Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rosângela de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15350
Resumo: A pesquisa procurou identificar e compreender as concepções e relatos das práticas da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação Profissional. O campo da pesquisa foi composto pelas Instituições Senai e Senac do Estado de São Paulo, fazendo um recorte na cidade de Rio Claro. Estas instituições ofertam cursos técnicos de nível médio e têm histórico de criação e desenvolvimento, objetivos e público alvo bastante semelhantes. O estudo foi realizado à luz de análises sobre a legislação que oferece diretrizes para as instituições de ensino voltado para a Educação Profissional, produzidas após a Lei de Diretrizes e Bases no 9.394/96. Importa ressaltar que esta lei traz em seu texto mudanças que irão impactar as concepções e práticas educacionais nesta modalidade de ensino, como o currículo numa abordagem por competências e as formas de avaliação decorrentes desta inovação. Trata-se de pesquisa qualitativa. Os procedimentos metodológicos de coleta de dados foram: entrevista semi-estruturada com quatro professores dos cursos técnicos de nível médio e questionário aplicado aos seus alunos. O material empírico digitalizado foi trabalhado, buscando-se evidenciar: (i) as concepções dos professores sobre o conceito de competências; (ii) os procedimentos e estratégias que utilizam para desenvolvê-las; (iii) os procedimentos e estratégias que utilizam para avaliação da aprendizagem destas competências; (iv) as dificuldades encontradas pelos professores com relação a essa metodologia de trabalho; (v) a visão dos alunos sobre a metodologia de ensino das competências e processo de avaliação utilizada pelos professores; (vi) a importância da educação continuada na compreensão da abordagem do currículo por competências e a sua prática. Três categorias principais orientam a discussão dos dados deste trabalho, são elas: o conceito de competências, a avaliação e as dificuldades nas práticas pedagógicas. Identificamos que os professores da educação profissional caminham na direção de práticas educativas voltadas para uma concepção mais democrática e formativa. Da perspectiva dos alunos, os professores utilizam a avaliação a serviço da aprendizagem; identificamos, também, que estes alunos não relatam temores e/ou sentimentos negativos quanto aos procedimentos avaliativos utilizados pelos professores, o que nos parece importante salientar, dado que se contrapõe ao que mais frequentemente se encontra na literatura científica sobre os impactos da avaliação sobre alunos, de uma maneira geral. Porém alunos e professores deixam de considerar elementos essenciais que devem constituir uma avaliação no modelo formativo e nas práticas pedagógicas. Nestes dois aspectos enfatizam o saber fazer a subordinação do trabalho pedagógico à lógica do mercado; ambos deixam em segundo plano (e, por vezes, nem mencionam) a relevância da constituição de competências mais complexas, tais como capacidade de inovação, criatividade e autonomia intelectual. A pesquisa não tem a pretensão de encerrar as discussões, mas sim de abrir questionamentos para outros trabalhos investigativos.
