022-06-03 12:07:31.555oai:localhost:tede/455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T15:07:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira |
title |
Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira |
spellingShingle |
Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira Moraes, Lidia Juliana Rodrigues formação de professores formação inicial professor iniciante teacher formation initial formation beginner teacher CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira |
title_full |
Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira |
title_fullStr |
Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira |
title_full_unstemmed |
Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira |
title_sort |
Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira |
author |
Moraes, Lidia Juliana Rodrigues |
author_facet |
Moraes, Lidia Juliana Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Madureira, José Gabriel Perissé |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4420556922540257 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Duran, Marília Claret Geraes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Russo, Miguel Henrique |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7842826083109778 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Carvalho, Celso do Prado Ferraz de |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
CPF:00000000003 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2546257820365753 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:16344730862 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2092019940330011 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Lidia Juliana Rodrigues |
contributor_str_mv |
Madureira, José Gabriel Perissé Duran, Marília Claret Geraes Russo, Miguel Henrique Carvalho, Celso do Prado Ferraz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores formação inicial professor iniciante |
topic |
formação de professores formação inicial professor iniciante teacher formation initial formation beginner teacher CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teacher formation initial formation beginner teacher |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study describes and analyses the representations built by the elementary public school teachers of São Paulo in Itapevi about their motivations to choose the teaching career, their initial formation and their first years experience. Therefore, this investigation focus on the memories about formation, experiences and habitus formed during the life course of beginner teachers. The research analysed seven semi-structured interviews mediated by Pierre Bourdieu thoughts and theoretical bases for the concepts of cultural capital, classification and disqualification.Our main objective was to contribute to the reflection upon the teacher formation at the undergrad courses and upon the obstacles and innovations of the pedagogical formation. The data collected in this work revealed the fragility of those courses from the future teachers perspective, a lack of motivation and the discredit in the career due to the inflation of scholastic certification , revealing the logic of profit in Education as a market in the teacher formation courses, especially in private institutions. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORAES, Lidia Juliana Rodrigues. Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/455 |
identifier_str_mv |
MORAES, Lidia Juliana Rodrigues. Imaginários da formação e as dificuldades do professor ciclo II em início de carreira. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/455/1/B_Lidia+Juliana+Rodrigues+Moraes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5251efd51d3481b7358d1013b04dcacc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1811016860802482176 |