Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Priscila Vitoria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15295
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a alfabetização matemática a partir das formações realizadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Trata-se de um programa de formação continuada em nível nacional, destinado aos professores que lecionam no 1º ciclo do Ensino Fundamental, com o comprometimento dos governos federal, dos estados e municípios, a fim de assegurar a alfabetização plena das crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa buscou responder a seguinte questão norteadora: Quais indícios de reverberação da formação matemática do PNAIC nas ações de professoras que participaram da proposta formativa desse Programa? Dessa forma, tivemos por objetivo perceber se há reverberações das orientações desse Programa nas práticas das professoras, após concluída a formação. Apresentamos por objetivos específicos: identificar como a alfabetização matemática e a formação do professor que ensina matemática são consideradas na literatura; investigar qual a relevância da formação do PNAIC para os professores pesquisados; investigar de que maneira a formação reflete nas ações das professoras que participaram das formações do PNAIC em matemática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Para desenvolver a investigação utilizamos como recurso a observação de aulas de matemática das turmas de duas professoras que atuavam em turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Campinas e que participaram da formação do PNAIC e também entrevistas com as professoras, com formadora do PNAIC e coordenador da formação. Além disso, analisamos os documentos do PNAIC e entrevistamos atores envolvidos no desenvolvimento deste programa: professor coordenador, supervisora, formadora e as professoras cursistas. Buscamos compreender como se deu a formação, desde seu planejamento até a execução e ação na sala de aula. Para melhor aprofundar esse tema realizamos estudos bibliográficos a partir do levantamento de teses, dissertações e artigos sobre a Alfabetização Matemática, Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e também sobre o PNAIC matemática. Como eixos de análise apresentamos: a formação matemática do PNAIC, no qual trazemos as vozes dos participantes deste estudo, a fim de compreender o desenvolvimento desse programa a partir do olhar de cada um – professor coordenador, professora supervisora, a formadora e as duas professoras cursistas – percebendo as convergências e/ou divergências em suas afirmações; e o PNAIC em ação, apresentando episódios observados das aulas de matemática das duas professoras alfabetizadoras, configurando a análise dos encontros, relacionando as ações da sala de aula com o conteúdo apresentado nos cadernos de formação deste programa, com ênfase nos indícios de reverberação do PNAIC. Por fim, como percepções do trabalho desenvolvido, podemos afirmar que uma política pública de formação continuada de professores em nível nacional deve ser vista pelos governos com zelo. Seus objetivos e princípios de formação a priori são relevantes para a Educação Matemática. Porém, como qualquer política pública, deve garantir que haja o suporte necessário para que as ações sejam desenvolvidas adequadamente nas escolas, com planejamento, recursos e tempo necessário.
id PCAM_0e893559ea3355410446173ff64ed4f2
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15295
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Camargo, Priscila VitoriaPontifícia Universidade Católica de CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade2022-02-16T18:11:38Z2022-02-16T18:11:38Z2019-02-05http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152951436973306073949Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a alfabetização matemática a partir das formações realizadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Trata-se de um programa de formação continuada em nível nacional, destinado aos professores que lecionam no 1º ciclo do Ensino Fundamental, com o comprometimento dos governos federal, dos estados e municípios, a fim de assegurar a alfabetização plena das crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa buscou responder a seguinte questão norteadora: Quais indícios de reverberação da formação matemática do PNAIC nas ações de professoras que participaram da proposta formativa desse Programa? Dessa forma, tivemos por objetivo perceber se há reverberações das orientações desse Programa nas práticas das professoras, após concluída a formação. Apresentamos por objetivos específicos: identificar como a alfabetização matemática e a formação do professor que ensina matemática são consideradas na literatura; investigar qual a relevância da formação do PNAIC para os professores pesquisados; investigar de que maneira a formação reflete nas ações das professoras que participaram das formações do PNAIC em matemática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Para desenvolver a investigação utilizamos como recurso a observação de aulas de matemática das turmas de duas professoras que atuavam em turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Campinas e que participaram da formação do PNAIC e também entrevistas com as professoras, com formadora do PNAIC e coordenador da formação. Além disso, analisamos os documentos do PNAIC e entrevistamos atores envolvidos no desenvolvimento deste programa: professor coordenador, supervisora, formadora e as professoras cursistas. Buscamos