id PCAM_09090a826cf097efa410ff44d6d48083
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15350
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Pinto, Rosângela de OliveiraPontifícia Universidade Católica de CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2022-02-16T18:12:50Z2022-02-16T18:12:50Z2011-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153507919841807217578A pesquisa procurou identificar e compreender as concepções e relatos das práticas da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação Profissional. O campo da pesquisa foi composto pelas Instituições Senai e Senac do Estado de São Paulo, fazendo um recorte na cidade de Rio Claro. Estas instituições ofertam cursos técnicos de nível médio e têm histórico de criação e desenvolvimento, objetivos e público alvo bastante semelhantes. O estudo foi realizado à luz de análises sobre a legislação que oferece diretrizes para as instituições de ensino voltado para a Educação Profissional, produzidas após a Lei de Diretrizes e Bases no 9.394/96. Importa ressaltar que esta lei traz em seu texto mudanças que irão impactar as concepções e práticas educacionais nesta modalidade de ensino, como o currículo numa abordagem por competências e as formas de avaliação decorrentes desta inovação. Trata-se de pesquisa qualitativa. Os procedimentos metodológicos de coleta de dados foram: entrevista semi-estruturada com quatro professores dos cursos técnicos de nível médio e questionário aplicado aos seus alunos. O material empírico digitalizado foi trabalhado, buscando-se evidenciar: (i) as concepções dos professores sobre o conceito de competências; (ii) os procedimentos e estratégias que utilizam para desenvolvê-las; (iii) os procedimentos e estratégias que utilizam para avaliação da aprendizagem destas competências; (iv) as dificuldades encontradas pelos professores com relação a essa metodologia de trabalho; (v) a visão dos alunos sobre a metodologia de ensino das competências e processo de avaliação utilizada pelos professores; (vi) a importância da educação continuada na compreensão da abordagem do currículo por competências e a sua prática. Três categorias principais orientam a discussão dos dados deste trabalho, são elas: o conceito de competências, a avaliação e as dificuldades nas práticas pedagógicas. Identificamos que os professores da educação profissional caminham na direção de práticas educativas voltadas para uma concepção mais democrática e formativa. Da perspectiva dos alunos, os professores utilizam a avaliação a serviço da aprendizagem; identificamos, também, que estes alunos não relatam temores e/ou sentimentos negativos quanto aos procedimentos avaliativos utilizados pelos professores, o que nos parece importante salientar, dado que se contrapõe ao que mais frequentemente se encontra na literatura científica sobre os impactos da avaliação sobre alunos, de uma maneira geral. Porém alunos e professores deixam de considerar elementos essenciais que devem constituir uma avaliação no modelo formativo e nas práticas pedagógicas. Nestes dois aspectos enfatizam o saber fazer a subordinação do trabalho pedagógico à lógica do mercado; ambos deixam em segundo plano (e, por vezes, nem mencionam) a relevância da constituição de competências mais complexas, tais como capacidade de inovação, criatividade e autonomia intelectual. A pesquisa não tem a pretensão de encerrar as discussões, mas sim de abrir questionamentos para outros trabalhos investigativos.This research tried out to identify and understand the concepts and practices of evaluation reports on Vocational learning Education. SENAI and SENAC institutions were the subject of the studies and Rio Claro City, in São Paulo State was the center of the study. These institutions offer mid-level technical courses and they have similar objectives and goals and a history in creating and developing. The study was conducted in the light of the legislation analysis to provide guidelines for analysis to provide guidelines for Vocational Education teaching, following the Law of Directives and Bases n. 9394/96. It should be emphasized that this law has in its text changes that will impact the educational concepts and practices in this mode of teaching, as the curriculum using an approach by competencies and the new forms of assessment resulting from this innovation. This is a qualitative research. The methodological procedures of data collection were semi-structured interviews with four teachers of middle level technical courses a questionnaire was given to their students to answer. The collected data was analyzed to point out (i) teachers' understanding the concept of competence, (ii) the procedures and strategies used to develop them, (iii) the procedures and strategies used to evaluate learning these skills, (iv) the difficulties encountered by teachers in relation to work methodology, (v) students' views on the methodology of teaching skills and evaluation process used by teachers, (vi) the importance of continued education to understand the approach of the curriculum and competencies for their practice. There are three main categories that underline the discussion in this work, they are: the concept of skills, assessment and the difficulties in teaching practices. We concluded that these vocational education teachers follow a more democratic and formative educational practice. From the students perspective , teachers use assessment in service of learning, we also identified that these students do not report fears or negative feelings about the evaluation procedures used by their teachers, which seems important to point out, because it is opposed to what is most frequently found in the scientific literature, related to students assessment in general. This way students and teachers fail to consider key elements that should constitute a formative evaluation model and teaching practices. These two aspects emphasize the "know how" the subordination of educational