Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15353 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas entrevistas com o propósito de conhecermos a visão de pesquisadores que possuem publicações ou pesquisas relacionadas ao tema. Trata-se de um estudo que está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa, e reuniu um estudo bibliográfico sobre o tema e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretendeu-se, com as entrevistas, obter base para discutir as atividades docentes frente às tecnologias de informação e comunicação, tendo como objetivo identificar a necessidade de que os cursos de formação de professores devem propiciar um espaço de trabalho, de reflexão e de orientação aos futuros docentes com vistas à inserção das tecnologias de informação e comunicação na Educação, dentro de uma perspectiva de revalorizar e ressignificar a atividade docente, considerando o papel do professor como presença imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem. |
id |
PCAM_10e9b8886fb6644a274908de4d73acb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15353 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
França, Acácio SilveiraPontifícia Universidade Católica de CampinasAraujo, Elizabeth Adorno de2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2008-02-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153532758447463170880Esta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas entrevistas com o propósito de conhecermos a visão de pesquisadores que possuem publicações ou pesquisas relacionadas ao tema. Trata-se de um estudo que está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa, e reuniu um estudo bibliográfico sobre o tema e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretendeu-se, com as entrevistas, obter base para discutir as atividades docentes frente às tecnologias de informação e comunicação, tendo como objetivo identificar a necessidade de que os cursos de formação de professores devem propiciar um espaço de trabalho, de reflexão e de orientação aos futuros docentes com vistas à inserção das tecnologias de informação e comunicação na Educação, dentro de uma perspectiva de revalorizar e ressignificar a atividade docente, considerando o papel do professor como presença imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem.The purpose of the present research is to make a critical analysis of the educator s role considering the use of information and communication technologies in the current educational context. Interviews were carried out so as to support this study and to understand the vision of researchers who have published several papers or done researches on the theme. It is, in fact, part of the line of research University, Docency and Teachers development of the Post-Graduate Program Stricto Sensu in Education of PUC-Campinas. The methodology applied follows a qualitative approach and encompasses a vast bibliography on the topic and semi-structured interviews. Our objective with the interviews was to obtain a basis for the discussion of activities concerning the Educator s role before information and communication technologies, seeking to identify the need that teachers development courses have for providing opportunities for work, reflection and orientation to future educators envisaging the insertion of information and communication technologies in Education, within a tendency to revalue and give a new meaning to the docent s work viewing the educator as an essential figure in the learning and teaching process.porPUC-Campinasdocênciaformação de professoresglobalizaçãoinovaçãotecnologiadocencyteacher s developmentglobalizationinnovationtechnologyRessignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicaçãoReconceptualizing docency in face of information and communication technologiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4905266424159579Pachane, Graziela GiustiMiskulin, Rosana Giaretta Sguerra40497051541510624038761576121322CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Acacio_SF.pdfcchsa_ppgedu_me_Acacio_SF.pdfapplication/pdf776469http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15353/1/cchsa_ppgedu_me_Acacio_SF.pdfe2bb3e41680dd1566cac472e84f361aeMD51123456789/153532022-09-02 11:36:24.992oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Reconceptualizing docency in face of information and communication technologies |
title |
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação |
spellingShingle |
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação França, Acácio Silveira docência formação de professores globalização inovação tecnologia docency teacher s development globalization innovation technology |
title_short |
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação |
title_full |
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação |
title_fullStr |
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação |
title_sort |
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação |
author |
França, Acácio Silveira |
author_facet |
França, Acácio Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Acácio Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Elizabeth Adorno de |
contributor_str_mv |
Araujo, Elizabeth Adorno de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
docência formação de professores globalização inovação tecnologia docency teacher s development globalization innovation technology |
topic |
docência formação de professores globalização inovação tecnologia docency teacher s development globalization innovation technology |
description |
Esta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas entrevistas com o propósito de conhecermos a visão de pesquisadores que possuem publicações ou pesquisas relacionadas ao tema. Trata-se de um estudo que está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa, e reuniu um estudo bibliográfico sobre o tema e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretendeu-se, com as entrevistas, obter base para discutir as atividades docentes frente às tecnologias de informação e comunicação, tendo como objetivo identificar a necessidade de que os cursos de formação de professores devem propiciar um espaço de trabalho, de reflexão e de orientação aos futuros docentes com vistas à inserção das tecnologias de informação e comunicação na Educação, dentro de uma perspectiva de revalorizar e ressignificar a atividade docente, considerando o papel do professor como presença imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15353 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
2758447463170880 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15353 |
identifier_str_mv |
2758447463170880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15353/1/cchsa_ppgedu_me_Acacio_SF.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2bb3e41680dd1566cac472e84f361ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790731583520768 |