Origem e transformação das cidades da nova alta paulista - a contribuição da infraestrutura ferroviária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
Texto Completo: | http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2536 |
Resumo: | This research explores the relationship of railroad and the urban dynamics, the genesis of the implantation and the expansion process are investigated. The study uses empirical analysis of reading and interpretation of documentary and cartographic sources to explore the urbanization process of the region known as Nova Alta Paulista (extreme west of São Paulo), which appeared along the railroad of Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), branch of tronco oeste. To what extent the railway infrastructure acted as a structuring element in the urban development of these cities. Therefore, this research aims to rescue the regional formation of these cities in order to understand their current morphological aspects. Thus, studying their urban development allows us to understand their relationship and how they interfere with the flow of today's society. The study uses morphological analysis to explore the urbanization process of the cities representing the micro regions of Nova Alta Paulista (Adamantina, Dracena and Tupã). The research reinforces the importance of historical rescue to highlight the impact of regional infrastructure on urban development. |
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Souza, Carlos Leite deSouza, Carlos Leite deMarino, Cintia Elisa de CastroOliveira, Edson Aparecida de Araujo Queridohttp://lattes.cnpq.br/6683376035560970Souza, Andrews de2021-06-18T20:13:22Z2020-12-15Souza, Andrews de. Origem e transformação das cidades da nova alta paulista - a contribuição da infraestrutura ferroviária. 2020. 222 f. Dissertação( Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2536This research explores the relationship of railroad and the urban dynamics, the genesis of the implantation and the expansion process are investigated. The study uses empirical analysis of reading and interpretation of documentary and cartographic sources to explore the urbanization process of the region known as Nova Alta Paulista (extreme west of São Paulo), which appeared along the railroad of Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), branch of tronco oeste. To what extent the railway infrastructure acted as a structuring element in the urban development of these cities. Therefore, this research aims to rescue the regional formation of these cities in order to understand their current morphological aspects. Thus, studying their urban development allows us to understand their relationship and how they interfere with the flow of today's society. The study uses morphological analysis to explore the urbanization process of the cities representing the micro regions of Nova Alta Paulista (Adamantina, Dracena and Tupã). The research reinforces the importance of historical rescue to highlight the impact of regional infrastructure on urban development.A pesquisa explora a relação entre a ferrovia e a dinâmica urbana, investiga-se a gênese da implantação e seu processo de expansão regional. O estudo utiliza-se da análise empírica de leitura e interpretação de fontes documentais e cartográficas para explorar o processo de urbanização da região conhecida como Nova Alta Paulista (extremo oeste paulista), que surgiu ao longo da estrada de ferro da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), ramal do tronco oeste. Até que ponto a infraestrutura ferroviária atuou como elemento estruturante no desenvolvimento urbano dessas cidades. Portanto esta pesquisa tem como objetivo resgatar a formação regional dessas cidades a fim de compreender os seus aspectos morfológicos atuais. Assim, estudar o seu desenvolvimento urbano permite compreender sua relação e como eles interferem no fluxo da sociedade atual. O estudo utiliza-se da análise morfológica para explorar o processo de urbanização das cidades representantes das microrregiões da Nova Alta Paulista (Adamantina, Dracena e Tupã). O recorte da pesquisa reforça a importância do resgate histórico para evidenciar o impacto da infraestrutura regional na formação e no desenvolvimento das cidades.Submitted by Nadir Basilio (nadirsb@uninove.br) on 2021-06-18T20:13:22Z No. of bitstreams: 1 Andrews de Souza.pdf: 22044403 bytes, checksum: f01fe8158de5836540e59ab1896e6997 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-18T20:13:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrews de Souza.pdf: 22044403 bytes, checksum: f01fe8158de5836540e59ab1896e6997 (MD5) Previous issue date: 2020-12-15application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e SustentáveisUNINOVEBrasilAdministraçãonova alta paulistaplanejamento urbanomorfologia urbanaplanejamento regionalferrovianova alta paulistaurban planningurban morphologyregional planningrailwaysCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOOrigem e transformação das cidades da nova alta paulista - a contribuição da infraestrutura ferroviáriaOrigin and transformation of the cities of nova alta paulista - the contribution of railway infrastructureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8024035432632778221600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALAndrews de Souza.pdfAndrews de Souza.pdfapplication/pdf22044403http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2536/2/Andrews+de+Souza.pdff01fe8158de5836540e59ab1896e6997MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/2536/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/25362021-10-07 17:16:08.917oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2021-10-07T20:16:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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