work to the logic of the market, both leave in the background (and sometimes not even mention) the relevance of the establishment of more complex skills such as innovation, creativity and intellectual freedom. The research does not intended to close the discussions, but open questions for other investigative work.porPUC-Campinasavaliação formativacompetênciaseducação profissionalpráticas pedagógicasformative assessmentskillsprofessional educationpedagogical practicesEducação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competênciasProfessional Education: the assessment of learning and logic skillsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5277455644761315Zan, Dirce Djanira Pacheco eAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de71805084181094374704506667255915CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Rosangela_OP.pdfcchsa_ppgedu_me_Rosangela_OP.pdfapplication/pdf762978http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15350/1/cchsa_ppgedu_me_Rosangela_OP.pdf791f13ee9662ead3268873d43c93502bMD51123456789/153502022-09-02 11:36:24.896oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Professional Education: the assessment of learning and logic skills
title Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
spellingShingle Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
Pinto, Rosângela de Oliveira
avaliação formativa
competências
educação profissional
práticas pedagógicas
formative assessment
skills
professional education
pedagogical practices
title_short Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
title_full Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
title_fullStr Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
title_full_unstemmed Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
title_sort Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
author Pinto, Rosângela de Oliveira
author_facet Pinto, Rosângela de Oliveira
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rosângela de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
contributor_str_mv Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação formativa
competências
educação profissional
práticas pedagógicas
formative assessment
skills
professional education
pedagogical practices
topic avaliação formativa
competências
educação profissional
práticas pedagógicas
formative assessment
skills
professional education
pedagogical practices
description A pesquisa procurou identificar e compreender as concepções e relatos das práticas da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação Profissional. O campo da pesquisa foi composto pelas Instituições Senai e Senac do Estado de São Paulo, fazendo um recorte na cidade de Rio Claro. Estas instituições ofertam cursos técnicos de nível médio e têm histórico de criação e desenvolvimento, objetivos e público alvo bastante semelhantes. O estudo foi realizado à luz de análises sobre a legislação que oferece diretrizes para as instituições de ensino voltado para a Educação Profissional, produzidas após a Lei de Diretrizes e Bases no 9.394/96. Importa ressaltar que esta lei traz em seu texto mudanças que irão impactar as concepções e práticas educacionais nesta modalidade de ensino, como o currículo numa abordagem por competências e as formas de avaliação decorrentes desta inovação. Trata-se de pesquisa qualitativa. Os procedimentos metodológicos de coleta de dados foram: entrevista semi-estruturada com quatro professores dos cursos técnicos de nível médio e questionário aplicado aos seus alunos. O material empírico digitalizado foi trabalhado, buscando-se evidenciar: (i) as concepções dos professores sobre o conceito de competências; (ii) os procedimentos e estratégias que utilizam para desenvolvê-las; (iii) os procedimentos e estratégias que utilizam para avaliação da aprendizagem destas competências; (iv) as dificuldades encontradas pelos professores com relação a essa metodologia de trabalho; (v) a visão dos alunos sobre a metodologia de ensino das competências e processo de avaliação utilizada pelos professores; (vi) a importância da educação continuada na compreensão da abordagem do currículo por competências e a sua prática. Três categorias principais orientam a discussão dos dados deste trabalho, são elas: o conceito de competências, a avaliação e as dificuldades nas práticas pedagógicas. Identificamos que os professores da educação profissional caminham na direção de práticas educativas voltadas para uma concepção mais democrática e formativa. Da perspectiva dos alunos, os professores utilizam a avaliação a serviço da aprendizagem; identificamos, também, que estes alunos não relatam temores e/ou sentimentos negativos quanto aos procedimentos avaliativos utilizados pelos professores, o que nos parece importante salientar, dado que se contrapõe ao que mais frequentemente se encontra na literatura científica sobre os impactos da avaliação sobre alunos, de uma maneira geral. Porém alunos e professores deixam de considerar elementos essenciais que devem constituir uma avaliação no modelo formativo e nas práticas pedagógicas. Nestes dois aspectos enfatizam o saber fazer a subordinação do trabalho pedagógico à lógica do mercado; ambos deixam em segundo plano (e, por vezes, nem mencionam) a relevância da constituição de competências mais complexas, tais como capacidade de inovação, criatividade e autonomia intelectual. A pesquisa não tem a pretensão de encerrar as discussões, mas sim de abrir questionamentos para outros trabalhos investigativos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15350
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 7919841807217578
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15350
identifier_str_mv 7919841807217578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15350/1/cchsa_ppgedu_me_Rosangela_OP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 791f13ee9662ead3268873d43c93502b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790723545137152