compreender como se deu a formação, desde seu planejamento até a execução e ação na sala de aula. Para melhor aprofundar esse tema realizamos estudos bibliográficos a partir do levantamento de teses, dissertações e artigos sobre a Alfabetização Matemática, Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e também sobre o PNAIC matemática. Como eixos de análise apresentamos: a formação matemática do PNAIC, no qual trazemos as vozes dos participantes deste estudo, a fim de compreender o desenvolvimento desse programa a partir do olhar de cada um – professor coordenador, professora supervisora, a formadora e as duas professoras cursistas – percebendo as convergências e/ou divergências em suas afirmações; e o PNAIC em ação, apresentando episódios observados das aulas de matemática das duas professoras alfabetizadoras, configurando a análise dos encontros, relacionando as ações da sala de aula com o conteúdo apresentado nos cadernos de formação deste programa, com ênfase nos indícios de reverberação do PNAIC. Por fim, como percepções do trabalho desenvolvido, podemos afirmar que uma política pública de formação continuada de professores em nível nacional deve ser vista pelos governos com zelo. Seus objetivos e princípios de formação a priori são relevantes para a Educação Matemática. Porém, como qualquer política pública, deve garantir que haja o suporte necessário para que as ações sejam desenvolvidas adequadamente nas escolas, com planejamento, recursos e tempo necessário.This research presents a study about Math literacy based on the educational program offered by the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), which is a nationwide program of continued education aimed at teachers working with the first cycle of Brazil’s Elementary School through which municipal, state and federal governments have committed to ensure full literacy for children until the 3rd year of the Elementary School. This research aimed at answering the following guiding question: what are the indications of reverberation of the PNAIC Math education are noticed in the activities of teachers who have participated in that Educational Program? Having that in mind, the objective was to notice if the Program's guidelines reverberate to the teachers' practices after concluding the Program. The specific objectives were: identifying how Math literacy and the education of Math teachers are considered in the literature; investigating the relevance of the PNAIC Program for the interviewed teachers; and investigating how that education reflects on the activities of the teachers who have participated in the PNAIC Math Educational Program. This is a qualitative research. For the investigation, the resource used was the observation of Math classes of two teachers who worked with the 2nd and 3rd years of Elementary School in a municipal school in the city of Campinas and who have participated on the Program. The teachers were also interviewed, as well as the PNAIC educator and the coordinator. Furthermore, the PNAIC documents were analyzed. The intention was to understand how the educational program took place, from its planning to its execution and how it reverberated to activities in class. In order to go deeper into the subject, bibliographical studies were carried out among theses, dissertations and articles about Math Literacy, teacher education in Math for initial years and also about the Math PNAIC. The analysis axes are: the PNAIC Math education program, with the voices of the program participants in order to understand how the program is developed from different perspectives – coordinating teacher, supervisor and the two participating teachers – in order to notice convergences and/or divergences in their statements; and PNAIC in action, by presenting the episodes observed during the Math classes of the two teachers, with the analysis of the meetings and the relation between the classroom activities and the content presented in the workbooks of the Educational Program, with special focus on the indications of PNAIC reverberation. Finally, it is possible to state that a public policy of continued education for teachers must be considered by governments with caution. Initially, its goals and principles are relevant for Math Education. However, as any public policy, it must ensure the required support, so the activities are carried out in the schools properly, with the adequate planning, resources and time.porPUC-CampinasAlfabetização MatemáticaPNAICFormação de Professores.Math LiteracyPNAICTeacher Education.Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAICIndication of teaching practices of first-cycle teachers reverberating the PNAIC mathematics educational programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7733644439876265Rios, Monica Piccione GomesOliveira, Samuel Rocha de87945654841001519839813543918575CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Priscila_VC.pdfcchsa_ppgedu_me_Priscila_VC.pdfapplication/pdf1888505http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15295/1/cchsa_ppgedu_me_Priscila_VC.pdf28b2700eb6353f774dddceba92a6aa0aMD51123456789/152952022-09-02 11:36:22.615oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Indication of teaching practices of first-cycle teachers reverberating the PNAIC mathematics educational program
title Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
spellingShingle Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
Camargo, Priscila Vitoria
Alfabetização Matemática
PNAIC
Formação de Professores.
