O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jussara Goulart da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
Texto Completo: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2334
Resumo: The purpose of this thesis was to identify the effect of celebrity endorsement on omission neglect at different levels of skepticism. The omission neglect is understood as the lack of understanding of the consumer due to information lacking in the decision-making processes of purchase. The purpose was to manipulate the number of attributes of an object as well as the endorsement of a celebrity, in the three experiments completed simultaneously. The data acquired from the sample, composed of 512 university students from a public higher education institution, were compiled and analyzed through analysis of variance. The analysis of the three experiments concluded: a) in advertising endorsed by a celebrity, both the non-expert consumers and the experts neglected the missing information and made positive evaluations about the endorsed product; b) in an advertisement with celebrity endorsement of high congruence with the product offered, both non-experts and experts evaluated the object in the same way, regardless of the quantity of positive attributes available, and c) in an advertisement scenario in which the degree was also measured of individual skepticism, participants recognized the neglect of omission in the process of object evaluation.
id NOVE_826ee9251ea63d7e6db733503ae9dbd0
oai_identifier_str oai:localhost:tede/2334
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Lopes, Evandro LuizLopes, Evandro LuizSerralvo, Francisco AntonioStrehlau, Vivian IaraVarotto, Luís FernandoFreire, Otávio Bandeira de Lamônicahttp://lattes.cnpq.br/2105942822043040Silva, Jussara Goulart da2020-11-04T18:26:26Z2018-02-28Silva, Jussara Goulart da. O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo. 2018. 170 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2334The purpose of this thesis was to identify the effect of celebrity endorsement on omission neglect at different levels of skepticism. The omission neglect is understood as the lack of understanding of the consumer due to information lacking in the decision-making processes of purchase. The purpose was to manipulate the number of attributes of an object as well as the endorsement of a celebrity, in the three experiments completed simultaneously. The data acquired from the sample, composed of 512 university students from a public higher education institution, were compiled and analyzed through analysis of variance. The analysis of the three experiments concluded: a) in advertising endorsed by a celebrity, both the non-expert consumers and the experts neglected the missing information and made positive evaluations about the endorsed product; b) in an advertisement with celebrity endorsement of high congruence with the product offered, both non-experts and experts evaluated the object in the same way, regardless of the quantity of positive attributes available, and c) in an advertisement scenario in which the degree was also measured of individual skepticism, participants recognized the neglect of omission in the process of object evaluation.A presente tese teve por objetivo identificar o efeito do endosso de celebridades na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo. A negligência da omissão é entendida como a falta de sensibilidade do consumidor às informações ausentes nos processos de decisão de compra, pretendeu-se, com isso, manipular o número de atributos de um objeto e também o endosso de celebridade, nos três experimentos realizados simultaneamente. Os dados obtidos junto à amostra, composta por 512 estudantes universitários de uma instituição de ensino superior pública foram compilados e analisados por meio de análise de variância. A análise dos três experimentos permitiu concluir : a) em uma propaganda endossada por uma celebridade, tanto os consumidores não experts como os experts negligenciaram as informações ausentes e realizaram avaliações positivas acerca do produto endossado; b) em uma propaganda com endossamento de celebridade de alta congruência com o produto ofertado, tanto não experts quanto experts avaliaram o objeto da mesma maneira, independente da quantidade de atributos positivos disponíveis e c) em um cenário de propaganda no qual também foi mensurado o grau de ceticismo individual, os participantes reconheceram a negligência da omissão no processo de avaliação do objeto.Submitted by Nadir Basilio (nadirsb@uninove.br) on 2020-11-04T18:26:26Z No. of bitstreams: 1 Jussara Goulart Da Silva.pdf: 2760571 bytes, checksum: 26ac5cdcf7c8cb4c467af77aeefb0c6c (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-04T18:26:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jussara Goulart Da Silva.pdf: 2760571 bytes, checksum: 26ac5cdcf7c8cb4c467af77aeefb0c6c (MD5) Previous issue date: 2018-02-28application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNINOVEBrasilAdministraçãonegligência da omissãoendosso de celebridadeceticismoomission neglectcelebrity endorsementskepticismCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismoThe effect of celebrity endorsement on omission neglect in different levels of skepticisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8024035432632778221600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALJussara Goulart Da Silva.pdfJussara Goulart Da Silva.pdfapplication/pdf2760571http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2334/2/Jussara+Goulart+Da+Silva.pdf26ac5cdcf7c8cb4c467af77aeefb0c6cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2334/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/23342020-11-04 16:26:26.345oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2020-11-04T18:26:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The effect of celebrity endorsement on omission neglect in different levels of skepticism
title O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo
spellingShingle O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo
Silva, Jussara Goulart da
negligência da omissão
endosso de celebridade
ceticismo
omission neglect
celebrity endorsement
skepticism
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo
title_full O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo
title_fullStr O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo
title_full_unstemmed O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo
title_sort O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo
author Silva, Jussara Goulart da
author_facet Silva, Jussara Goulart da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Evandro Luiz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lopes, Evandro Luiz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Strehlau, Vivian Iara
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Varotto, Luís Fernando
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Freire, Otávio Bandeira de Lamônica
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2105942822043040
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jussara Goulart da
contributor_str_mv Lopes, Evandro Luiz
Lopes, Evandro Luiz
Serralvo, Francisco Antonio
Strehlau, Vivian Iara
Varotto, Luís Fernando
Freire, Otávio Bandeira de Lamônica
dc.subject.por.fl_str_mv negligência da omissão
endosso de celebridade
ceticismo
topic negligência da omissão
endosso de celebridade
ceticismo
omission neglect
celebrity endorsement
skepticism
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv omission neglect
celebrity endorsement
skepticism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description The purpose of this thesis was to identify the effect of celebrity endorsement on omission neglect at different levels of skepticism. The omission neglect is understood as the lack of understanding of the consumer due to information lacking in the decision-making processes of purchase. The purpose was to manipulate the number of attributes of an object as well as the endorsement of a celebrity, in the three experiments completed simultaneously. The data acquired from the sample, composed of 512 university students from a public higher education institution, were compiled and analyzed through analysis of variance. The analysis of the three experiments concluded: a) in advertising endorsed by a celebrity, both the non-expert consumers and the experts neglected the missing information and made positive evaluations about the endorsed product; b) in an advertisement with celebrity endorsement of high congruence with the product offered, both non-experts and experts evaluated the object in the same way, regardless of the quantity of positive attributes available, and c) in an advertisement scenario in which the degree was also measured of individual skepticism, participants recognized the neglect of omission in the process of object evaluation.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-04T18:26:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Jussara Goulart da. O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo. 2018. 170 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2334
identifier_str_mv Silva, Jussara Goulart da. O efeito do endosso de celebridade na negligência da omissão nos diferentes níveis de ceticismo. 2018. 170 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
url http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 8024035432632778221
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNINOVE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2334/2/Jussara+Goulart+Da+Silva.pdf
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2334/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 26ac5cdcf7c8cb4c467af77aeefb0c6c
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1811016880551362560