Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
Texto Completo: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/520 |
Resumo: | This research investigated the meaning of learning in Paulo Freire s and Lev Vygotsky s works in order to determine similarities and specificities in the way the term was used by these two educators. Although the aforementioned authors applied the term in various contexts and in their social practices, this research focused on the analysis of the term as applied in specific works considered central to the purpose of this dissertation. Paulo Freire s examined books were: Pedagogy of the Oppressed, The Importance of the Act of Reading, Pedagogy of the Heart, Pedagogy of Hope and Pedagogy of Freedom. Vygotsky s analyzed texts were: Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, Language development and learning, Thought and Language, and Educational Psychology. This study concluded that despite the contextual differences of their experiences and field of studies, the authors main theses seem to converge. However, in the work of Freire, it is possible to verify greater emphasis on the collective and political dimension of knowledge, whereas Vygotsky s works tend to focus on the cognitive processes of learning. |
id |
NOVE_878db2383e8daac1861be98a9c0ddcd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/520 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Mafra, Jason Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4615927541894124Almeida, José Luis Vieira deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2990847465101082Romão, José EustáquioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6041577120476064Stangherlim, Robertahttp://lattes.cnpq.br/0630080591569020CPF:32237380880Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz2015-04-08T14:36:50Z2013-07-242012-08-17TRENTIN, Patrícia Fortunato Fileraz. Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/520This research investigated the meaning of learning in Paulo Freire s and Lev Vygotsky s works in order to determine similarities and specificities in the way the term was used by these two educators. Although the aforementioned authors applied the term in various contexts and in their social practices, this research focused on the analysis of the term as applied in specific works considered central to the purpose of this dissertation. Paulo Freire s examined books were: Pedagogy of the Oppressed, The Importance of the Act of Reading, Pedagogy of the Heart, Pedagogy of Hope and Pedagogy of Freedom. Vygotsky s analyzed texts were: Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, Language development and learning, Thought and Language, and Educational Psychology. This study concluded that despite the contextual differences of their experiences and field of studies, the authors main theses seem to converge. However, in the work of Freire, it is possible to verify greater emphasis on the collective and political dimension of knowledge, whereas Vygotsky s works tend to focus on the cognitive processes of learning.Esta pesquisa investigou o sentido da aprendizagem em Paulo Freire e em Lev Vygotsky, com o objetivo de verificar aproximações e especificidades entre esses dois educadores. Embora os autores mencionados tenham trabalhado esta categoria em diversos contextos e também em suas práticas sociais, este trabalho limitou-se a analisá-la a partir de algumas obras consideradas centrais para os propósitos desta dissertação. De Paulo Freire, foram examinados os livros: Pedagogia do oprimido, A importância do ato de ler, À sombra desta mangueira, Pedagogia da esperança e Pedagogia da autonomia. De Vygotsky, analisaram-se os textos: A formação social da mente, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, Pensamento e linguagem e Psicologia pedagógica. Este trabalho concluiu que apesar das diferenças contextuais de suas experiências e da área de formação da cada autor, eles possuem grande convergência nos fundamentos de suas principais teses, sendo que a dimensão coletiva e política do conhecimento aparece com mais ênfase na obra freiriana, enquanto que os processos psicológicos cognitivos da aprendizagem ganham mais relevância nos trabalhos vygotskianos.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Patricia Fortunato Fileraz Trentin.pdf: 273678 bytes, checksum: 88077e4c27b0adbfc123463495b4f095 (MD5) Previous issue date: 2012-08-17application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoaprendizagemeducaçãoPaulo FreireLev VygotskylearningeducationPaulo FreireLev VygotskyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Patricia Fortunato Fileraz Trentin.pdfapplication/pdf273678http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/520/1/B_Patricia+Fortunato+Fileraz+Trentin.pdf88077e4c27b0adbfc123463495b4f095MD51tede/5202022-06-06 15:14:41.78oai:localhost:tede/520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-06T18:14:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades |
title |
Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades |
spellingShingle |
Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz aprendizagem educação Paulo Freire Lev Vygotsky learning education Paulo Freire Lev Vygotsky CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades |
title_full |
Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades |
title_fullStr |
Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades |
title_sort |
Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades |
author |
Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz |
author_facet |
Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mafra, Jason Ferreira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4615927541894124 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, José Luis Vieira de |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2990847465101082 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Romão, José Eustáquio |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6041577120476064 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Stangherlim, Roberta |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0630080591569020 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:32237380880 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trentin, Patrícia Fortunato Fileraz |
contributor_str_mv |
Mafra, Jason Ferreira Almeida, José Luis Vieira de Romão, José Eustáquio Stangherlim, Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem educação Paulo Freire Lev Vygotsky |
topic |
aprendizagem educação Paulo Freire Lev Vygotsky learning education Paulo Freire Lev Vygotsky CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
learning education Paulo Freire Lev Vygotsky |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research investigated the meaning of learning in Paulo Freire s and Lev Vygotsky s works in order to determine similarities and specificities in the way the term was used by these two educators. Although the aforementioned authors applied the term in various contexts and in their social practices, this research focused on the analysis of the term as applied in specific works considered central to the purpose of this dissertation. Paulo Freire s examined books were: Pedagogy of the Oppressed, The Importance of the Act of Reading, Pedagogy of the Heart, Pedagogy of Hope and Pedagogy of Freedom. Vygotsky s analyzed texts were: Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes, Language development and learning, Thought and Language, and Educational Psychology. This study concluded that despite the contextual differences of their experiences and field of studies, the authors main theses seem to converge. However, in the work of Freire, it is possible to verify greater emphasis on the collective and political dimension of knowledge, whereas Vygotsky s works tend to focus on the cognitive processes of learning. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TRENTIN, Patrícia Fortunato Fileraz. Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/520 |
identifier_str_mv |
TRENTIN, Patrícia Fortunato Fileraz. Aprendizagem em Vygotsky e em freire: aproximações e especificidades. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/520/1/B_Patricia+Fortunato+Fileraz+Trentin.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88077e4c27b0adbfc123463495b4f095 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1811016861407510528 |