Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Murilo Fernandes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16034
Resumo: A adolescência é caracterizada por grandes mudanças físicas, cognitivas, de comportamento e de valores individuais e culturais frente às demandas sociais e pessoais. Diante de condições adversas, são grandes os riscos para problemas de saúde física e mental nesse período; mas, também são grandes as oportunidades para intervenções no desenvolvimento. Têm destaque os programas e instituições que promovem intervenções para essa população, contribuindo para a construção de projetos de vida (PV). Ter projeto de vida pode ser um fator de proteção do desenvolvimento, promovendo a resiliência de adolescentes e jovens. Esta pesquisa analisou os projetos de vida de adolescentes participantes de um programa social voltado para a Educação e Popularização de Ciência & Tecnologia (C&T). Participaram 18 adolescentes, com idade entre 15 e 20 anos (Midade = 17; ± 1,5), que atuavam como multiplicadores de conhecimento em um programa social desenvolvido por uma instituição pública de C&T de Campinas, SP. Foram aplicados em grupos de cinco participantes cada, os seguintes instrumentos: a) Ficha de Caracterização dos Participantes; b) Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPV-A), com 53 itens, organizados em 6 fatores (Religião/Espiritualidade, Aspirações Positivas, Estudo, Trabalho, Relacionamentos Afetivos e Bens Materiais); e c) Roteiro de Entrevista de Grupo Focal. Foram feitas análises estatísticas e qualitativas dos dados, usando o software livre IRAMUTEQ e adequando o estudo aos Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ). Os resultados mostraram que os adolescentes possuem PV conectados a comunidade e estabelecem relações positivas entre a construção desses PV e suas atividades multiplicadoras de conhecimento no programa social, possibilitando concluir-se que programas sociais que enfoquem no papel ativo do adolescente na popularização de C&T podem exercer papéis positivos no desenvolvimento juvenil positivo destes adolescentes, em especial na construção de PV futuros.
id PCAM_0c21ee379b11422d56dd1ec533bd58e8
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16034
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Araujo, Murilo Fernandes dePontifícia Universidade Católica de CampinasEnumo, Sônia Regina Fiorim2022-02-16T19:01:34Z2022-02-16T19:01:34Z2018-12-12http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160349512250460921800A adolescência é caracterizada por grandes mudanças físicas, cognitivas, de comportamento e de valores individuais e culturais frente às demandas sociais e pessoais. Diante de condições adversas, são grandes os riscos para problemas de saúde física e mental nesse período; mas, também são grandes as oportunidades para intervenções no desenvolvimento. Têm destaque os programas e instituições que promovem intervenções para essa população, contribuindo para a construção de projetos de vida (PV). Ter projeto de vida pode ser um fator de proteção do desenvolvimento, promovendo a resiliência de adolescentes e jovens. Esta pesquisa analisou os projetos de vida de adolescentes participantes de um programa social voltado para a Educação e Popularização de Ciência & Tecnologia (C&T). Participaram 18 adolescentes, com idade entre 15 e 20 anos (Midade = 17; ± 1,5), que atuavam como multiplicadores de conhecimento em um programa social desenvolvido por uma instituição pública de C&T de Campinas, SP. Foram aplicados em grupos de cinco participantes cada, os seguintes instrumentos: a) Ficha de Caracterização dos Participantes; b) Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPV-A), com 53 itens, organizados em 6 fatores (Religião/Espiritualidade, Aspirações Positivas, Estudo, Trabalho, Relacionamentos Afetivos e Bens Materiais); e c) Roteiro de Entrevista de Grupo Focal. Foram feitas análises estatísticas e qualitativas dos dados, usando o software livre IRAMUTEQ e adequando o estudo aos Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ). Os resultados mostraram que os adolescentes possuem PV conectados a comunidade e estabelecem relações positivas entre a construção desses PV e suas atividades multiplicadoras de conhecimento no programa social, possibilitando concluir-se que programas sociais que enfoquem no papel ativo do adolescente na popularização de C&T podem exercer papéis positivos no desenvolvimento juvenil positivo destes adolescentes, em especial na construção de PV futuros.Adolescence is characterized by major physical, cognitive, behavioral, and cultural changes. In the face of adverse conditions, the risks to physical and mental health in this period are great; but they are also opportunities for intervention focused in the positive youth development. Programs and institutions that promote interventions for this population are highlighted, contributing to the construction of a life purpose (LP). Having a LP can be a protective factor for development, promoting in the resilience of adolescents and young people. This research aimed to study the LP of adolescents in a program focused on Education and Popularization of Science and Technology (S&T). Participants were 18 adolescents, aged 15 to 20 years (Average = 17; ± 1.5), who acted as knowledge multipliers in a social program developed by a public institution of S&T in Campinas, SP. The following instruments were used in groups consisting of five participants each: a) Characterization Sheet of the Participants; b) Scale of Life Projects for Adolescents (EPV-A), with 53 items, organized in 6 factors (Religion/Spirituality, Positive Aspirations, Study, Work, Affective Relationships and Material Goods); and c) Focus Group Interview. Statistical and qualitative analyzes were performed using the IRAMUTEQ open software and the the implementation of the Consolidated Criteria for Qualitative Research Reports (COREQ). The results showed that these adolescents have LPs connected with their community and establish positive relationships between their LPs and their activities multiplying knowledge on the social program, making it possible to conclude that social programs that put the adolescent in an active role on the popularization of S&T can play a positive role on the positive development of these youth, especially in the construction of a LP.