Math Literacy
PNAIC
Teacher Education.
title_short Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
title_full Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
title_fullStr Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
title_full_unstemmed Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
title_sort Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
author Camargo, Priscila Vitoria
author_facet Camargo, Priscila Vitoria
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Priscila Vitoria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
contributor_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Matemática
PNAIC
Formação de Professores.
Math Literacy
PNAIC
Teacher Education.
topic Alfabetização Matemática
PNAIC
Formação de Professores.
Math Literacy
PNAIC
Teacher Education.
description Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a alfabetização matemática a partir das formações realizadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Trata-se de um programa de formação continuada em nível nacional, destinado aos professores que lecionam no 1º ciclo do Ensino Fundamental, com o comprometimento dos governos federal, dos estados e municípios, a fim de assegurar a alfabetização plena das crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa buscou responder a seguinte questão norteadora: Quais indícios de reverberação da formação matemática do PNAIC nas ações de professoras que participaram da proposta formativa desse Programa? Dessa forma, tivemos por objetivo perceber se há reverberações das orientações desse Programa nas práticas das professoras, após concluída a formação. Apresentamos por objetivos específicos: identificar como a alfabetização matemática e a formação do professor que ensina matemática são consideradas na literatura; investigar qual a relevância da formação do PNAIC para os professores pesquisados; investigar de que maneira a formação reflete nas ações das professoras que participaram das formações do PNAIC em matemática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Para desenvolver a investigação utilizamos como recurso a observação de aulas de matemática das turmas de duas professoras que atuavam em turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Campinas e que participaram da formação do PNAIC e também entrevistas com as professoras, com formadora do PNAIC e coordenador da formação. Além disso, analisamos os documentos do PNAIC e entrevistamos atores envolvidos no desenvolvimento deste programa: professor coordenador, supervisora, formadora e as professoras cursistas. Buscamos compreender como se deu a formação, desde seu planejamento até a execução e ação na sala de aula. Para melhor aprofundar esse tema realizamos estudos bibliográficos a partir do levantamento de teses, dissertações e artigos sobre a Alfabetização Matemática, Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e também sobre o PNAIC matemática. Como eixos de análise apresentamos: a formação matemática do PNAIC, no qual trazemos as vozes dos participantes deste estudo, a fim de compreender o desenvolvimento desse programa a partir do olhar de cada um – professor coordenador, professora supervisora, a formadora e as duas professoras cursistas – percebendo as convergências e/ou divergências em suas afirmações; e o PNAIC em ação, apresentando episódios observados das aulas de matemática das duas professoras alfabetizadoras, configurando a análise dos encontros, relacionando as ações da sala de aula com o conteúdo apresentado nos cadernos de formação deste programa, com ênfase nos indícios de reverberação do PNAIC. Por fim, como percepções do trabalho desenvolvido, podemos afirmar que uma política pública de formação continuada de professores em nível nacional deve ser vista pelos governos com zelo. Seus objetivos e princípios de formação a priori são relevantes para a Educação Matemática. Porém, como qualquer política pública, deve garantir que haja o suporte necessário para que as ações sejam desenvolvidas adequadamente nas escolas, com planejamento, recursos e tempo necessário.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:11:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15295
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 1436973306073949
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15295
identifier_str_mv 1436973306073949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15295/1/cchsa_ppgedu_me_Priscila_VC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28b2700eb6353f774dddceba92a6aa0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790717110026240