Identidade docente na educação infantil: marcas da formação e das experiências profissionais no contexto das instituições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luciana Pereira da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15448
Resumo: Esta pesquisa busca compreender o processo de construção da identidade docente de professoras de Educação Infantil bem como as possibilidades de reconstrução dessa identidade, visando entender como as mudanças políticas e sociais ocorridas na área têm afetado as representações sociais acerca da identidade do profissional professor. Para isso, traçamos como meta investigar quais representações sociais as professoras têm construído acerca da profissão docente e quais as possibilidades de reconstrução dessa identidade, além de buscar compreender o papel das políticas públicas, da formação inicial e das condições práticas de exercício da profissão nessas representações. O trabalho está inserido na defesa da Educação Infantil e na luta por sua valorização bem como de seus profissionais, justificativa essa que perpassa todo o trabalho. Como metodologia optamos pela abordagem qualitativa, com produção de materiais empíricos, coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com seis professoras e observação em sala de aula. Para tanto, norteamo-nos principalmente pelas concepções teóricas provindas da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, utilizando também como alicerce teórico as concepções oriundas da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Pudemos compreender que as professoras analisadas apresentam indícios de uma reconstrução da identidade docente, de uma representação da profissão como sacerdócio e caracterizada pelo gostar de crianças para uma profissão caracterizada pelos conhecimentos pedagógicos e pela intencionalidade do professor, porém, pudemos constatar que o ambiente prático de trabalho, no que diz respeito às exigências direcionadas ao professor juntamente com a desvalorização social dessa função, se apresentam como empecilhos para que essa nova representação possa ser assumida no cotidiano da profissão.
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spelling Lopes, Luciana Pereira da SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de2022-02-16T18:14:50Z2022-02-16T18:14:50Z2015-02-20http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154482771168539237504Esta pesquisa busca compreender o processo de construção da identidade docente de professoras de Educação Infantil bem como as possibilidades de reconstrução dessa identidade, visando entender como as mudanças políticas e sociais ocorridas na área têm afetado as representações sociais acerca da identidade do profissional professor. Para isso, traçamos como meta investigar quais representações sociais as professoras têm construído acerca da profissão docente e quais as possibilidades de reconstrução dessa identidade, além de buscar compreender o papel das políticas públicas, da formação inicial e das condições práticas de exercício da profissão nessas representações. O trabalho está inserido na defesa da Educação Infantil e na luta por sua valorização bem como de seus profissionais, justificativa essa que perpassa todo o trabalho. Como metodologia optamos pela abordagem qualitativa, com produção de materiais empíricos, coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com seis professoras e observação em sala de aula. Para tanto, norteamo-nos principalmente pelas concepções teóricas provindas da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, utilizando também como alicerce teórico as concepções oriundas da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Pudemos compreender que as professoras analisadas apresentam indícios de uma reconstrução da identidade docente, de uma representação da profissão como sacerdócio e caracterizada pelo gostar de crianças para uma profissão caracterizada pelos conhecimentos pedagógicos e pela intencionalidade do professor, porém, pudemos constatar que o ambiente prático de trabalho, no que diz respeito às exigências direcionadas ao professor juntamente com a desvalorização social dessa função, se apresentam como empecilhos para que essa nova representação possa ser assumida no cotidiano da profissão.This research aims to understand the teacher identity construction process of the Early Childhood Education teachers and the possibilities of reconstruction of that identity, in order to understand the way the political and social changes in the area have affected the social representations of teacher s professional identity. To reach that goal, we established the target of investigating which social representations the Early Childhood Education teachers have built on the teaching profession and what are the possibilities of reconstruction of this identity, and we also seek to understand the role of public policies, the basic training and the practical conditions of that profession in these representations. The work is inserted into the defense of Early Childhood Education and the struggle for the social valorization of its status as well as its professionals that is the justification that runs through all this work. The methodology we chose is based on the qualitative approach, producing empirical materials, data collection through semi-structured interviews and classroom observation. Therefore, we were mainly guided by the theoretical concepts of the Theory of Social Representations by Serge Moscovici, also using as theoretical basis the concepts derived from the historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy. We could understand that the teachers we have approached show some evidences of a reconstruction of the teacher identity, from a representation of the profession as priesthood and characterized by enjoying children to a profession characterized by pedagogical knowledge and the teacher's intention in the teachinglearning process, however, we found that the practical environment work, with regard to the requirements directed to the teacher along with the social devaluation of this function, are presented as an impediment to this new representation, so it cannot be assumed in the job routine.porPUC-Campinasidentidade docenteprofissionalidade docenteeducação infantilrepresentações sociaisteacher identityprofessionalismearly childhood educationsocial representationsIdentidade docente na educação infantil: marcas da formação e das experiências profissionais no contexto das instituiçõesTeacher identity in Early Childhood Education: marks of the initial formation and professional experiences in the context of the institutionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4704506667255915Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daOmetto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento52774556447613151692856848772294CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Luciana_PSL.pdfcchsa_ppgedu_me_Luciana_PSL.pdfapplication/pdf472630http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15448/1/cchsa_ppgedu_me_Luciana_PSL.pdfc369f002a23773dbd31e5461310245baMD51123456789/154482022-10-27 11:55:03.395oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T13:55:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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