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqporPUC-CampinasProjeto de vidaAdolescentesPrograma socialPsicologia do desenvolvimentoPsicologia positivaDisseminação da ciência.Life purposeAdolescentsSocial programDevelopmental psychologyPositive psychologyDissemination of science.Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologiaLife purpose of adolescents participating in a social program about the Popularization of Science & Technologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6611875189543103Zanon, Letícia Lovato DellazzanaSilva, Andressa Melina Becker da77381670154551112944848333102492CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_araujo_mf.pdfccv_ppgpsico_araujo_mf.pdfapplication/pdf4377260http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16034/2/ccv_ppgpsico_araujo_mf.pdfa0643cfb77949c6bd1ac1b6036c88c2bMD52123456789/160342023-03-07 09:15:45.432oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-03-07T12:15:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Life purpose of adolescents participating in a social program about the Popularization of Science & Technology
title Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
spellingShingle Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
Araujo, Murilo Fernandes de
Projeto de vida
Adolescentes
Programa social
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia positiva
Disseminação da ciência.
Life purpose
Adolescents
Social program
Developmental psychology
Positive psychology
Dissemination of science.
title_short Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
title_full Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
title_fullStr Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
title_full_unstemmed Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
title_sort Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
author Araujo, Murilo Fernandes de
author_facet Araujo, Murilo Fernandes de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Murilo Fernandes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Enumo, Sônia Regina Fiorim
contributor_str_mv Enumo, Sônia Regina Fiorim
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de vida
Adolescentes
Programa social
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia positiva
Disseminação da ciência.
Life purpose
Adolescents
Social program
Developmental psychology
Positive psychology
Dissemination of science.
topic Projeto de vida
Adolescentes
Programa social
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia positiva
Disseminação da ciência.
Life purpose
Adolescents
Social program
Developmental psychology
Positive psychology
Dissemination of science.
description A adolescência é caracterizada por grandes mudanças físicas, cognitivas, de comportamento e de valores individuais e culturais frente às demandas sociais e pessoais. Diante de condições adversas, são grandes os riscos para problemas de saúde física e mental nesse período; mas, também são grandes as oportunidades para intervenções no desenvolvimento. Têm destaque os programas e instituições que promovem intervenções para essa população, contribuindo para a construção de projetos de vida (PV). Ter projeto de vida pode ser um fator de proteção do desenvolvimento, promovendo a resiliência de adolescentes e jovens. Esta pesquisa analisou os projetos de vida de adolescentes participantes de um programa social voltado para a Educação e Popularização de Ciência & Tecnologia (C&T). Participaram 18 adolescentes, com idade entre 15 e 20 anos (Midade = 17; ± 1,5), que atuavam como multiplicadores de conhecimento em um programa social desenvolvido por uma instituição pública de C&T de Campinas, SP. Foram aplicados em grupos de cinco participantes cada, os seguintes instrumentos: a) Ficha de Caracterização dos Participantes; b) Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPV-A), com 53 itens, organizados em 6 fatores (Religião/Espiritualidade, Aspirações Positivas, Estudo, Trabalho, Relacionamentos Afetivos e Bens Materiais); e c) Roteiro de Entrevista de Grupo Focal. Foram feitas análises estatísticas e qualitativas dos dados, usando o software livre IRAMUTEQ e adequando o estudo aos Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ). Os resultados mostraram que os adolescentes possuem PV conectados a comunidade e estabelecem relações positivas entre a construção desses PV e suas atividades multiplicadoras de conhecimento no programa social, possibilitando concluir-se que programas sociais que enfoquem no papel ativo do adolescente na popularização de C&T podem exercer papéis positivos no desenvolvimento juvenil positivo destes adolescentes, em especial na construção de PV futuros.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:01:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:01:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16034
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9512250460921800
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16034
identifier_str_mv 9512250460921800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16034/2/ccv_ppgpsico_araujo_mf.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0643cfb77949c6bd1ac1b6036c88c2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790718180622336