Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16034 |
Resumo: | A adolescência é caracterizada por grandes mudanças físicas, cognitivas, de comportamento e de valores individuais e culturais frente às demandas sociais e pessoais. Diante de condições adversas, são grandes os riscos para problemas de saúde física e mental nesse período; mas, também são grandes as oportunidades para intervenções no desenvolvimento. Têm destaque os programas e instituições que promovem intervenções para essa população, contribuindo para a construção de projetos de vida (PV). Ter projeto de vida pode ser um fator de proteção do desenvolvimento, promovendo a resiliência de adolescentes e jovens. Esta pesquisa analisou os projetos de vida de adolescentes participantes de um programa social voltado para a Educação e Popularização de Ciência & Tecnologia (C&T). Participaram 18 adolescentes, com idade entre 15 e 20 anos (Midade = 17; ± 1,5), que atuavam como multiplicadores de conhecimento em um programa social desenvolvido por uma instituição pública de C&T de Campinas, SP. Foram aplicados em grupos de cinco participantes cada, os seguintes instrumentos: a) Ficha de Caracterização dos Participantes; b) Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPV-A), com 53 itens, organizados em 6 fatores (Religião/Espiritualidade, Aspirações Positivas, Estudo, Trabalho, Relacionamentos Afetivos e Bens Materiais); e c) Roteiro de Entrevista de Grupo Focal. Foram feitas análises estatísticas e qualitativas dos dados, usando o software livre IRAMUTEQ e adequando o estudo aos Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ). Os resultados mostraram que os adolescentes possuem PV conectados a comunidade e estabelecem relações positivas entre a construção desses PV e suas atividades multiplicadoras de conhecimento no programa social, possibilitando concluir-se que programas sociais que enfoquem no papel ativo do adolescente na popularização de C&T podem exercer papéis positivos no desenvolvimento juvenil positivo destes adolescentes, em especial na construção de PV futuros. |
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Araujo, Murilo Fernandes dePontifícia Universidade Católica de CampinasEnumo, Sônia Regina Fiorim2022-02-16T19:01:34Z2022-02-16T19:01:34Z2018-12-12http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160349512250460921800A adolescência é caracterizada por grandes mudanças físicas, cognitivas, de comportamento e de valores individuais e culturais frente às demandas sociais e pessoais. Diante de condições adversas, são grandes os riscos para problemas de saúde física e mental nesse período; mas, também são grandes as oportunidades para intervenções no desenvolvimento. Têm destaque os programas e instituições que promovem intervenções para essa população, contribuindo para a construção de projetos de vida (PV). Ter projeto de vida pode ser um fator de proteção do desenvolvimento, promovendo a resiliência de adolescentes e jovens. Esta pesquisa analisou os projetos de vida de adolescentes participantes de um programa social voltado para a Educação e Popularização de Ciência & Tecnologia (C&T). Participaram 18 adolescentes, com idade entre 15 e 20 anos (Midade = 17; ± 1,5), que atuavam como multiplicadores de conhecimento em um programa social desenvolvido por uma instituição pública de C&T de Campinas, SP. Foram aplicados em grupos de cinco participantes cada, os seguintes instrumentos: a) Ficha de Caracterização dos Participantes; b) Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPV-A), com 53 itens, organizados em 6 fatores (Religião/Espiritualidade, Aspirações Positivas, Estudo, Trabalho, Relacionamentos Afetivos e Bens Materiais); e c) Roteiro de Entrevista de Grupo Focal. Foram feitas análises estatísticas e qualitativas dos dados, usando o software livre IRAMUTEQ e adequando o estudo aos Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ). Os resultados mostraram que os adolescentes possuem PV conectados a comunidade e estabelecem relações positivas entre a construção desses PV e suas atividades multiplicadoras de conhecimento no programa social, possibilitando concluir-se que programas sociais que enfoquem no papel ativo do adolescente na popularização de C&T podem exercer papéis positivos no desenvolvimento juvenil positivo destes adolescentes, em especial na construção de PV futuros.Adolescence is characterized by major physical, cognitive, behavioral, and cultural changes. In the face of adverse conditions, the risks to physical and mental health in this period are great; but they are also opportunities for intervention focused in the positive youth development. Programs and institutions that promote interventions for this population are highlighted, contributing to the construction of a life purpose (LP). Having a LP can be a protective factor for development, promoting in the resilience of adolescents and young people. This research aimed to study the LP of adolescents in a program focused on Education and Popularization of Science and Technology (S&T). Participants were 18 adolescents, aged 15 to 20 years (Average = 17; ± 1.5), who acted as knowledge multipliers in a social program developed by a public institution of S&T in Campinas, SP. The following instruments were used in groups consisting of five participants each: a) Characterization Sheet of the Participants; b) Scale of Life Projects for Adolescents (EPV-A), with 53 items, organized in 6 factors (Religion/Spirituality, Positive Aspirations, Study, Work, Affective Relationships and Material Goods); and c) Focus Group Interview. Statistical and qualitative analyzes were performed using the IRAMUTEQ open software and the the implementation of the Consolidated Criteria for Qualitative Research Reports (COREQ). The results showed that these adolescents have LPs connected with their community and establish positive relationships between their LPs and their activities multiplying knowledge on the social program, making it possible to conclude that social programs that put the adolescent in an active role on the popularization of S&T can play a positive role on the positive development of these youth, especially in the construction of a LP.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqporPUC-CampinasProjeto de vidaAdolescentesPrograma socialPsicologia do desenvolvimentoPsicologia positivaDisseminação da ciência.Life purposeAdolescentsSocial programDevelopmental psychologyPositive psychologyDissemination of science.Projeto de vida de adolescentes participantes de um programa social de popularização de ciência & tecnologiaLife purpose of adolescents participating in a social program about the Popularization of Science & Technologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6611875189543103Zanon, Letícia Lovato DellazzanaSilva, Andressa Melina Becker da77381670154551112944848333102492CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_araujo_mf.pdfccv_ppgpsico_araujo_mf.pdfapplication/pdf4377260http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16034/2/ccv_ppgpsico_araujo_mf.pdfa0643cfb77949c6bd1ac1b6036c88c2bMD52123456789/160342023-03-07 09:15:45.432oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-03-07T12:15:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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